No mundo empresarial, a importância dos contratos se deve especialmente pelo caráter preventivo do instrumento, uma vez que é graças ao documento contratual que a relação comercial é resguardada do ponto de vista jurídico.
Nessa ótica, quando acontece a quebra de contrato, são somente as cláusulas que foram elaboradas na construção do material que podem proteger as partes em situações onde o vínculo é rompido antes do tempo previsto.
Contudo, ainda que o resguardo jurídico esteja supostamente assegurado no registro, a ruptura configura uma situação delicada e muitas vezes inevitável no contexto corporativo.
Sendo assim, compreender o que configura uma quebra, é essencial para minimizar os impactos negativos.
Então, continue neste blog post e veja os tipos de quebra de contrato e suas implicações legais, além de saber como lidar e prevenir futuras ocorrências! Nesta leitura rápida, você vai esclarecer as suas dúvidas sobre rompimento contratual!
O que configura uma quebra de contrato?
Apesar de parecer uma pergunta básica, é essencial que retomemos o que uma quebra de contrato pressupõe por literalidade. De maneira objetiva, tal ação é configurada quando das partes envolvidas não cumpre as obrigações estabelecidas no acordo.
As obrigações, direitos e prazos para que cada entrega seja cumprida são pontos estipulados desde o início da formulação do contrato. À exceção de casos de minutas desatualizadas, as partes, portanto, assinam a relação comercial já cientes de tudo o que devem esperar do vínculo.
Logo, o não cumprimento do que foi estipulado pode envolver a falha em entregar um produto, o atraso de um serviço, a não realização de pagamentos nos prazos acordados ou qualquer outra violação dos termos contratuais: tudo isso leva à quebra.
Veja os 3 tipos de quebra de contrato e as implicações legais
Vale ressaltar que implicações legais variam conforme o tipo de quebra e os termos específicos do contrato, podendo incluir multas, compensações financeiras ou rescisão do contrato. Assim, os 3 tipos principais de quebra são:
- Quebra material
Se configura à medida que uma parte não cumpre uma obrigação fundamental do contrato, afetando a base do acordo. Por exemplo: a não entrega de um produto essencial no prazo estabelecido.
- Quebra imaterial
É quando acontece um acúmulo de falhas menores que, isoladamente, não afetariam de maneira significativa o cumprimento do contrato. Contudo, quando os erros persistem, o acordo é lesado. Por exemplo: atrasos na entrega de produtos.
- Quebra antecipada
Sempre que uma das partes reanalisa o contrato e entende que não conseguirá cumprir com as suas obrigações, informando antecipadamente a incapacidade e buscando um acordo, chamamos de quebra antecipada.
Os impactos da quebra de contrato para a sua empresa
Primeiramente, uma quebra de contrato pode resultar em perdas financeiras significativas, como despesas adicionais para encontrar fornecedores alternativos e, ainda, a perda de receitas previstas.
Além disso, do ponto de vista operacional, todo o trâmite de interrupção do vínculo pode causar interrupções na produção e atrasos em projetos, prejudicando, inclusive, a entrega da empresa para outros clientes.
Somado a esse cenário, a reputação da empresa pode ser gravemente afetada, minando a confiança de clientes e fornecedores para negócios futuros.
Por isso, a gestão de contratos desatualizada deve ser evitada, uma vez que é a revisão periódica dos acordos que permite que situações de quebra sejam antevistas e prevenidas.
O que você deve fazer após uma quebra de contrato?
Cada caso de quebra tem as suas especificidades, podendo, dessa forma, variar o que deve ser feito. Contudo, consideramos aqui ações que se repetem em todos os casos e que você deve preservar:
- Avaliação da situação
Analise detalhadamente o que levou à quebra do contrato, identificando os pontos de falha e suas consequências. Além disso, considere se foram situações materiais ou imateriais que levaram o acordo à falência.
- Documentação
Registre todos os detalhes do incidente, incluindo correspondências, notificações e qualquer outra documentação relevante. Isso é importante para as negociações e em caso de ações legais.
- Notificação formal
Envie uma notificação oficial à parte que não cumpriu com as suas obrigações contratuais, descrevendo a quebra e suas consequências, conforme estipulado na assinatura do contrato.
- Negociação
Tente negociar uma solução amigável, seja através de compensações, ajustes nos prazos ou acordos que possam minimizar os danos. Caso tal via não funcione, procure por amparo jurídico e busque as indenizações previstas.
3 medidas para a prevenção de futuras quebras de contrato
- Revisão dos termos contratuais
Aprimore os termos contratuais para garantir que estejam claros e completos, abordando as possíveis áreas de conflito. Ainda, inclua cláusulas de rescisão claras e estipule penalidades para quebras.
- Adoção de políticas internas
Desenvolva e implemente políticas que garantam o cumprimento dos contratos, como processos de verificação de conformidade e auditorias de contratos regulares.
- Treinamento de colaboradores
Capacite a sua equipe para que compreendam a importância de manter atualizadas as informações sobre os contratos e também, que saibam como gerenciar as obrigações que cada documento estipula.
Mitigue as chances de quebra e garanta o sucesso da sua renovação de contratos!
Se a quebra de contrato prejudica a sua empresa financeira e moralmente, a continuidade dos negócios reafirma para o mercado, o seu compromisso e confiabilidade no estabelecimento de acordos.
Por isso, nós da SISPRO, que orgulhosamente desenvolvemos uma solução que gerencia mais de 100MIL contratos por todo o Brasil, temos um presente para você!
Desenvolvemos um guia completo sobre sucesso na renovação contratual, com dicas especiais para proteger os seus documentos e minimizar a quebra e o cancelamento de contratos. Baixe o material agora mesmo!