PIX: O que é e como a SISPRO irá atendê-lo? | SISPRO
23711
post-template-default,single,single-post,postid-23711,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

PIX: O que é e como a SISPRO irá atendê-lo?

Anunciado pelo Banco Central, em novembro de 2020, o Pix é a mais nova forma de pagamento instantâneo do Brasil. Através do Pix, o dinheiro é transferido em poucos segundos e o melhor: não tem taxa de pagamento, além de poder fazer a operação a qualquer hora e em qualquer dia, incluindo finais de semana e feriados.

A operação funciona como uma transferência normal feita entre bancos, porém no Pix o usuário cria uma conta, que não precisa de intermediário e, utilizando seus dados bancários, leitura de QR Codes e/ou criando até quatro Chaves Pix, que podem ser o número do celular, CPF, entre outros. A partir daí o usuário, já em posse da Chave Pix ou outros dados que precisa para fazer a transferência de dinheiro, coloca as informações no campo destinado, assim consegue localizar o recebedor do dinheiro e concluir a transferência ou pagamento. As chaves ficam registradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), isso permite ao pagador confirmar a identidade do recebedor, possibilitando uma experiência mais fácil e segura.

Além disso as transações podem ser feitas entre todos os tipos de usuários: pessoa física, pessoa jurídica, empresas etc. Mas todos os usuários precisam ter conta corrente ou outros tipos de contas em instituições financeiras. Além de Instantaneidade, o Pix ainda possui outras vantagens, como: Praticidade, Layout da plataforma eficiente, Flexibilidade, Economia e outros.

Todas as informações acima fazem com que o Pix seja a mais nova ferramenta adotada pela sociedade brasileira para fazer pagamentos, já com cerca de 65 milhões de usuários cadastrados e, em janeiro de 2021, completou mais de 200 milhões de transações realizadas na plataforma.

Como o Sispro ERP Cloud atende o Pix?

A SISPRO, por meio do seu setor de Tecnologia, Inovação e Novos Produtos, está realizando estudos desde que o Pix foi lançado e com diferentes bancos e empresas de tecnologia do segmento financeiro para desenvolver soluções cada vez mais inovadoras.

O resultado desse trabalho, já na primeira atualização de 2021, que foi liberada no dia 18 de janeiro, foi disponibilizar a todos os nossos clientes, usuários da nossa solução Sispro ERP Cloud, as primeiras implementações relativas ao Pix e que serão observadas no módulo financeiro, seguem abaixo:

– Cadastro de Chaves PIX para fornecedores;

– Forma de pagamento para transferências PIX e PIX QR Code;

– Geração arquivo CNAB PIX;

– Consulta de contas a pagar PIX.

Os próximos passos para a adaptação de nossa solução ERP a esse novo método de pagamento serão:

– Adição das funcionalidades de Cobrança PIX;

– Adição de um Painel PIX onde será possível gerenciar os títulos PIX em uma única seção do módulo financeiro;

– Integração com novos layoutes bancários.

Quer saber mais? Acompanhe nosso Blog e, se tiver interesse, baixe nosso Infográfico PIX e também peça uma demonstração da nossa solução SISPRO ERP Cloud clicando aqui, nossa equipe comercial está pronta para atendê-lo da melhor forma possível!