O mercado de lojas virtuais tem crescido constantemente e com isso traz novas oportunidades para o varejo, ampliando o setor e abrindo novos horizontes. Com o mercado digital, as empresas ficam mais globalizadas, possibilitando um comércio sem barreiras.
Devido a isso, a segurança de dados passou a ser um fator ainda mais importante, se não determinante, por conta da facilidade de acesso do mundo todo às lojas. Essa globalização e proximidade, apesar de ser boa para o aumento das vendas, acaba gerando a necessidade de maiores cuidados.
Com o aumento no número de lojas virtuais, é preciso se destacar dos demais demonstrando uma imagem de confiança e credibilidade para o consumidor final. Ainda hoje um dos principais fatores dos consumidores não comprarem online é o receio de ter seu cartão clonado ou dados roubados.
Existem dois principais serviços de segurança – o certificado SSL e a gestão de vulnerabilidades. O certificado SSL criptografa os dados de cartão de crédito ou mesmo dos formulários de contato. Isso quer dizer que o certificado transforma essa informação em código, para que mesmo que uma pessoa mal intencionada consiga acesso às informações não consiga fazer a leitura delas. Além disso, os e-commerces que fazem transações online necessariamente precisam desse tipo de proteção.
O segundo serviço de segurança conhecido como gestão de vulnerabilidades atua na proteção das informações da loja virtual. Ao contratar a gestão de vulnerabilidades, o dono da loja virtual conta com um scan (raio-x) do código do site que aponta quais as principais brechas de segurança presentes.
É importante entender que a segurança é uma proteção tanto para o dono do e-commerce quanto para o cliente final. A segurança de dados protege a loja virtual de ataques, alteração de informações do site e também do roubo de dados de clientes. Acima de tudo, a segurança de dados auxilia no aumento da credibilidade da loja, para que o consumidor sinta-se mais seguro no momento de realizar uma compra.
Para aumentar as vendas e passar ainda mais segurança para o consumidor final, as lojas online utilizam também os selos de segurança. O selo de segurança é uma das maneiras de mostrar ao e-consumidor que a loja é segura e que ele pode realizar suas compras sem receio.
Portanto, é importante que a segurança de dados seja uma prioridade do dono do e-commerce. Além de tranquilizá-lo, passa credibilidade e segurança para o consumidor, aumentando a conversão de vendas e a produtividade da sua loja. Esse fator é necessário para o crescimento e consolidação da credibilidade dos e-commerces.
Sua empresa investe em segurança de dados para e-commerce? Deixe seu comentário!
Por: Fernanda Quintero