O que são indicadores e 6 fundamentais para o seu RH e sua empresa

Você sabe o que são indicadores de RH? Indicadores de RH são instrumentos que permitem medir a performance dos processos, que vão de acordo com os objetivos organizacionais da sua empresa. Esses indicadores servem para monitorar e avaliar a empresa, através de seus colaboradores, processos e objetivos. Todos esses itens precisam ser sempre comparados a metas a serem atingidas em um determinado período. 

Os indicadores afetam a área de RH na mesma proporção que afetam a satisfação e o comprometimento dos colaboradores de uma empresa. Para um indicador ser bom o suficiente ele precisa ir de encontro com todos os objetivos de uma organização, assim, é possível ter melhores resultados. Escolher um indicador sem ter uma finalidade específica para ele é um dos principais erros das organizações. 

Neste artigo apresentaremos os indicadores fundamentais para o seu negócio e, ao final desse texto, você vai saber como aplicar e mensurar os resultados desses indicadores na sua empresa. Confira!

Conheça 6 indicadores fundamentais para o RH da sua empresa

Saiba abaixo quais são os 6 indicadores de RH fundamentais para a respectiva área da sua empresa. 

1 – Absenteísmo

O que é? É o índice responsável por medir as ausências dos colaboradores a partir de suas faltas, que podem ser justificadas ou não. 

Para que serve? Auxilia na previsão de ausências futuras em determinados períodos e quais serão os custos dessas baixas e como elas vão impactar financeiramente e produtivamente a empresa. Esse fator indica os colaboradores que, por algum motivo, precisam se ausentar de suas funções. 

Como mensurar? Existem diversas formas de se calcular a taxa de absenteísmo, a mais comum delas é o fato de Bradford, por meio da fórmula abaixo:

Fator Bradford = F x F x D

F = frequência de faltas; D = nº total de dias ausentes

O resultado deve sempre permanecer abaixo de 450. 

2 – Folha de Pagamento

O que é? É uma medida que compara os gastos com os colaboradores e o capital da organização.

Para que serve? O objetivo é identificar se a empresa em questão está com todos os números equilibrados, de modo a certificar-se se os custos das remunerações estão superiores ao que o “caixa” da empresa pode suportar ou está abaixo. 

Como mensurar? Tantos valores brutos, quanto valores líquidos são possíveis de serem calculados, porém, tudo irá depender de como funciona a organização. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

(valor da folha mensal x faturamento mensal) x 100 = valor em porcentagem da eficácia da folha de pagamento

3 – Recrutamento e seleção 

O que é? É um indicador que permite que todos os prazos dos processos de seleção sejam cumpridos.

Para que serve? Para calcular a taxa de vagas fechadas no prazo.

Como mensurar? Quando o resultado está mais próximo do zero, melhor está o tempo de encerramento das vagas. Confira a fórmula abaixo:

Vagas no prazo (%) = vagas fora do prazo / total de vagas oferecidas x 100

4 – Treinamento

O que é? Um indicador de RH que mede o quanto é investido no conhecimento dos colaboradores.

Para que serve? O investimento em treinamentos aumenta a produtividade dos profissionais e a capacitação deles é de grande importância para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Os resultados serão colhidos somente no longo prazo. 

5 – ROI

O que é? Um indicador que visa saber quanto de retorno a empresa tem de cada investimento feito, ou seja, a ideia é saber: para cada dinheiro que entra, quanto dinheiro sai do caixa?

Para que serve? O objetivo é compreender se os investimentos feitos deram retorno positivo a empresa ou não. Esse indicador não visa somente o retorno financeiro, mas sim saber se de alguma forma houve algum retorno desse investimento em determinado tempo.

Como mensurar? Primeiro, é preciso subtrair do cálculo os custos da receita para assim saber o lucro. Logo após, o resultado é dividido pelo número de despesas totais e, assim, gera um resultado percentual. Confira a fórmula:

ROI = (Valor da receita incluindo o investimento – custo do investimento) / custo do investimento

6 – Turnover (Rotatividade)

O que é? É um índice que mede a rotatividade de colaboradores dentro de uma organização. E quanto menor ele estiver, melhor para a empresa.

Para que serve? O objetivo do indicador pois um alto índice de rescisões de contratos gera gastos altos e, na maioria das vezes, desnecessários. 

Como mensurar? O ideal é a taxa deste indicador estar abaixo de 5%, valores abaixo ou acima deste exigem atenção das empresas. Confira a fórmula abaixo:

Turnover (%) = Nº total de colaboradores desligados / nº total de colaboradores ativos no mesmo tempo x 100

Como melhorar indicadores que estão com resultados ruins?

Quando usados com sabedoria, os indicadores de RH podem auxiliar os gestores de uma organização em suas tomadas de decisões e, assim, os erros são minimizados. Para isso é preciso encontrar os indicadores ideais, que vão de encontro com os objetivos organizacionais da sua empresa. 

O objetivo dos indicadores de RH é justamente conseguir avaliar as estratégias que funcionam ou não para sua empresa. É muito difícil que os indicadores revelem estratégias que estejam completamente corretas, todas as estratégias terão que passar por um tempo de testes, para assim serem adaptadas aos parâmetros da empresa. Os índices também servem para monitorar as estratégias e tomar decisões para remediar ou corrigir os erros encontrados em cada situação. 

Para melhorar os resultados ruins de determinados indicadores é necessário fazer antes análises de todos os tipos, desde histórico. Pois assim, será possível prever os problemas que podem ocorrer, do médio ao longo prazo. Claro que existem medidas corretivas para problemas pontuais, porém, quando é realizado um bom processo de desenvolvimento desses indicadores, a sua empresa consegue ter já definidas estratégias para solucionar os problemas, sem precisar “quebrar a cabeça”. 

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