Gestão do departamento jurídico: melhore os resultados do setor | SISPRO
23817
post-template-default,single,single-post,postid-23817,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Gestão do departamento jurídico: saiba como melhorar os resultados do setor

gestão do departamento jurídico

O principal objetivo de uma empresa é sempre garantir ótimos resultados e, para isso, é fundamental que a gestão do departamento jurídico tenha um funcionamento eficiente. Esse departamento é responsável por gerir as melhores iniciativas do mercado, além de ter a estratégia na sua essência. 

Reduzir danos, reduzir também as perdas de dinheiro com processos desnecessários, é uma das principais funções da gestão jurídica. É importante também pensar na equipe de profissionais que compõem o setor do departamento jurídico, uma equipe bem gerenciada faz toda diferença na hora de ter uma melhor performance na empresa. 

Claro que ter auxílio de um software só facilita as atividades desse departamento, além de diferenciar no impacto das informações que o setor reporta para a Diretoria, que podem ter insights importantes para a organização. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Leia o texto completo abaixo!

3 coisas que NÃO podem faltar em uma boa Gestão Jurídica

Assim como em outras equipes de uma organização empresarial, ter uma boa gestão faz toda diferença, trazendo é claro ganhos convertidos também em receita. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas importantes para você ter uma boa Gestão Jurídica!

1 – Ter uma visão estratégica do seu negócio

Uma visão multidisciplinar do profissional que atua na área de gestão jurídica é essencial, ele precisa capturar as individualidades da organização em que atua e ter um “pé” no empreendedorismo também ajuda. Por isso é preciso uma equipe que tenha uma visão estratégica de negócio para melhorar a gestão deste departamento. 

Então, em resumo, é preciso que o departamento jurídico esteja inteirado das especificidades do negócio em que atua e conhecer atividades de outros departamentos também agrega valor a toda empresa. A gestão estratégica no setor jurídico está relacionada com a gestão dos riscos que a empresa corre, na verdade, a previsão destes riscos e, nesse caso, o uso de uma tecnologia apropriada para cada empresa também pode gerar insights importantes, além de aumentar a produtividade da equipe. 

2 – Compliance

Compliance é uma área do Direito que está relacionada diretamente com a alta na produtividade e performance do setor jurídico dentro das organizações. Na prática, Compliance vai além de simplesmente cumprir as leis, mas sim garantir que as empresas estejam de acordo com os seus procedimentos internos que trabalham com todos os tipos de documentos em constância, como as políticas de privacidade. 

Os principais objetivos do compliance são: reduzir obstáculos existentes na comunicação entre os públicos da empresa, sejam eles internos ou não; diminuir os riscos; ter fluidez nos processos, entre outros. 

Cabe também ao programa de compliance fazer com que a relação entre clientes e empresas seja a mais transparente possível, em conformidade com a legislação em vigência e com os procedimentos internos da organização. Além da criação de canais de reclamação e denúncia que garantem uma comunicação mais aberta com os demais setores da empresa. 

3 – Tecnologia de ponta e automação dos processos

Com a utilização de uma solução de gestão de contratos, as tarefas desenvolvidas pela equipe de gestão jurídica passam a ser automatizadas e, consequentemente, simplificadas. Como essa área do Direito é ligada a uma rotina de trabalho não simplificada, uma solução tecnológica facilita a vida dos profissionais. 

Com a utilização de uma tecnologia de ponto a primeira mudança será na otimização de tempo da equipe, pois a solução concentra seus esforços nas tarefas repetitivas que serão realizadas agora automaticamente pelo software

Ressaltamos aqui que também é necessário ter uma definição para o acompanhamento de KPIs de desempenho e nisso uma solução tecnológica também oferece para as organizações, pois a maioria delas geram relatórios de desempenho, que podem ter insights importantes para o negócio. 

Solução tecnológica e melhores resultados

Como dito no tópico anterior, um bom sistema de gestão de contratos mudaria e muito a vida de uma empresa que está atrás de melhorar seus resultados, principalmente no setor de gestão jurídica. 

Muita gente ainda pensa que se utilizar uma tecnologia pode descartar a necessidade de ter um profissional qualificado, mas é muito pelo contrário. Esse é um caso em que a expertise do profissional da área jurídica, no caso, precisa se misturar com a tecnologia, pois com o auxílio dela fica para o profissional a parte mais estratégica do setor, o pensar em novas diretrizes para o crescimento e ganho da organização. 

Mas quando o assunto é Gestão de Contratos a SISPRO é expert! Temos uma das soluções de contratos mais completas do mercado. O SISPRO Gestão de Contratos controla a criação de um contrato até seu encerramento, gerenciando com eficácia todas as fases do Ciclo de Vida do Contrato. Quer saber mais sobre a nossa solução? Clique aqui, confere mais características e peça uma demonstração da solução, nossa equipe está a postos para lhe atender!