Saiba como tornar a gestão de pessoas eficiente. | SISPRO
9428
post-template-default,single,single-post,postid-9428,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Saiba como tornar a gestão de pessoas eficiente.

Gestão de Facilities

Sua empresa pode ter os melhores processos do mercado, firmar parcerias vantajosas com fornecedores e contar com uma infraestrutura de produção de ponta, mas nada disso se traduzirá em resultados positivos se as lideranças não forem capazes de exercer uma boa gestão de pessoas.

A verdade é que lidar com profissionais diferentes é sempre uma tarefa desafiadora, que inclui desde a própria liderança e uma boa dose de sensibilidade até procedimentos extremamente claros no percurso. Para ajudá-lo a comandar sua equipe rumo ao sucesso, listamos aqui algumas dicas essenciais para uma excelente gestão de pessoas. Confira!

Conheça sua equipe

Uma boa equipe de trabalho é sustentada pela diversidade de talentos e especialidades. Assim, tanto as habilidades técnicas de cada profissional como suas características pessoais devem ser levadas em conta no momento da formação do time e na hora de delegar tarefas.

Procurar conhecer a equipe também é uma ótima maneira de fazer com que todos o conheçam e tenham confiança na sua liderança, abrindo assim um canal de comunicação saudável entre líder e colaboradores.

Dê autonomia

Se cada mínima decisão a ser tomada precisa passar pela chefia, alguma coisa está errada. A centralização excessiva do comando prejudica a fluidez dos trabalhos, aumenta a burocracia, sobrecarrega a própria liderança e ainda limita o potencial dos membros da equipe.

Por isso, delegue tarefas e dê autonomia para que eles próprios consigam solucionar problemas do dia a dia e propor novas soluções de maneira ágil e efetiva.

Alivie seus colaboradores

O potencial dos seus colaboradores pode estar soterrado em meio a uma série de atividades burocráticas — como o preenchimento de relatórios repetitivos ou a alimentação de planilhas e mais planilhas de dados financeiros. Para liberar os profissionais a fim de que contribuam com o que têm de melhor em tarefas estratégicas da empresa, pense em automatizar procedimentos!

Uma boa alternativa pode ser o uso de um sistema ERP, que dá conta de processos complexos (contábeis e fiscais, por exemplo) de forma totalmente automatizada, aumentando a produtividade no trabalho.

Entre as soluções automáticas do sistema ERP, estão a emissão de notas fiscais eletrônicas em um processo realizado de maneira integrada com a Secretaria de Fazenda do seu estado; a melhoria dos processos de contratação e demissão de um colaborador — além de uma melhor organização da folha de pagamento de acordo com a distribuição de cargos e funções da sua empresa.

Acompanhe os resultados

Você deu um espaço para seus colaboradores atuarem? Ótimo! Mas isso não significa que você deixará de exigir resultados. Lembre-se de que esse ato deve ser precedido do estabelecimento de metas concretas (individuais ou coletivas), que possam ser constantemente acompanhadas.

No decorrer das atividades, monitore os números e dê feedbacks de acompanhamento para seus liderados. Dessa forma, eles saberão diretamente do líder o que estão acertando ou em que pontos podem melhorar.

Esse processo também pode ser melhorado com o uso do ERP: o software pode recolher os dados referentes à atuação de cada colaborador ou de equipes de trabalho e apresentar se de fato eles estão entregando os resultados esperados.

O diferencial do uso do ERP é que ele centraliza diferentes informações, que vão desde as horas trabalhadas, passando por números de ausências até as vendas fechadas, por exemplo. Assim, você consegue ver a atuação de cada empregado de maneira global e, portanto, justa.

Seja presente

Foi-se o tempo em que o chefe era aquele que ficava atrás da mesa, exigindo relatórios e dando ordens. Atualmente, uma boa gestão de pessoas exige uma liderança presente e dinâmica, que acompanhe o dia a dia da equipe, conheça as dificuldades que cada profissional encontra durante o expediente e ajude a encontrar soluções, propor mudanças e até colocar a mão na massa, impulsionando o trabalho rotineiro que a equipe precisa realizar.

A presença constante do líder cria empatia entre os colaboradores, fortalece as relações de confiança e ajuda a conhecer de forma mais assertiva cada profissional.

Gostou das nossas dicas para melhorar a gestão de pessoas? Então que tal compartilhar este post com seus colegas de trabalho, amigos e até com seu líder imediato?