Principais tendências do Marketing Online para 2016

Já não é novidade que um bom Marketing Digital é considerado hoje essencial, não só para o crescimento, como também para a sobrevivência das empresas. Com a rápida evolução e a disseminação cada vez maior de novas tecnologias, fluxo de informação e engajamento digital, a necessidade de atualização e estabelecimento de novas estratégias online é realidade para as corporações, independentemente do seu tamanho ou segmento de mercado.

Em 2016, o investimento das empresas em Marketing Online aumentará cerca de 15%, de acordo com um estudo divulgado pela universidade norte-americana de Duke. O conteúdo continuará sendo a principal chave, porém os usuários exigirão uma experiência digital cada vez mais humana e personalizada. Em termos de estratégia, as empresas terão que saber usufruir das várias ferramentas disponíveis para formar um sistema eficiente e realmente integrado, que seja capaz de captar novos leads, aumentar as vendas e acelerar o crescimento.

As tendências e predições para este ano são muitas, mas acredito que algumas dicas merecem ser destacadas:

1 – Captação de leads qualificados

Já falei aqui que para ter um negócio de sucesso investindo em Marketing Digital é essencial gerar leads. E de preferência, muitos deles. O lead é a oportunidade que deve ser captada e cultivada para dar retornos efetivos. Portanto, não adianta apenas gerá-los, como também é preciso nutri-los e saber transformá-los em leads qualificados.

Para que isso aconteça, existem algumas práticas simples que aumentam a capacidade de prospecção de uma marca. No Marketing Digital, os principais leads são captados através de landings pages – páginas na internet em que as pessoas entram em contato com a empresa, realizam um cadastro e recebem informações sobre serviços ou produtos. Para que isso aconteça de maneira espontânea, o interessante é que as landings pagesofereçam materiais gratuitos e conteúdo para engajamento: um e-book, whitepaper ou até mesmo vídeos com ensinamentos e informações, por exemplo.

Depois disso, as empresas precisam ser capazes de transformar esse primeiro contato em um lead, ou seja, um potencial cliente. Por isso é necessário muito planejamento e alinhamento de estratégias digitais para garantir eficiência, produtividade e maior taxa de respostas. Para isso, fique atento nas próximas dicas.

2 – Geração de mais interesse na marca

A demanda pelo conteúdo de qualidade está crescendo. Produzir conteúdo que agregue valor à marca contribui para a construção de relacionamento com o público-alvo e traz bons resultados. As empresas que têm um blog, por exemplo, geram 67% mais oportunidades de venda mensais do que aquelas que não o fazem. O conteúdo não só ajuda as marcas com seu posicionamento digital como também geram confiança.

Em 2016, precisamos nos atentar para algumas tendências. O conteúdo visual, por exemplo, terá mais importância do que a otimização de palavras-chave. As imagens, infográficos e vídeos atraem o público e contribuem para que ele fique mais tempo navegando no seu site. Portanto, ao priorizar o conteúdo visual, você também estará ganhando o benefício de melhorar seu ranking de SEO.

Além disso, uma pesquisa recente mostra que, cerca de 75% dos consumidores se frustram com os sites quando descobrem que o conteúdo não tem nada a ver com os seus interesses. A estratégia tradicional de atingir a todos com um mesmo conteúdo já está ultrapassada. Incorporar a opção de personalização no seu serviço online é fundamental hoje.

3 – Investimento em publicidade online bem direcionada

Todos dizem que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Porém, em 2016 ainda vemos vários empresários que não se preocupam em fazer uma publicidade de sua marca de maneira expansiva e abrangente.

Quando falamos de ADS online estamos falando de divulgação de marca, anúncios, links patrocinados entre outros. Como estratégia de Marketing Digital, podemos destacar alguns tipos de publicidade, que estão com toda a força neste ano.

Os Guests Posts, por exemplo, são ótimas ferramentas para quem quer divulgar seus produtos e serviços de uma forma mais focada. Aliado ao marketing de conteúdo, é como se fosse um trabalho de assessoria de imprensa para a marca. A empresa paga por conteúdos que tenham o link do seu produto ou serviço e serão disponibilizados em grandes portais da web. Dessa forma, a marca ganha autoridade pela indicação e acaba fazendo uma ótima publicidade online através de bons conteúdos.

O Google Adwords é um serviço gratuito do Google para anunciar através da página de busca. Ele está sendo cada vez mais utilizado e costuma dar um bom retorno, já que o Google é a plataforma mais utilizada no mundo. Funciona basicamente como um classificado, onde o usuário faz a busca pelo termo de pesquisa que tem interesse e ele gera resultados baseados justamente nesses interesses. Além disso, também existe a opção de anunciar na rede de display e no Youtube.

Outro tipo de publicidade que vem ganhando cada dia mais força e promete ser quase que essencial neste ano para as marcas é o Facebook Ads.

Através de uma segmentação bem eficiente que o próprio Facebook faz com seus usuários, o anúncio da sua empresa aparece exatamente para potenciais clientes e para seu público-alvo. Como é a rede social hoje mais acessada em todo o mundo, os bons retornos gerados também são certos.

4 – Uso estratégico de redes sociais

Ter uma presença online em redes sociais já não é mais um diferencial. Nenhuma empresa se destaca por utilizar uma determinada rede social, mas sim por utilizá-la da maneira correta. As mídias sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. No Marketing Digital é necessário saber fazer o uso das ferramentas oferecidas pelas redes como o Facebook, Instagram, Twitter e Google+, de acordo com o caso e o segmento de cada empresa.

Neste ano é preciso que as empresas realmente entendam que possuir perfis em redes sociais que sejam simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida não vai surtir efeito. Em primeiro lugar é necessário criar um contato com os potenciais clientes para, só depois, introduzir de forma sutil a mensagem publicitária, através de uma linguagem natural, aberta e direta.

Além disso, usar apenas as redes mais convencionais e conhecidas hoje também já não é mais o suficiente. A cada dia que passa surgem diferentes mídias de interação social. O Snapchat, o Pinterest, Tumblr e Periscope são exemplos de redes que ainda não são muito utilizadas mas crescem a cada dia e prometem influenciar muito.

A ideia é estar sempre atento às novidades do mercado e saber pensar em uma estratégia diferente para cada rede social.

Sua empresa investe em marketing online? Deixe o seu comentário!

Por: Julia Sousa

Fonte: cio.com.br

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