Tecnologia fiscal: como transformar a área fiscal da empresa? - SISPRO
23586
post-template-default,single,single-post,postid-23586,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Tecnologia fiscal: como transformar a área fiscal da empresa?

Tecnologia fiscal ERP cloud sispro transformação fiscal

A tecnologia fiscal já faz parte do dia a dia das organizações. Entre os países que mais gastam tempo na resolução de burocracias fiscais, o Brasil realmente deixa a desejar nesta área. As organizações brasileiras gastam, em média, 1958 horas por ano na realização de atividades ligadas ao setor fiscal, como: o imposto de renda e às contribuições de previdência social. 

Essa logística fiscal conturbada impacta na hora de fazer novos negócios no Brasil. Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, a busca pela otimização desses processos burocráticos tem gerado resultados satisfatórios. Não só dentro das empresas como em todos os setores da sociedade a tecnologia hoje se faz presente e, por alguns momentos, indispensável. 

Com o surgimento de ferramentas e soluções digitais, só foi possível causar a grande transformação no âmbito empresarial que vemos hoje por conta do avanço da tecnologia. E no setor fiscal hoje, o uso da tecnologia se tornou imprescindível quando se trata de digitalização fiscal.

Acompanhe a leitura até o final para saber mais sobre as vantagens de aderir o uso da tecnologia fiscal na sua empresa e também como fazer essa adaptação da melhor forma.

Cenário fiscal brasileiro nos dias de hoje

Além da legislação fiscal federal, hoje no Brasil existe um conjunto de normas e leis controlados pelos Estados e municípios. E essas leis e normas são complementadas e alteradas quase que diariamente. Essas mudanças constantes dificultam a jornada das organizações em direção a adequação de todas as exigências existentes na legislação. 

Uma pesquisa de meados de 2010 do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) diz que, 46 normas tributárias são editadas por dia útil no país. Já uma pesquisa do mesmo instituto no ano de 2019, confirma que esse número diminuiu para 31 normas diariamente alteradas. Essa realidade é muito prejudicial para a jornada fiscal das organizações, pois os colaboradores precisam estar a par de todas as alterações realizadas no dia e esse processo demanda uma logística bem grande, além de gerar altos custos. 

O não cumprimento das leis gera multa para as empresas, que por falta de uma quantidade boa de profissionais qualificados no assunto, saem perdendo. Isso acaba fazendo com que a tecnologia fiscal, utilizada através de soluções digitais, seja a principal aliada das organizações hoje em dia, pois elas investem alto em uma estrutura que consiga acompanhar as mudanças das leis. 

Como a tecnologia auxilia as empresas 

A tecnologia está nas grandes organizações, principalmente, para otimizar o tempo que antes era gasto com burocracia, e que hoje se torna imprescindível para compreender as atualizações fiscais de forma instantânea. 

Mas além disso a tecnologia fiscal pode auxiliar em alguns pontos específicos para que as empresas se mantenham regularizadas. Confira abaixo! 

1. Respeito aos prazos estipulados pela legislação

Um dos maiores desafios da área fiscal é o cumprimento dos prazos estipulados pela legislação. A confusão pode acontecer devido à alta demanda do setor em relação aos outros processos, como a emissão de Notas Fiscais e o pagamento de todos os tributos em dia. Com o auxílio da tecnologia, independentemente da situação, a empresa vai seguir com o recolhimento dos seus tributos e fazendo a entrega de todas as obrigações acessórias na data correta. 

2. Acompanhamento das mudanças na legislação

Cada alteração realizada na legislação precisa de um tempo para amadurecer na cabeça dos profissionais. Exigindo também mudanças no sistema interno da empresa afim de cumprir todas as leis e normas legais do setor, o que chamamos de Compliance. Uma mudança, por menor que for, pode alterar e muito os cálculos fiscais ao final do mês. 

3. Avanço da tecnologia fiscal

Quanto mais cedo as empresas adotarem o uso da tecnologia fiscal, mais rápido elas crescem. O uso das soluções empresariais também auxilia os profissionais da área em questão a aumentar sua produtividade, pois o tempo estará mais otimizado do que nunca, reduzindo chances de possíveis erros e também a redução de custos. 

E assim como as leis da área fiscal, a tecnologia nos surpreende a cada dia que passa e tudo indica que isso não irá mudar tão cedo. 

As novidades da área fiscal

Para você que atua na área fiscal de alguma organização, é importante que você esteja a par das iniciativas mais atuais do setor. É importante também que os profissionais tenham iniciativa para seguir se atualizando nas principais ferramentas que auxiliam na otimização do tempo da equipe e fazem com que o foco siga sendo o negócio. 

O armazenamento em nuvem já é uma realidade para boa parte das organizações e, visto que, o novo (porém nem tanto) modelo de trabalho remoto também se tornou parte do nosso dia a dia, soluções em nuvem tem facilitado muito a gestão da área fiscal, se tornando uma tendência.

A Inteligência Artificial também pode ser utilizada para otimizar o processamento e a análise dos dados, gerando também insights e outros tipos de análises, a partir disso, é possível acessar dados importantes e também colaborar para as melhores tomadas de decisão.

Conheça a Solução Fiscal da SISPRO! Uma ferramenta que te auxilia no processo de superação para os desafios ligados a area fiscal brasileira.

Esperamos que você tenha compreendido a importância de ter na sua retaguarda a solução certa para a area fiscal da sua empresa. E se você busca uma solução integrada de verdade, que automatiza sua área fiscal a Solução Fiscal da SISPRO é ideal para você alcançar os melhores resultados. Então, você está esperando o que? Solicite um orçamentoNosso time de especialistas te aguarda!