Como desenvolver saúde mental no RH? Confira as dicas!
24223
post-template-default,single,single-post,postid-24223,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Saúde mental no RH: como desenvolver e como a tecnologia pode auxiliar esse processo para os profissionais da área

saude-mental-no-rh

Hoje em dia se fala bastante sobre saúde mental dentro das corporações e quase sempre a área de RH é a responsável por promover ações para melhorar o ambiente de trabalho. Mas se os profissionais da área de RH cuidam desses assuntos, quem promove a saúde mental no RH? 

Quem cuida para que eles não sejam influenciados por aquilo que escutam de outros colaboradores, seja bom ou ruim? Ou até mesmo com as frustrações de não conseguir ver um resultado no seu trabalho? Enfim, muitas são as perguntas que permeiam esse assunto, porém neste momento vamos dissertar sobre como desenvolver essa aptidão nos profissionais de RH e como a tecnologia pode auxiliar as empresas nessa questão. Leia o artigo completo abaixo!

A saúde mental dentro das empresas

A saúde mental dentro das organizações é bastante debatida. Uma pesquisa da startup Kenoby revelou que, o tema é prioridade para a maior parte das companhias do país, porém 71% não possuem ima área para tratar a saúde mental dos colaboradores

A pesquisa ouviu mais de 400 profissionais da área de RH de companhias de grande porte em vários Estados do Brasil e, mesmo mostrando que o assunto está nos objetivos organizacionais da maior parte das organizações, ainda existe uma falta de planejamento e, principalmente, de investimentos para criar soluções para esse problema. 

Mais de 70% dessas organizações não possuem uma equipe com profissionais qualificados para tratar a saúde mental e, cerca de 53% dessas empresas não sabem em quanto tempo esse problema será solucionado. Mesmo assim, a pesquisa ainda revelou que mais de 90% dos departamentos de Recursos Humanos ainda ignoram essa questão e fazem com que o problema se estenda. 

Saúde mental no RH

A área de Recursos Humanos tem como objetivo principal dentro das organizações assessorar os diretores no direcionamento das mais funcionais práticas de Gestão de Pessoas. Atuam também na minimização dos conflitos e para melhorar a comunicação interna das empresas e, consequentemente, aproximar os objetivos profissionais dos colaboradores com os objetivos da organização em que atuam. 

Para que sejam criadas as melhores ações de desenvolvimento dos funcionários é preciso que, juntamente com a liderança da empresa, o RH possa desenvolver uma atuação voltada para o cuidado com as pessoas que trabalham ali e, também, ajudar a promover relações profissionais mais humanas, maduras e assertivas. 

Porém, com o acúmulo de funções e de novos posicionamentos das organizações que consideram que eles são uma espécie de parceiros estratégicos e assim os profissionais de RH passa a ser mais exigidos perante suas responsabilidades, especializações profissionais e apresentação de resultados. Muitas vezes, o dever de auxiliar as organizações pode trazer como consequência a realização contrária das necessidades dos colaboradores. 

As diferenças entre os valores pessoais dos colaboradores de RH e os valores da empresa podem levar os profissionais a terem transtornos psíquicos, bem como desenvolver outros problemas mentais e de saúde. Assim como outros profissionais, os colaboradores que atuam no setor de RH têm suas angústias, dificuldades e dilemas internos e para mudar essa realidade é preciso que as empresas e seus Diretores abram os olhos para esse problema e procurem soluções eficazes, que serão trazidas por meio de profissionais qualificados. 

Tecnologia para a área de gestão de pessoas é com a SISPRO!

Na pandemia boa parte dos colaboradores ficaram frágeis e se não fosse a tecnologia, as estratégias da área de RH a distância ficaria sensibilizadas pela falta dela e inibiriam a tomada de decisão que une o planejamento à execução.

Nos momentos mais frágeis de uma organização é que os gestores precisam analisar com calma quais tecnologias irão realmente suprir as demandas diárias de toda corporação. Essa análise prévia evita investimentos desnecessários e permite encontrar aquilo que trará resultados, tanto para os negócios, quanto para os colaboradores. 

A solução SISPRO Gestão de Pessoas tem como objetivo otimizar os processos de gestão de pessoas com recursos flexíveis, suportando de maneira integrada e com grande facilidade de uso, todos os processos fundamentais da sua área de Recursos Humanos. 

Saiba mais sobre a nossa solução SISPRO Gestão de Pessoas clicando aqui, nossa equipe de atendimento estará a postos para lhe auxiliar nessa jornada!