SPED Contábil - novas exigências operacionais - SISPRO
5620
post-template-default,single,single-post,postid-5620,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

SPED Contábil – novas exigências operacionais

O Sped contábil, através do seu PVA – Programa Validador e Assinador, tem gerado a necessidade de alguns ajustes operacionais no sistema de Contabilidade Sispro.

Uma das alterações necessárias é na rotina de encerramento de exercício.
A legislação atual exige que no final de exercício as contas de resultado sejam zeradas através de lançamentos..
Até hoje o sistema Sispro de Contabilidade realiza o zeramento automático da conta de maneira geral sem gerar os lançamentos para cada centro de custo, pois este controle é gerencial. Como no balancete de abertura do ano os valores de todas as contas de resultado e seus centros de custo são iniciados como saldo zero, este procedimento sempre foi correto e aceito inclusive nos arquivos que foram enviados por clientes para atender a exigências da IN SRF 86.

No entanto, hoje, o Sped traz a necessidade de informar os valores por conta e centro de custo inclusive nos saldos.
Este detalhe torna necessário que os lançamentos de zeramento sejam registrados individualmente em cada centro de custo para termos os saldos zerados no enceramento por conta e centro de custo.

Para atender esta demanda será liberanda uma nova funcionalidade de encerramento de exercício que vai gerar o lançamento de zeramento por centro de custo em contas que utilizam centro de custo. Esta liberação deve ocorrer no final de Dez/2008.