Tendências de Gestão Empresarial: como inovar e manter competitividade? | SISPRO
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Tendências de Gestão Empresarial: como inovar e manter competitividade?

Na atualidade, uma das principais exigências da gestão empresarial de qualidade é a implementação de inovações que aumentem a diversidade de oportunidades exploradas pelo negócio e a competitividade dos produtos e serviços oferecidos.

Que tal conhecer agora quais são as 5 principais tendências que sua empresa precisa acompanhar ao longo dos próximos anos para garantir competitividade e se manter em um lugar de destaque no mercado?

1. Incorporação da experiência digital

A digitalização da gestão empresarial é uma realidade inescapável. Essa tendência irá permanecer no futuro próximo, levando as empresas a integrarem os processos online e offline no intuito de acompanhar as rápidas transformações do mercado.

Desde a definição das estratégias macro chegando até o relacionamento com o cliente final, todas as etapas do negócio deverão contar com plataformas e ferramentas que permitam o máximo aproveitamento de recursos, tanto materiais quanto imateriais.

De fato, uma das áreas da gestão empresarial mais influenciadas pelo digital tem sido a gestão de pessoas, com quebra de paradigmas importantes.

2. Gestão de pessoas informatizada

Acompanhando a tendência da digitalização dos processos, a gestão de pessoas vem sendo otimizada graças à aplicação de ferramentas que permitem às empresas utilizar métricas e dados exatos para corroborar ou refutar as estratégias e ações relacionadas à força de trabalho.

Trata-se de uma mudança substancial na forma como os recursos humanos são coordenados, uma vez que costumavam ser informações subjetivas, baseadas em relacionamento, que tradicionalmente orientavam as decisões relativas às pessoas dentro das empresas.

Esse posicionamento agrega valor ao negócio e consolida o conhecimento e expertise não somente em matéria de gestão de pessoas, mas em relação aos processos administrativos como um todo.

Exemplo disso é a integração de tarefas no ambiente virtual, permitindo a realização de serviços e operações de maneira remota, fora do ambiente corporativo.

3. Migração de tarefas para a nuvem

A gestão mobile é uma forte tendência, ancorada no desenvolvimento da tecnologia especializada em softwares e outras ferramentas de gestão, permitindo a versatilidade e a rapidez na realização das tarefas sem, contudo, perder em qualidade.

Pelo contrário: os processos ficam mais eficientes e se aproximam da realidade, o que viabiliza avaliar as rotinas e implementar os feedbacks necessários de forma mais assertiva.

Além disso, a automatização empodera as empresas para a execução de estratégias baseadas na personalização de produtos e serviços, com foco cada vez mais na experiência flutuante dos clientes.

4. Produtos e serviços personalizados

O ciclo de conquistar, atender e manter clientes também está sendo fortemente impactado pelo digital, sobretudo no sentido de promover a personalização das experiências de consumo.

Os clientes também estão conectados e querem ter a solução de seus problemas na palma da mão, ou seja, serviços rápidos, descomplicados, sob medida para as suas necessidades e desejos, os quais podem ser identificados de maneira mais apurada graças às novas estratégias e ferramentas do marketing digital.

A tendência à personalização de produtos e serviços alarga a estrada rumo a novos modelos de negócio, exigindo da gestão empresarial a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado e manter competitividade.

5. Modelos híbridos de negócio

A inovação e a manutenção da competitividade podem levar as empresas a descobrirem novas formas de relacionamento com fornecedores e, também, com a concorrência.

Paralelamente ao comportamento disruptivo, que abre campo para atuação e antecipa tendências de mercado, deve-se observar, nos próximos anos, o surgimento de modelos de negócio baseados no compartilhamento de processos entre concorrentes, de modo a fortalecer os negócios e conquistar o mercado.

Toda essa transformação só será possível graças à automatização customizada dos processos, que oferece múltiplas plataformas para integrar pessoas e recursos em torno do crescimento das empresas.

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