O que você precisa saber sobre um sistema integrado de gestão
21322
post-template-default,single,single-post,postid-21322,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Sistema integrado de gestão: o que é e como pode mudar as entregas da sua empresa

sistema integrado de gestão

Você sabe o que é sistema integrado de gestão? Ter uma gestão cada vez mais eficiente e produtiva é o desejo de qualquer negócio, e não é à toa. Afinal, em um mercado tão competitivo, uma gestão otimizada é fundamental para ajudar o negócio a superar a concorrência e gerar muito mais resultados, gastando menos.

E uma das ferramentas que podem transformar a gestão de uma empresa, reduzindo custos e aumentando a lucratividade, são os sistemas integrados de gestão. Utilizados por empresas de todos os portes, esses sistemas ajudam o negócio a melhorar todos os seus processos internos, dando muito mais autonomia para o gestor.

Mas, afinal, o que é um sistema de gestão integrado? Se você tem essa dúvida e quer entender como esses sistemas podem auxiliar na gestão do seu negócio, continue lendo esse artigo.

O que é sistema integrado de gestão? 

O uso de tecnologia é quase obrigatório para empresas que querem aumentar sua eficiência, e disso você provavelmente já sabe. No entanto, algumas pessoas ainda acham que utilizar planilhas ou documentos guardados no computador é a melhor forma de usar a tecnologia a favor da gestão.

Um sistema integrado de gestão permite que o gerenciamento de uma determinada empresa melhore, a partir do controle de seus dados, colaboradores e áreas, com o acesso exclusivo a todas as informações desejadas em uma só plataforma. 

Mas essas pessoas que acreditam que planilhas e documentos são a melhor forma de gerenciar um negócio, elas não podiam estar mais erradas. Os sistemas integrados de gestão servem exatamente para facilitar a vida do gestor disponibilizando todas as informações que ele precisa para administrar os setores do negócio.

Também conhecido como SGI, os sistemas integrados disponibilizam em um único local informações e dados sobre todos os setores, incluindo indicadores de desempenho e a possibilidade de acompanhar todo o negócio em tempo real.

O objetivo desse sistema é otimizar os processos de trabalho de uma organização, dando suporte empírico para todas as tomadas de decisões dos gestores. Eles têm o papel de automatizar tarefas, fornecer informações que ajudem o gestor a reduzir custos, aumentar a eficiência da empresa, entre outros.

O que um sistema integrado de gestão resolve?

Esses tipos de sistema de gestão atuam de forma direta nas áreas operacionais das empresas. Agindo em diversos setores da organização, os processos passam a ser realizados com mais rapidez. 

A partir das atualizações realizadas em tempo real, o sistema integrado de gestão proporciona o acompanhamento com precisão de todas as atividades, para que o negócio se desenvolve da forma correta.

Ademais, a utilização desses tipos de sistemas, além de integrar dados de todos os setores de uma organização, resolve alguns pontos específicos dentro de qualquer tipo de negócio:

  • Amplia a produtividade dos setores;
  • Gera inovação nos processos;
  • Gera relatórios com estatísticas e indicadores sólidos; 
  • As tomadas de decisões passam a ser guiadas por dados precisos;
  • Causa melhora no clima organizacional.

Existem vários modelos de SGI, e um dos mais eficientes, principalmente para a gestão de empresas, são os sistemas integrados ERP, como você verá logo a seguir. 

Sistema integrado ERP 

Dentre os SGI, o mais famoso e utilizado pelos negócios certamente é o ERP (Enterprise Resource Planning). E não à toa, afinal, esses sistemas foram feitos para possibilitar uma gestão focada em resultados e planejamento.

O ERP permite que o gestor acompanhe todos os processos internos, desde a compra de suprimentos, até a produção e gestão de estoque. Tudo isso em um único sistema, sem precisar acessar diversas planilhas, e com dados atualizados automaticamente.

E as vantagens dos sistemas integrados ERP não param por aí. No próximo tópico, confira alguns dos pontos que tornam o ERP a melhor opção para a gestão da sua empresa. 

Quais as vantagens de utilizar os sistemas integrados ERP? 

Agora que você já entende o papel de um sistema integrado ERP, pode estar se perguntando sobre as vantagens de apostar nessa tecnologia em seu negócio.

A verdade é que não existe uma única vantagem, e investir em um bom ERP também fará toda a diferença para a gestão da empresa. Mas existem alguns benefícios que se destacam, e decidimos reuni-los para você. Confira!

1. Centralização dos dados 

Se você já passou pela situação de procurar os dados sobre o estoque de um determinado período e, simplesmente, não encontrou no meio de tantas planilhas e gráficos, não se preocupe. Esse problema é mais comum do que você imagina e dá dor de cabeça em muitos empreendedores.

Apesar de planilhas serem uma forma de guardar informação, não é muito eficiente para uma gestão focada em resultados. Isso porque uma gestão eficiente precisava que a administração de todos os setores estivesse integrada.

A vantagem de usar um ERP da Sispro é que todas as informações dos setores da empresa estão disponíveis em tempo real em um único sistema, que pode ser acessado de qualquer lugar. 

2. Segurança da informação

A segurança da informação é outro detalhe que deve fazer parte da preocupação do gestor. Isso porque todos os dias a empresa gera centenas de informações relacionadas ao setor de vendas, estoque, financeiro e etc.

Ter essa informação em mãos a qualquer momento é importante, mas tão importante quanto é garantir que esses dados não sejam perdidos. Um ERP integrado garante que todas as informações estão na nuvem, disponíveis quando o gestor mais precisar. 

3. Redução de custos 

O principal objetivo do ERP é garantir que o gestor ganhe poder de administração, enxergando pontos de melhorias nos processos da empresa.

E a vantagem disso é que é possível reduzir custos e aumentar a lucratividade do negócio. Com a geração de relatórios detalhados, o gestor pode acompanhar indicadores de desempenho importantes e investir em estratégias para a melhoria de processos internos.

4. Automação

Uma solução que automatize todos os processos mais burocráticos da sua empresa é mais do que necessário, é imprescindível. A automação desses processos tem o objetivo de reduzir o tempo que os colaboradores levam para desempenhar uma atividade que uma “máquina” faria de forma automática. O ERP automatiza esses processos, facilitando assim as suas padronizações. 

5. Acompanhamento de vendas

Uma solução ERP também garante o monitoramento do desempenho das equipes de vendas da sua empresa, além de mostrar também uma lista dos produtos mais vendidos. Assim, os gestores conseguem identificar se há alguma necessidade de investir mais em determinado setor ou se será necessário tirar aquele produto de circulação, pois o item não gera mais retorno financeiro para o seu negócio. 

Como saber se preciso de um sistema ERP?

Cada negócio tem seu perfil e diferentes objetivos. Portanto, alguns movimentos podem auxiliar os gestores na identificação de dificuldades que a empresa esteja passando. A partir dessas indicações, pode-se sinalizar a hora de buscar soluções efetivas para a empresa. Saiba abaixo os principais fatores que avaliam se uma organização precisa de um sistema ERP. 

  • As equipes perdem muito tempo em atividades que deveriam ser automatizadas;
  • Gestores e colaboradores não possuem acesso aos dados da empresa;
  • Empresas que atuam com diversos fornecedores, de regiões e países distintos;
  • A organização possui diferentes softwares que não são integrados entre si;
  • Os problemas demoram para ser identificados e as equipes não conseguem ter autonomia para resolver atividades simples.

Percebendo alguma dessas situações dentro da sua empresa, esse é o momento de pensar em fazer um investimento em um sistema integrado. 

Como escolher o ERP ideal?

Agora que você está bem informado sobre as vantagens de obter um sistema integrado, iremos lhe informar alguns pontos importantes para sua empresa obter o sistema ERP ideal para o negócio. 

Confira os tópicos abaixo e faça a análise desses pontos dentro da sua empresa!

  1. Saiba quais são as necessidades do seu negócio;
  2. Identifique as funcionalidades existentes nos sistemas que forem avaliados e se elas estão de acordo com o que sua empresa necessita;
  3. Considere a facilidade de implantação do sistema;
  4. Tenha um orçamento definido;
  5. Invista na criação de uma cultura de engajamento dentro da organização.

A solução SISPRO ERP Cloud é ideal para o seu negócio!

O SISPRO ERP Cloud é uma das soluções integradas mais completas do mercado. 

A solução integra dados e processos, incorporando as melhores práticas existentes no mercado e oferecendo adequação às operações da sua empresa, utilizando também tecnologias de ponta que viabilizam a escalabilidade de todos os seus processos internos. 

Com o SISPRO ERP Cloud sua empresa será capaz de mergulhar na realidade atual do mercado, a solução auxilia no gerenciamento eficiente e ágil, controlando todas as informações do seu negócio, a qualquer momento e de onde você estiver. 

Agora é com a sua empresa! Avalie todos os tópicos apresentados anteriormente e quando chegar na etapa de adoção de um ERP, solicite uma demonstração do SISPRO ERP Cloud e saiba mais sobre as funcionalidades de um sistema completo e 100% cloud.