Em 2021, a Portaria nº 671 do MTP regulamentou o uso de aparelhos eletrônicos para o registro de ponto. Agora, além do regulador convencional, é possível usar uma solução que funciona totalmente na nuvem para registrar a jornada dos trabalhadores.
A medida demonstra o quanto a transformação digital revolucionou o modo como as empresas gerenciam as suas operações em um período em que é crescente a atuação remota e híbrida nas empresas. Assim, o ponto mobile serve para regulamentar o período de trabalho, especialmente daqueles que trabalham de casa.
Pensando nisso, hoje vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o ponto mobile, desde a caracterização dessa solução até as principais vantagens para a sua empresa. Siga a leitura e descubra como usar essa tecnologia a seu favor!
O que é e como funciona o ponto mobile?
É uma tecnologia que permite que os trabalhadores marquem o ponto por meio de dispositivos como celulares, tablets e computadores. Essa medida facilita a gestão do ponto eletrônico, já que os administradores podem fazer o controle das marcações de qualquer lugar e a qualquer hora.
Assim, desde que conectados à internet, seja por WiFi ou 3G, tanto os colaboradores quanto os gestores conseguem registrar e administrar as jornadas de trabalho de maneira prática, acessível e integrada.
4 funcionalidades do ponto mobile que otimizam a sua rotina
A facilidade que o ponto mobile traz para o dia a dia do seu negócio amplia a segurança e também, eleva a conexão entre as informações que a sua equipe de gestão precisa. Com esse modelo de registro, você conta com:
- Marcação de ponto remota
Os seus colaboradores podem registrar as suas jornadas de trabalho de qualquer lugar, com a segurança garantida pela criptografia e a praticidade da nuvem.
- Relatórios automatizados
Você consegue gerar relatórios completos sobre o banco de horas, as horas extras, as faltas e os atrasos de forma automática, o que reduz o trabalho manual e mitiga a chance de erros.
- Proteção de dados avançada
Tenha recursos como geolocalização, biometria facial ou digital e criptografia avançada a favor da eliminação das chances de fraude e da garantia da proteção das informações.
- Alertas personalizados
Podem ser programados lembretes automáticos que ajudam a evitar os esquecimentos na marcação do ponto, o que colabora para a precisão do registro das horas dos funcionários.
O ponto mobile e a conformidade com a Lei
Como tratamos no começo deste post, o ponto mobile está em total conformidade com a legislação brasileira, desde o seu funcionamento siga a Portaria nº 671/2021 do Ministério do Trabalho. Logo, os requisitos da Portaria que você precisa se atentar são:
- Integridade dos registros – os dados precisam ser armazenados de forma segura e inviolável.
- Acessibilidade – todas as informações devem necessariamente estar disponíveis para a consulta dos empregadores e dos colaboradores.
- Auditoria – o sistema deve ser auditável, ou seja, permitir a completa fiscalização dos órgãos competentes.
Com esses cuidados, o ponto mobile se torna uma alternativa confiável tanto para a administração da jornada horária quanto para o controle de ponto por exceção, uma vez que é uma solução prática e alinhada à regulamentação trabalhista.
É caro implementar o ponto mobile?
Ao contrário do que muitos imaginam, o ponto mobile é uma solução acessível. Quando comparado aos sistemas tradicionais, como os relógios de ponto biométricos ou mecânicos, o ponto mobile apresenta:
- Baixo custo inicial – não exige a compra de equipamentos físicos caros e tampouco o suporte presencial de alto custo.
- Manutenção simplificada – as atualizações do sistema e o suporte para o usuário são realizados de forma remota.
- Modelo escalável – é ideal para acompanhar o crescimento da sua empresa e a distribuição da equipe em diferentes sedes e localidades.
Logo, além de ser econômico, o ponto mobile amplia a eficiência da gestão de pessoas, o que faz da implantação do ponto eletrônico um dos pilares para que a administração estabeleça uma base sólida para desenvolvimento da cultura organizacional.
As 4 principais vantagens que você garante com o ponto mobile
A modernização traz inúmeros benefícios para a rotina da sua empresa e, especificamente com o ponto mobile, você estará investindo na otimização da sua gestão de pessoas graças às seguintes vantagens:
- O seu RH fica mais estratégico
A automação dos registros e a geração automática de relatórios, como cálculos manuais e ajustes de informações, permite que a equipe de RH foque em atividades de maior complexidade para o crescimento da sua empresa.
- A redução de custos é garantida
O ponto mobile elimina a necessidade de manutenção de equipamentos como relógios de ponto físicos, reduz os custos com papel e diminui os erros que geram retrabalho – tudo isso se traduz em economias para o seu orçamento.
- O acesso aos dados é em tempo real
Com dados acessíveis a qualquer hora, o RH toma decisões baseadas em análises precisas e atualizadas, identificando com facilidade quais são as demandas que carecem de atenção quanto à produtividade dos colaboradores.
- A sua equipe fica mais engajada
Graças ao sistema que pode ser acessado de qualquer lugar e que envia alertas de lembrete, os colaboradores têm maior adesão ao registro do ponto. Isso significa que as jornadas de trabalho estarão bem documentadas e atualizadas.
Implemente o ponto mobile com o SISPRO Gestão de Pessoas!
O ponto mobile é uma solução tecnológica que moderniza o controle de ponto e garante à sua empresa benefícios como economia, segurança e praticidade.
Com ele, você simplifica a sua gestão de pessoas e cria um ambiente de trabalho alinhado às novas demandas do mercado, visto que cresce o número de pessoas que trabalham de forma híbrida.
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