Software empresarial: compreenda a importância da mobilidade | SISPRO
9137
post-template-default,single,single-post,postid-9137,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Software empresarial: compreenda a importância da mobilidade

software empresarial

Uma das estratégias de negócios mais consolidadas no mercado é o uso do software empresarial como central de inteligência organizacional. Ali estão contidas todas as informações vitais para uma gestão de excelência, baseada em dados e fatos comprováveis.

Com a evolução das tecnologias da informação e da comunicação, essa central de inteligência vem ganhando maior flexibilidade nas empresas. Hoje, já é possível acessar os dados armazenados no seu sistema de gestão empresarial a partir de smartphones e tablets, configurando uma nova forma de atuação: a mobilidade corporativa.

Mas qual a importância de se ter um software empresarial mobile e como selecionar um sistema realmente eficiente? Para descobrir, acompanhe nosso post!

Por que optar por um software empresarial mobile?

Com os negócios cada dia mais descentralizados, é vital manter sua equipe integrada de alguma forma, atualizada em tempo real com informações relevantes para a condução das atividades. A adoção de um software empresarial mobile facilita essa integração, evitando que os dados da empresa sejam compartimentados e distribuídos em e-mails, pen drives, CDs e outros dispositivos que podem ser facilmente corrompidos ou perdidos.

A integração não se dá apenas entre pessoas, mas também entre sistemas e aplicativos, o que facilita a coleta e a análise de dados. Uma empresa que possui um aplicativo mobile destinado aos clientes pode fazer a conexão entre aplicativo e sistema de gestão, transformando cada um em uma fonte de informações para o outro.

Nesse cenário, as informações são sincronizadas em tempo real e a empresa ganha capacidade de análise e tomada de decisão em poucos minutos, evitando a perda de bons negócios por pura lentidão nas atualizações e na geração de relatórios analíticos. Parece bom, não acha?

O que fazer antes de implantar essa solução?

Antes de optar por um software empresarial mobile, é preciso verificar se ele está realmente preparado para atender às necessidades da empresa. Nesse sentido, o primeiro item a ser verificado diz respeito às funcionalidades do sistema: elas correspondem a seus processos de negócio?

Em seguida, é preciso checar como é a interface do sistema no dispositivo mobile e no desktop. O ideal é que a plataforma seja responsiva, facilitando a navegação entre menus em qualquer tamanho de tela e adequando as funcionalidades para que o usuário não tenha dificuldades para resgatar ou inserir qualquer tipo de informação.

Alguns fornecedores optam por desenvolver aplicativos para ambientes operacionais em vez de sites responsivos, o que pode ser uma boa forma de colocar todo o seu time para trabalhar em conjunto. Só não se esqueça de verificar se todos os usuários trabalham com o mesmo ambiente operacional — Android, iOS ou Windows, entre outros.

Por que investir em um suporte de qualidade?

Para sua empresa ter sucesso nessa empreitada, assegure-se de que terá acesso a um suporte de qualidade e de que seus funcionários serão treinados para usar todo o potencial da ferramenta. Isso garante a agilização dos processos e o aumento da produtividade — que, afinal, são os objetivos principais de se investir em um recurso de otimização, seja qual for sua natureza.

Por último (mas nem por isso menos importante), não se esqueça: o correto acompanhamento do fornecedor da solução durante a fase de implementação trará maior segurança, podendo evitar futuros problemas.

A mobilidade já faz parte do universo corporativo e só tende a se fortalecer com a inserção de outras tecnologias no mercado — como a Internet das Coisas (IoT), por exemplo. Quanto mais cedo você aderir a essa tendência, mais facilmente se adaptará às futuras inovações! E então? Vai ficar de fora? O que está esperando para investir em um software empresarial?

E se quer ficar por dentro dessas futuras inovações e muito mais, siga nossos perfis nas redes sociais!