A eficiência na área financeira garante que as empresas tenham uma boa gestão dos seus recursos o que, consequentemente, faz com que tais organizações alcancem melhores resultados. Nessa ótica, o sistema de cobrança automatizado tem ganhado destaque nos últimos anos, uma vez que otimiza toda a jornada de comunicação entre negócio e cliente e, ainda, reduz os índices de inadimplência.
Diante dessa realidade, no blog post de hoje, vamos explorar os benefícios dessa ferramenta e orientar você quanto às melhores opções de investimento. Siga a leitura e confira!
O que é cobrança automatizada?
A cobrança automatizada é, como o próprio nome sugere, o processo que automatiza todas as ações burocráticas que são tradicionalmente realizadas pelo setor de cobranças, como, por exemplo, o envio de e-mails com boletos e faturas.
Assim, empresas que utilizam tal ferramenta para gerenciar e executar as atividades relacionadas à arrecadação de débitos otimizam as tarefas dos seus colaboradores e, também, garantem mais agilidade na comunicação com o cliente.
Nesse cenário, as cobranças automáticas incluem desde o envio de boletos até o acompanhamento de pagamentos e a identificação de inadimplências.
Sendo assim, uma vez que o processo de recebimento torna-se mais fluido, as expectativas de execução do planejamento orçamentário passam a ganhar mais solidez no dia a dia da empresa.
Quais os benefícios de um sistema de cobrança automatizado?
Em termos práticos, atendendo a centenas de empresas com as nossas soluções de cobrança automatizada, nós, do Grupo Sispro, percebemos 4 benefícios que se destacam para parceiros que passam a adotar a automação na área de arrecadação:
1. Eficiência e agilidade:
As equipes reduzem drasticamente o tempo antes gasto em tarefas manuais, realizando cobranças de forma rápida e assertiva. Dessa maneira, os colaboradores ganham mais eficiência para cuidar de questões estratégicas visto que o que antes era burocrático, passa a ser agilizado pela tecnologia.
2. Redução da inadimplência:
A automação permite um acompanhamento mais preciso dos envios, evitando atrasos e permitindo rastreabilidade de data e hora em que as faturas são entregues e abertas. Assim, diminui a incidência de não pagamentos por alegação de “não recebimento” do boleto.
3. Planejamento orçamentário:
Cobranças de sucesso lançam luzes para a realidade financeira da empresa, o que impacta diretamente na qualidade do planejamento para a alocação de recursos ou cortes de gastos.
4. Personalização:
Sistemas modernos possibilitam a personalização de mensagens, incluindo dados variáveis e a diversificação de abordagens, sendo ainda possível a realização de testes A/B quanto a quais mensagens têm mais engajamento.
Desse modo, é fortalecido o relacionamento com o cliente.
Como escolher um sistema de automação de cobranças?
- Avalie as necessidades: entenda os processos internos da sua empresa e escolha um sistema que atenda às suas necessidades específicas.
- Facilidade de uso: opte por soluções intuitivas, que facilitem a implementação e a utilização por diferentes membros da equipe.
- Integração: certifique-se de que o sistema escolhido seja compatível e integrável com outros setores e sistemas já utilizados na empresa.
- Suporte técnico: escolha uma solução assinada por uma empresa que ofereça suporte técnico eficiente, garantindo assistência em caso de problemas ou dúvidas.
- Custo-benefício: avalie não apenas o custo inicial, mas também os benefícios a longo prazo que o sistema pode proporcionar.
Para auxiliar você nessa decisão, preparamos um e-book completo e gratuito com tudo o que você precisa saber sobre as transformações que a cobrança automatizada gera para o dia a dia das empresas. Clique aqui e baixe o material exclusivo agora mesmo!
Como a SISPRO pode ajudar a sua empresa a reduzir a inadimplência?
Somados mais de 50 anos de atuação no desenvolvimento de softwares e soluções inteligentes para otimizar o dia a dia das empresas, a SISPRO oferece sistemas de ponta para garantir o sucesso da cobrança automatizada de negócios espalhados por todo o Brasil.
Nos últimos 5 anos, via solução WeSend, uma plataforma completa para o envio de documentos como boletos e faturas por diferentes canais de comunicação, foram enviados mais de 200 milhões de documentos. Diante deste número, já recebemos centenas de feedbacks sobre como a inadimplência reduziu após o ganho de eficiência no processo de arrecadação.
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Por entendermos que investir em um sistema de cobrança automatizado não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que buscam eficiência e resultados positivos, garantimos a integração do WeSend ao ERP da Sispro!
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