Quer trocar de ERP? Como escolher o ideal para o seu negócio
28648
post-template-default,single,single-post,postid-28648,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Quer trocar de ERP? Conte com uma solução robusta, que atenda às necessidades do seu negócio

trocar-de-erp

Considerando a praticidade que o ERP agrega à rotina das empresas, é comum que uma vez escolhido o seu sistema de gestão as organizações tenham uma certa resistência em trocá-lo. 

As razões para isso são variadas, mas dentre elas destacam-se fatos como a equipe já estar habituada a navegar pela plataforma em uso, o custo de substituição e implantação da nova solução e, ainda, o medo de que depois de mobilizar os colaboradores e os recursos da empresa, o próximo ERP não atenda as expectativas. 

Diante dessa realidade, no blog post de hoje vamos auxiliar você que ainda tem dúvidas sobre quando é a hora de trocar de ERP, abordando os principais pontos que devem ser considerados para realizar essa troca com segurança.

Siga a leitura e confira!

Quando é a hora de trocar de ERP? 

Considerando que essa decisão afeta diretamente o desempenho dos processos internos de uma empresa, é fundamental que seja realizada a partir de um bom embasamento, uma vez que é somente assim que é garantida que a substituição trará mais eficiência para a rotina do negócio.

 Assim, para identificar o momento certo de fazer a troca, existem 3 situações que são bastantes frequentes quando um sistema já não está mais atendendo as necessidades da empresa:

  • Aumento na demanda:

À medida que a sua empresa cresce, a demanda por uma gestão consistente, capaz de acompanhar esse crescimento, também aumenta. Portanto, se o seu ERP atual não fornece a escalabilidade de que o seu negócio precisa para se desenvolver com segurança, é a hora de considerar uma mudança.

 

  • Integração incompleta:

Quando falamos em software, pensamos na eficiência dos negócios e, por isso, não podemos abrir mão da integração entre distintos sistemas utilizados pela empresa. 

Logo,  se o seu ERP atual não proporciona uma integração completa, isso pode resultar em lacunas de comunicação e dados equivocados para tomadas de decisão. Então, há aí mais uma situação que reforça um cenário de substituição. 

  • Características da empresa:

É importante considerar quais são os módulos que a sua empresa precisa no momento atual. Isso se deve ao fato de que nem todos os ERP’s são personalizáveis e permitem que a empresa escolha quais módulos vai ou não incluir na solução

Por isso, se você percebe que o seu negócio demanda uma solução que possa montar para deixar alinhada às suas necessidades, substitua uma solução que não proporciona isso. 

O que considerar na hora de escolher um novo ERP? 

Na busca por um novo ERP, é crucial considerar fatores que garantem que a transição seja realmente benéfica para sua empresa. Logo, antes da implantação do sistema, é importante analisar os seguintes pontos: 

  • Tecnologia:

Avalie se a tecnologia por trás do ERP é moderna e escalável, uma vez que é isso que assegura que o sistema poderá evoluir junto com as demandas futuras do seu negócio.

  • Usabilidade:

A interface do usuário deve ser intuitiva e de fácil navegação, nada de sistemas codificados ou complicados de localizar as funções. 

Esse ponto merece muita atenção, já que uma curva de aprendizado longa para que a equipe se aproprie do sistema pode resultar em resistência dos colaboradores e, ainda, prejudicar o andamento dos processos da empresa. 

  • Integrações:

Certifique-se de que o novo ERP pode integrar-se facilmente com outras ferramentas e softwares que a sua empresa já utiliza; isso é o que verdadeiramente otimiza o andamento das atividades.

  • Atualizações do sistema:

Verifique como as atualizações do sistema são gerenciadas. Contratando um sistema que recebe atualizações periódicas você viabiliza que a sua empresa esteja sempre equipada com boas funcionalidades e que tenha segurança nas suas transações. 

Por que investir em um sistema ERP completo?

Investir em um sistema ERP completo é mais do que uma necessidade, trata-se de uma estratégia inteligente para o crescimento seguro e sustentável do seu negócio. Nessa ótica, um ERP completo oferece gestão integrada, eficiência operacional e visão holística para todas as atividades desempenhadas pela sua equipe. 

Contextualizando, você centraliza processos de modo a facilitar a supervisão de atividades; automatiza tarefas, impulsionando a eficiência e, também, proporciona para a equipe gestora uma visão integrada das operações em andamento, de modo a potencializar o planejamento estratégico do seu negócio. 

Conheça o SISPRO ERP Cloud 

O SISPRO ERP Cloud é a ferramenta ideal para uma gestão completa e integrada de todos os processos da sua empresa. Elimine retrabalhos, tenha precisão de informações e garanta mobilidade para a sua gestão, acessando dados importantes de onde quer que você esteja. 

Conheça na íntegra o ERP que atende mais de 2.000 empresas espalhadas de Norte a Sul do Brasil!