Atualmente, a gestão de contratos se destaca como um dos pilares mais importantes para assegurar o sucesso das organizações, visto que é pela boa estruturação da administração contratual que se estabelecem empresas com relações comerciais sólidas.
Nesse panorama, implementar práticas eficazes de compliance de contratos é o que livra as organizações de multas e promove a integridade das negociações.
Isso porque, em cenário empresarial cada vez mais complexo, manter a conformidade legal e regulatória nos contratos torna-se um pré-requisito cada vez mais indispensável para garantir a segurança dos negócios.
Pensando nessa realidade, hoje vamos apresentar tudo o que você precisa saber para garantir o compliance nos seus acordos empresariais com estratégias práticas e eficientes. Siga a leitura e confira!
O que é compliance de contratos?
Compliance vem da expressão em inglês to comply, cuja melhor tradução é conformidade. Assim, o compliance é a política que estabelece cláusulas claras e concisas para evitar penalidades e proteger as partes interessadas na relação contratual.
Portanto, desde a fase de negociação até a execução e o encerramento, o compliance busca assegurar que os acordos firmados estejam alinhados às legislações vigentes e aos padrões éticos estabelecidos pela empresa.
Vale ressaltar que a importância dessa prática vai além da obediência às leis, já que vista a robustez dos sistemas de gestão de contratos atuais, a política de conformidade previne fraudes e ações antiéticas, livrando o seu negócio de riscos legais e financeiros.
Sendo assim, essa política de conformidade diz respeito a todas as práticas que protegem você e a sua empresa de eventuais riscos a que as organizações podem estar expostas quando firmam uma relação contratual.
3 razões para você adotar o compliance na sua gestão
Implementar uma política de compliance nos contratos oferece uma série de benefícios que vão além da conformidade legal. Por isso, elencamos os principais benefícios para você investir nesta política:
- Redução de riscos legais
A precisão da conformidade nos contratos ajuda a sua empresa a evitar penalidades, multas e litígios decorrentes de não conformidade com as regulamentações vigentes e a minimizar os riscos de disputas contratuais.
- Fortalecimento da reputação corporativa
Pela política de compliance, você demonstra compromisso com a integridade dos acordos, o que colabora para o sucesso da renovação contratual, já que esta será uma postura vista como mais segura e confiável pelos parceiros de negócios.
- Aumento da transparência
As práticas de compliance garantem que todas as partes envolvidas estejam cientes das suas obrigações e das suas responsabilidades, o que promove uma negociação clara, justa e benéfica a ambos os interessados.
5 dicas para você melhorar a sua governança contratual com o compliance
Agora que entendemos a importância da prática do compliance, vamos explorar as 5 melhores estratégias para você garantir a conformidade e a integridade nas suas operações:
- Realizar a análise pré-contratual
Quando você precisar escolher parceiros comerciais, verifique o compromisso dessas partes com as práticas éticas e analise os possíveis riscos legais deste acordo para prevenir fraudes e mitigar riscos.
Logo, antes de firmar qualquer contrato, é essencial realizar uma diligência prévia para avaliar o histórico de fornecedores, parceiros e clientes nas suas relações comerciais.
- Criar políticas internas de compliance
Defina e documente políticas claras que guiem a elaboração e a execução de contratos na sua empresa, desde a previsão de multas até o que prevê o rompimento contratual.
Tais políticas devem incluir padrões éticos, regras de conformidade legal e todos os procedimentos para garantir o cumprimento das cláusulas contratuais e proteger o seu negócio.
- Treinar a equipe
O compliance só é eficaz quando a equipe está bem treinada e informada sobre as suas responsabilidades, equipada de tudo o que precisa para assegurar análises precisas e eficientes dos documentos.
Então, ofereça capacitação contínua para que todos entendam a importância da conformidade e saibam como aplicar a due deligence nos contratos digitalizados a favor do cumprimento das políticas de conformidade.
- Monitorar a execução dos contratos
O compliance não termina na assinatura – é essencial monitorar a execução das cláusulas contratuais por meio de auditorias periódicas e pela manutenção de registros detalhados.
Somente assim, é possível identificar e corrigir desvios antes que se tornem problemas maiores e que resultem em litígios judiciais que possam implicar em perdas financeiras e em prejuízos à imagem da sua empresa.
- Usar a tecnologia a seu favor
Contar com um software de gerenciamento de contratos pode simplificar as tarefas de compliance na sua empresa, já que esta solução permite a centralização das informações.
Ferramentas como o SISPRO Gestão de Contratos possibilitam a realização de auditorias automáticas e o acompanhamento em tempo real da execução das cláusulas contratuais, o que assegura a conformidade e a segurança jurídica.
O guia completo para ter segurança na sua gestão de contratos digitais!
O compliance de contratos é uma imprescindível para proteger o negócio de riscos e fortalecer a sua posição no mercado como uma organização que preza pela transparência.
A partir dessa realidade, preparamos um guia completo para ajudar você a garantir a segurança da sua gestão digital e transformar a operação da sua empresa com eficiência e segurança!
No atual ambiente corporativo, onde a esmagadora maioria das empresas competitivas nos seus setores utilizam contratos eletrônicos, é essencial que você saiba fazer a gestão digital desses documentos.
Quer saber mais sobre como simplificar a administração e garantir a conformidade dos seus contratos? Confira o guia completo que preparamos para você.