RH aliado a tecnologia: aprenda a ter mais resultados
23783
post-template-default,single,single-post,postid-23783,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

RH aliado a tecnologia: menos burocracia e mais resultados

RH aliado a tecnologia

Nos dias de hoje ter o setor de RH aliado a tecnologia é algo imprescindível para as organizações. Muitas vezes confundida com o setor de Departamento Pessoal, que é responsável por tarefas mais ligadas à administração de uma empresa, a área de RH é, em geral, responsável pelo recrutamento de pessoas, avaliações profissionais e pelo treinamento de pessoal. É este setor que nutri de profissionais qualificados todas as equipes de uma organização. 

O auxílio da tecnologia trouxe uma modernização que as empresas, sejam elas de qualquer porte, necessitavam. O setor de RH, em geral, via essa “nova Era” como uma substituição, algo que acarretasse demissões em massa, só que o que aconteceu foi realmente ao contrário. O uso de uma tecnologia eficiente tem como objetivo trazer estratégia e, principalmente, potencializar a eficiência de qualquer processo de gestão. 

É neste contexto que surge o RH 4.0, que é considerada uma revolução na qual processos mecânicos e burocráticos passaram a ser automatizados com o auxílio da tecnologia. Quando a área de Recursos Humanos já está seguindo o padrão tecnológico, chamamos de RH Tech e assim também chamamos as empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para serem incorporadas ao RH. 

Os benefícios de utilizar esse tipo de solução tecnológica são diversos, mas alguns deles são: automação, eficiência, redução de custos e outros, mas você pode conferir mais alguns desses benefícios nos próximos tópicos, leia o texto completo abaixo!

As vantagens de utilizar tecnologia no RH

A maior das vantagens de ter um RH estratégico pode ser justamente ter uma assertividade tão boa ao ponto de impactar diretamente nos custos da organização. Além dessa vantagem ainda temos: integração de informações, avaliação de desempenho da equipe, otimização de tempo, entre outras.

A atuação de um RH estratégico visa maximizar a eficiência dos processos internos de uma organização e isso, consequentemente, aumenta o nível de qualidade de produção. Por conta desses e outros fatores é que uma solução de RH tech é bem-vinda dentro das organizações, se as operações ainda fossem realizadas de forma manual, elas provavelmente não gerariam resultados tão positivos quanto com o uso de uma tecnologia eficaz. 

A solução SISPRO Gestão de Pessoas faz parte dessa série de tecnologias inovadoras aplicadas a área de RH. A solução funciona na nuvem e pode ser integrada a qualquer ERP do mercado, além de ter em sua plataforma diversos pontos essenciais para o dia a dia das áreas de RH e DP, como: Folha Web, aplicativo para os usuários, eSocial, marcação de ponto mobile e outras funcionalidades. 

Diferentes tecnologias para usar junto ao RH estratégico

Além de uma tecnologia de RH normal com funcionalidades que podem se misturar com as características da área de Departamento Pessoal, ainda existem outras tecnologias que tem como objetivo complementar a solução de Recursos Humanos. 

O sistema ERP, que nada mais é do que um sistema integrado de gestão empresarial, surge como uma das principais tecnologias que podem ser associadas ao RH estratégico. Justamente por ter o acesso a informações de outras áreas da empresa é um sistema que agrega e tem muito potencial para ajudar o RH de qualquer organização. 

Antes de mostrar algumas outras tecnologias que podem ser associadas a área em questão, vale ressaltar que todas essas ferramentas agregam uma série de benefícios à gestão de pessoas, como por exemplo, melhora o alinhamento na comunicação, melhora a performance da área e melhora o monitoramento dos resultados. Hoje em dia é quase impossível ter um RH excelente sem o auxílio de tecnologia, dados e inovação.

São eles alguns outros sistemas que fazem da área de RH cada vez mais estratégica: software de recrutamento e seleção, sistema de rotinas de DP, sistema de comunicação interna, uma área dedicada a carreira dos colaboradores, tecnologia de treinamento e desenvolvimento, entre outros. A cada dia que passa surgem outras tecnologias que com o tempo vão se agregando a área de RH e, consequentemente, transformam as organizações. 

RH x Tecnologia

Quem nunca escutou a seguinte frase: “as máquinas irão substituir o ser humano”?. No início da Era de avanço tecnológico, o principal medo dos trabalhadores de todo o tipo de organização era ser substituído por uma máquina que consegue fazer exatamente o mesmo trabalho e esse discurso também era replicado pela mídia. De fato, algumas áreas de trabalho sofreram com essa substituição, o que não é o caso da área de RH. 

O próprio nome já diz “Recursos Humanos”, máquinas são ótimas e a tecnologia é fascinante, mas quando se trata de pessoas, seres humanos, somente outro ser humano é capaz de entender o outro e saber se ele pode vir a agregar valor a uma empresa. E outra, um RH tech só funciona da melhor maneira possível se associado à atuação humana. É importante ter em mente que a tecnologia chegou para auxiliar, complementar o trabalho humano e não para substituir, trazendo diversos benefícios com o seu uso. 

Para finalizar, o mais importante é ressaltar que o funcionamento de um RH 4.0 aliado a tecnologia trás diversos benefícios a própria área e, consequentemente, para as empresas em si. Entre os benefícios valem ressaltar: a diminuição da burocracia, aumento na parte de produção, a otimização do tempo da equipe, a organização da área mais centralizada em um espaço só, diminuição dos custos, entre outros. 

E aí, ficou interessado pelo assunto? Quer saber mais sobre uma solução de RH inovadora? Clique aqui e conheça a solução SISPRO Gestão de Pessoas!