Conheça os principais indicadores para departamento jurídico - SISPRO
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Conheça os indicadores de desempenho mais utilizados nos departamentos jurídicos e como eles afetam seus resultados

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Você sabe o que são os indicadores para departamento jurídico? Uma pesquisa realizada pelo Fórum de Departamentos Jurídicos (FDJUR), que foi realizada no ano de 2017, revela que os indicadores que mais despontaram no desempenho foram o controle do número de processos e o orçamento do departamento. 

Os indicadores de desempenho do departamento jurídico são informações fundamentais que servem para medir o desempenho de produção e analisar aspectos que não estão tendo resultados satisfatórios. 

Com os indicadores do departamento jurídico em alta, as empresas estão mais aptas a controlarem seus investimentos em processos, para que eles continuem sem sair do controle e, também, a entender os impactos que os indicadores causam no restante da organização, não somente no departamento jurídico, pois todas as áreas se relacionam e contribuem para o sucesso do negócio. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo o texto abaixo!

O que são indicadores de desempenho?

Resumidamente, os indicadores são instrumentos fundamentais para medir o bom desempenho das organizações. A partir dos resultados obtidos com eles é possível conduzir a empresa em direção aos objetivos já definidos e fazer a comparação com resultados anteriores

Baseado no resultado desses indicadores, é possível medir qualquer atividade que resulte em números ou valores, o objetivo aqui é descobrir quais são os indicadores de desempenho que mais importam para a sua empresa, para que não ocorra uma perda de tempo desnecessária e, consequentemente, um retrabalho para a equipe do departamento designado. 

Por que ter indicadores de desempenho na área jurídica é importante?

Os indicadores para departamento jurídico são a chave para o bom desempenho de uma medida que é utilizada para determinar como as metas de uma empresa estão sendo atendidas. Esses indicadores não são apenas fundamentais para monitorar o desempenho econômico da empresa, eles também auxiliam na melhora da moral dos funcionários, na satisfação de cada um dos clientes, entre outros objetivos importantes para o bom desenvolvimento e sucesso de uma organização

Existem diversas razões pelas quais os indicadores de desempenho, principalmente nos departamentos jurídicos, são imprescindíveis. Algumas delas são:

– Medir objetivos e metas;

– Fornecer informações e feedback;

– Proporcionar aprendizado;

– Fazer a organização prosperar.

Mas ainda existem os indicadores que são mais utilizados pelas empresas e abaixo vamos te apresentar quais são eles. Confira!

Quais os indicadores para departamento jurídico mais utilizados e por que você também deve adotá-los?

Não se pode encher o departamento jurídico de indicadores focados na questão dos contratos que não terão utilidade nenhuma para sua empresa. 

Aqui o objetivo é identificar quais os indicadores que fazem sentido para o dia a dia do departamento jurídico da sua empresa e, assim, permitam que o setor estabeleça suas prioridades, tome decisões baseadas nos dados obtidos nos resultados dos indicadores, além de rastrear as origens de resultados e desvios. 

Para auxiliar o departamento jurídico da sua empresa, resolvemos enumerar abaixo os principais indicadores utilizados por profissionais dessa área e porque a sua equipe também deve adotá-lo. 

1 – Custo e efetividade de custo:

Para este indicador a utilização de uma solução tecnológica é importante, pois desta forma torna-se mais fácil a coleta e a avaliação dos relatórios mais detalhados da sua organização e, ainda, é adaptado a todas as necessidades da empresa. 

Indicadores que valem a pena serem considerados: Custo total dos serviços internos e externos, gasto com porcentagem da receita, advogados internos versus receita, custo por advogado, entre outros. 

2 – Processo, eficiência de processo e produtividade:

Esse indicador é importante para saber se os processos estão atendendo as expectativas de forma consistente. 

Neste quesito, alguns dos indicadores que precisam ser considerados são: porcentagem de problemas solucionados com sucesso, processos judiciais processados versus receita, conformidade com prazos, entre outros. 

3 – Ciclo de tempo:

Ter pontualidade na prestação de serviços é imprescindível, por isso detectar os avanços no desempenho desse quesito permite que o problema seja sanado de maneira mais ágil e rápida.

Neste quesito, alguns dos pontos a serem considerados são: tempo para contestação legal, tempo até o julgamento, entre outros. 

4 – Satisfação do cliente:

Esse ponto pode ser determinado através de pesquisas de satisfação com os clientes, sejam elas onlines e presenciais. 

Aqui, alguns pontos que precisam ser levados em consideração são: nível de satisfação, número de reclamações e o motivo das reclamações. 

Como os indicadores afetam seu departamento e sua empresa? E como a tecnologia pode ser uma aliada no desempenho do seu departamento jurídico?

Os indicadores podem afetar o departamento jurídico da sua empresa de duas formas: boa ou ruim. Certamente as definições de positivo e negativo dependem dos resultados de todos os indicadores. Porém, os indicadores servem justamente para caso ocorra um problema, este possa ser solucionado da melhor forma. 

A maioria dos problemas que ocorrem na área jurídica de uma empresa são fáceis de serem previstos pelos profissionais com antecedência e, por consequência, acabam não acontecendo.

Mas como esses problemas podem ficar mais fáceis de serem previstos? Com o auxílio da tecnologia, as partes mais burocráticas designadas para a área jurídica das organizações podem ser facilmente realizadas e a SISPRO pode ajudar a sua empresa em relação a esse assunto. 

A solução SISPRO Gestão de Contratos vai ajudar a sua empresa a gerir todos os contratos jurídicos! SISPRO Gestão de Contratos é uma plataforma que se adapta a todas as áreas de uma organização, principalmente do setor jurídico.

Essa é uma solução completa de serviços e consultoria, que assegura que todos os contratos com cláusulas pré-estabelecidas com clientes e fornecedores sejam devidamente respeitados.  

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