Ir para o conteúdo
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Downloads
    • Portal
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Downloads
    • Portal
  • Produtos
    • Sispro ERP CLOUD
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão Patrimonial
    • Gestão de Contratos
    • Gestão Contábil
    • Gestão Fiscal
  • Conteúdo
    • Blog
    • Conteúdos exclusivos
  • Quem somos
  • Clientes
  • LGPD
    • O que é LGPD?
    • Produtos Sispro LGPD
      • Gestão Fiscal | LGPD
      • Gestão de pessoas | LGPD
    • Portal da Privacidade
  • Produtos
    • Sispro ERP CLOUD
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão Patrimonial
    • Gestão de Contratos
    • Gestão Contábil
    • Gestão Fiscal
  • Conteúdo
    • Blog
    • Conteúdos exclusivos
  • Quem somos
  • Clientes
  • LGPD
    • O que é LGPD?
    • Produtos Sispro LGPD
      • Gestão Fiscal | LGPD
      • Gestão de pessoas | LGPD
    • Portal da Privacidade
Solicite contato comercial
  • Artigos, Blog, Gestão de Contratos

5 erros na gestão de contratos que estão te custando mais do que deveria

  • 24/03/2025
  • 13:42
  • por Contato

Um estudo denominado OTRS Spotlight: IT Service Management de 2023, apontou que dentre as empresas brasileiras que automatizam processos operacionais, apenas 41% utilizam a automação em tarefas administrativas como a gestão de contratos. 

Tal dado simboliza uma lacuna de mercado no que diz respeito à administração contratual, uma vez que a gestão de contratos é um setor estratégico para as empresas e a eficiência nessa área se traduz na prevenção de atrasos, multas e riscos legais.

Pensando nisso, hoje vamos tratar dos principais erros que atrapalham o êxito na administração de contratos e como você pode evitar essas armadilhas, a fim de garantir mais segurança para os documentos e proteger a credibilidade do seu negócio. 

Quer entender quais são os deslizes mais comuns quando o assunto é a gestão de contratos e como a sua empresa faz para evitá-los? Siga a leitura e confira!

Os 5 principais erros que prejudicam a gestão de contratos

A dificuldade em gerenciar documentos se repete em muitas rotinas empresariais, assim, após atendermos a centenas de empresas com o SISPRO Gestão de Contratos, mapeamos os erros mais comuns que prejudicam administrações por todo o Brasil: 

1. Falta de controle e rastreabilidade 

Sem uma visão centralizada dos seus contratos ativos, prazos e obrigações é quase impossível monitorar o ciclo de vida desses documentos, assim como proteger informações contratuais sigilosas e garantir o cumprimento do que foi acordado. 

Se essa é uma dificuldade na sua gestão, imagine o desafio de explicar a um novo colaborador o status de cada contrato em andamento.

A explicação para isso está na falta de controle dos contratos, que abre espaço para as falhas na execução do que foi combinado e para descumprimentos das obrigações, o que prejudica a produtividade e a reputação da sua empresa.

2. Descumprimento de prazos contratuais

Perder datas importantes, como vencimentos e renovações, é recorrente na administração contratual ineficiente. O grande problema é que esta postura tem impacto negativo no seu orçamento e na confiança que parceiros comerciais têm na sua empresa.

Assim, falhar na data de execução do acordado pode resultar em descrédito à sua imagem no mercado e em multas que lesam o seu caixa. Paralelo a isso, sem atenção aos  prazos, a empresa corre o risco de uma renovação contratual automática e desvantajosa.

3. Falhas na formalização dos contratos

Quando os contratos são assinados de forma incompleta, sem que sejam estipuladas cláusulas essenciais de quebra ou rescisão, a segurança jurídica da sua empresa é comprometida. 

Esse cenário é comum nas organizações que fazem a troca de documentos físicos ou digitais sem certificação, já que essas vias de firmar acordos aumentam o risco de fraudes e tornam a formalização mais frágil diante de contestações legais.

4. Não conhecer dados críticos

Se os documentos ficam dispersos em pastas digitais feitas manualmente ou em plataformas de automação básica, a busca por palavras-chave não é possível, já que os sistemas menos refinados dificilmente escaneiam o conteúdo do documento. 

Diante dessa situação, sem o acesso rápido às informações é elevado o risco de extravio de documentos e, além disso, a equipe fica com poucas possibilidades de consultar históricos para a geração de relatórios sobre a eficiência de determinado acordo.

O resultado desse déficit no controle dos dados dos contratos, como popularizado no estudo da Deloitte, é o impacto de, em média, 8,6% da receita total da sua empresa.

5. Falta de compliance e auditoria regular

Sem a revisão periódica dos contratos, como assegurar que há conformidade legal nos acordos? Especialmente, em um contexto onde novas normativas são divulgadas todos os anos?

É normal que com o tempo, algumas cláusulas se tornem incompatíveis com a legislação vigente e até mesmo com os objetivos da sua empresa. 

Sendo assim, sem auditorias regulares, o risco de conflito com a jurisprudência aumenta, o que coloca o seu negócio em situação de vulnerabilidade jurídica e, consequentemente, financeira.

5 meios para evitar esses erros na sua gestão de contratos

Felizmente, com o uso de tecnologia e boas práticas, é possível minimizar as falhas citadas e tornar a sua administração contratual muito mais eficiente e segura. Para isso, os melhores meios são:

1. Adote um sistema gestão com rastreabilidade

Plataformas especializadas permitem o acompanhamento completo do ciclo de vida dos contratos, desde a elaboração até a assinatura e a renovação. Assim, você garante  visibilidade e controle completos sobre as suas obrigações contratuais.

2. Automatize alertas de prazos

Na gestão de contratos automatizada, você pode configurar alertas para saber com antecedência vencimentos, reajustes e datas críticas, mitigando as chances de quebra de contrato por má execução do acordado. 

3. Utilize assinatura digital

A adoção de assinaturas digitais certificadas pela ICP-Brasil, como o Carimbo do Tempo e o AR Digital, garante validade legal aos contratos digitais e acelera a formalização de acordos, já que elimina a necessidade de impressões e deslocamentos.

4. Centralize e digitalize os contratos

Manter todos os contratos em um único ambiente é a melhor via para ter controle sobre os dados críticos. Assim, em soluções criptografadas, a digitalização do contrato facilita o acesso, a busca e a garantia da segurança das informações. 

5. Realize auditorias periódicas 

Defina um cronograma de auditorias para revisar cláusulas e identificar eventuais riscos, a fim de garantir a conformidade legal dos contratos. Lembre-se que tal prática reforça a segurança jurídica dos documentos e a proteção das finanças da sua empresa.

Gestão de Contratos: leve a sua empresa ao próximo nível!

Evitar erros no controle contratual é a chave para proteger a reputação da sua empresa e garantir segurança jurídica para os seus documentos. 

Com o apoio da tecnologia certa e a adoção de boas práticas, você pode transformar a administração de contratos em um diferencial estratégico, reduzindo riscos comerciais e potencializando os seus resultados.

Quer saber como levar essa transformação para o seu negócio? Baixe agora o e-book “Segurança na gestão de contratos digital: guia completo“ e descubra como modernizar a sua gestão de forma simples e eficiente!

Contato
Contato

Veja mais

O que é um ERP Cloud e por que ele é essencial para a eficiência da sua empresa

4 de novembro de 2025

Atualmente, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil é o 10º país no mundo que mais investe na digitalização empresarial. Tal dado demonstra

Leia mais

Folha de Pagamento digital: benefícios de automatizar DP e RH na sua empresa

3 de novembro de 2025

A Folha de Pagamento não automatizada é um dos maiores gargalos na gestão de pessoas, que faz com que a organização gaste tempo com processos burocráticos e deixe

Leia mais

ERP integrado: como reduzir retrabalhos e acelerar fechamentos contábeis 

27 de outubro de 2025

Os fechamentos contábeis são importantes para a saúde financeira e para a conformidade da empresa com a Lei. Por isso, devemos considerar que, para planejar investimentos com segurança,

Leia mais

Inventário automatizado: por que abandonar o controle manual de ativos agora mesmo

15 de outubro de 2025

O inventário automatizado de ativos é o que garante previsibilidade e segurança nas operações empresariais, uma vez que é por meio do controle dos bens em poder da

Leia mais

Gestão de contratos digitais: como reduzir riscos jurídicos e ganhar agilidade

6 de outubro de 2025

Você sabia que, segundo um relatório produzido pela Deloitte em 2025, as empresas na América Latina perdem mais de 140 milhões de dólares em razão da administração ineficiente

Leia mais

Relatório de Transparência e Igualdade  Salarial – 2º Semestre de 2025

30 de setembro de 2025

A SISPRO nasceu há mais de cinco décadas para simplificar processos de gestão com tecnologia. Mas acreditamos que inovar não significa apenas criar softwares: é também evoluir na

Leia mais

Acompanhe as tendências de mercado

Preencha o formulário abaixo e receba as atualizações do momento

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Produtos

  • SISPRO ERP CLOUD
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Patrimonial
  • Gestão de Contratos
  • Gestão Contábil
  • Gestão Fiscal
  • SISPRO ERP CLOUD
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Patrimonial
  • Gestão de Contratos
  • Gestão Contábil
  • Gestão Fiscal

Conteúdo

  • Blog
  • Conteúdo exclusivo
  • Blog
  • Conteúdo exclusivo

Institucional

  • Quem somos
  • Clientes
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Portal
    • Downloads
  • Quem somos
  • Clientes
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Portal
    • Downloads

LGPD

  • O que é LGPD?
  • Gestão de pessoas – LGPD
  • Gestão Fiscal – LGPD
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Portal da privacidade
  • O que é LGPD?
  • Gestão de pessoas – LGPD
  • Gestão Fiscal – LGPD
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Portal da privacidade

Fale com a Sispro

  • Vendas pelo telefone

0800 541 3300

  • Vendas pelo WhatsApp

51 98455 3300

SISPRO S/A - Serviços e Tecnologia da Informação © 2022. Todos os direitos reservados.