Descubra como funciona o saneamento de bens patrimoniais
26308
post-template-default,single,single-post,postid-26308,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Como funciona o saneamento de bens patrimoniais?

saneamento de bens patrimoniais

Cuidar do patrimônio de uma empresa é uma tarefa complexa por exigir muita assertividade e atualização constante de dados. Tal fato se deve à importância das informações patrimoniais na hora de guiar o planejamento e a execução das atividades da organização. 

Por isso, nesse blog post vamos falar de uma etapa do inventário que garante mais qualidade para a governança patrimonial do seu negócio. 

Continue na leitura e entenda como funciona o saneamento de bens patrimoniais!

Inventário patrimonial e gestão do negócio

O inventário patrimonial consiste no levantamento de todos os bens do negócio. Nessa prática, é feito o registro detalhado de cada um dos ativos que a empresa possui, identificando: data de compra, vida útil, onde estão alocados e quem são os responsáveis por esse ativo.

A descrição de bens é essencial para orientar a gestão do negócio, porque é dessa listagem que se pode quantificar o valor da empresa e, assim, os gestores desenvolvem planos de expansão e desenvolvimento.

  • Além disso, o levantamento é um grande aliado para livrar o negócio de problemas com o Fisco. Um estudo da FGV mostrou que cerca de 90% das empresas brasileiras tem alguma irregularidade tributária. 

Pensando nisso preparamos um material completo para ajudar você a fazer a governança fiscal com mais eficiência e assertividade no seu negócio.

Como fazer um inventário patrimonial?

Para explicar o saneamento de bens, precisamos lembrar das etapas do inventário. Então, confira os 6 passos para realizar esse levantamento:

  • Análise e diagnóstico – inspeção da situação atual da empresa e detecção das demandas do negócio.
  • Execução do inventário – listagem de todos os bens da organização com catalogação a partir de etiquetas seriadas.
  • Levantamento e conciliação – padronização das descrições, exame de saldos com o balancete, averiguações da contabilização dos bens localizados e do seu funcionamento. Quando preciso, há reconstituição contábil.
  • Saneamento – esse passo é fundamental e leva o título do blog post, por isso, essa etapa será explicada na sequência. 
  • Inserção de normas e procedimentos – implantação e revisão das normas para a movimentação dos bens para que o controle não seja ameaçado.
  • Fechamento – elaboração de relatórios completos sobre os bens levantados e registro de imagens de cada item.

 

O que você precisa saber sobre o saneamento de bens:

Essa etapa do inventário é de extrema importância para que o relatório final não tenha erros sobre os bens da empresa. A razão disso é que no saneamento são detectadas as sobras. 

Existem dois tipos de sobras que podem gerar erros no fechamento patrimonial:

  • Sobra contábil: quando o bem é descrito no balanço contábil, mas não foi registrado no inventário
  • Sobra física: quando o bem consta no inventário, mas não tem registro formalizado em relatórios para fins contábeis

Quando a etapa de saneamento não é realizada adequadamente, são grandes as chances de o fechamento do inventário ser realizado com brechas que resultarão em problemas com a auditoria. 

Diante disso, o grande benefício dessa etapa está em resguardar o patrimônio da organização do ponto de vista fiscal. 

  • O momento para realizar o saneamento é após a etapa de conciliação, é a partir dessa fase que a equipe obtém dados precisos sobre o resultado da conciliação e consegue detectar as sobras contábeis nas planilhas. 

Governança patrimonial com mais praticidade e segurança

Há mais de 50 anos, a Sispro atua na entrega de soluções que otimizam a rotina corporativa e simplificam processos que eram tradicionalmente complexos, como a realização do inventário. 

Na ferramenta de gestão patrimonial, desenvolvemos um sistema eficiente para o controle completo de bens, mitigando perdas financeiras e livrando o seu negócio de problemas fiscais. 

Saiba mais hoje mesmo sobre como o sistema de controle patrimonial ajuda o seu negócio a crescer!