O que é Gestão de Processos? Entenda!

Você quer otimizar os processos da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar? Neste post vamos mostrar o que é a gestão de processos, o que ela pode fazer pela sua empresa, as vantagens da sua utilização e como implementá-la para que você possa ter um diferencial competitivo nas suas atividades.

Entendendo o que é a gestão de processos

A gestão de processos, ou Business Process Management (BPM), é um conceito amplamente utilizado no mundo dos negócios e que está ligado diretamente à otimização das principais atividades empresariais.

Nesse contexto podem ser citados diferentes métodos, técnicas, ferramentas e estratégias que servirão para conhecer, analisar, otimizar e controlar diferentes atividades empresariais visando à melhoria contínua e ao uso inteligente de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

Usando a tecnologia na gestão de processos

A tecnologia é um elemento marcante dentro da gestão de processos, já que as ferramentas tecnológicas servirão para revolucionar esse processo empresarial. Com o uso de soluções inovadoras, é possível mapear e otimizar processos repetitivos e que são suscetíveis a erros e retrabalhos.

Além disso, o uso da tecnologia permite o monitoramento constante do andamento das atividades e o desempenho dos colaboradores, o que poderá ser feito com a geração e o uso de relatórios gerenciais por área, produto, direcionado a determinado departamento ou colaborador.

Ainda sobre o impacto da tecnologia, o uso de um sistema de gestão online traz ótimos resultados já no curto prazo. O ERP (Enterprise Resource Planning), como também é conhecido, é importante quando o tema é gestão de processos, integrando tanto as atividades quanto os setores de uma entidade, aumentando a eficiência.

Tomando decisão na gestão de processos

Como você já percebeu, a gestão de processos permite a padronização de atividades e a diminuição nos custos relativos a funcionários, evitando erros e desperdícios. Além disso, ela permite que o processo de decisão seja muito mais rápido, efetivo e seguro.

Isso só pode ser devido à integração de diferentes áreas, o que permite que a informação seja gerada e conhecida, em tempo real, o que é cada vez mais necessário no mundo dos negócios.

Outro ponto importante é o detalhamento de cada etapa das atividades, o que permite entender melhor a atividade da empresa, apresentando alternativas para possíveis problemas e também sendo utilizado no planejamento para o futuro do negócio.

Implementando a gestão de processos

A implementação da gestão de processos é uma tarefa que exigirá bastante conhecimento, tanto pelos gestores quanto pelos colaboradores, da visão da empresa e do papel que cada um tem na organização. Deverão ser mapeadas as atividades e diferentes etapas dos processos que ocorrem dentro da empresa, assim como o uso de recursos financeiros, humanos e operacionais.

Após isso é preciso documentar, de forma detalhada, tudo o que foi observado e, com o uso de soluções inteligentes e inovadoras, adequadas ao tamanho e tipo da empresa, implementar a gestão de processos, que deverá ser devidamente explicada a todos os envolvidos e constantemente revisada para que eventuais problemas sejam corrigidos.

Neste post você compreendeu que a gestão de processos é uma forma estratégica de gestão e que pode otimizar as atividades empresariais, diminuindo custos e tornando as rotinas da empresa muito mais fáceis, rápidas e confiáveis, o que tem impacto direto na rapidez e qualidade da tomada de decisão.

E a sua empresa, o que tem feito para otimizar a gestão de processos? Deixe os seus comentários no post.

Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial

Acompanhe as tendências do mercado