Estratégias de negócio precisam evoluir sempre - SISPRO
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Estratégias de negócio precisam evoluir sempre

Estratégias de negócio precisam evoluir sempre

“Se você não mudar de direção, pode acabar chegando ao lugar para onde está indo”, escreveu Lao Tzu. No mundo de negócios, as transformações vivem ao nosso redor o tempo todo. Elas vêm de todos os lados: expectativa dos investidores, recursos humanos, ambiente interno/externo, gestão, estrutura organizacional, processos, do fluxo de caixa, dos competidores, de novos serviços… isso para ficar apenas em alguns exemplos. Saber que elas ocorrem não é o suficiente para manter os negócios lucrativos.

No ambiente empresarial, saber como navegar com sucesso em meio a essas mudanças, desenvolvendo processos adequados e eficazes para gerir adequadamente as transformações é uma obrigação. Tornou-se praticamente impossível para as organizações tomar decisões estratégicas sem fortes práticas de gestão de mudança. Isto é especialmente verdadeiro no mundo planejamento e execução de projetos, de programação e de portfólio, onde os obstáculos são inevitáveis.

Chief Change Officers?

A fim de se tornarem verdadeiros agentes de transformação, os líderes de uma organização de hoje não só precisam olhar mais de perto os projetos e como eles se encaixam dentro do portfólio de negócios, como têm a obrigação de manterem-se ágeis o suficiente para avaliar constantemente ambos – as iniciativas e o portfólio – para garantir alinhamento com os objetivos gerais da corporação.

Dessa forma, diretores deverão trabalhar de maneira alinhda aos escritórios de gerenciamento de corporativo (Enterprise Program Management Office ou EPMO) e desenvolver mecanismos para monitorar e medir o impacto das mudanças internas e externas em relação ao cenário atual. Altos executivos são igualmente fundamentais para ajudar a liderar processos de transformação de forma a permitir níveis adequados de flexibilidade, direcionamento de focos e adaptando necessidades.

É precisos trabalhar para identificar não apenas mudanças susceptíveis de ocorrer ao longo dos processos como também exatamente como elas afetarão a organização como um todo; além disso, é primordial decifrar como gerenciar adequadamente o ritmo dessa mudança.

A fim de mitigar os riscos, será cada vez mais vital para estes novos líderes responsáveis por conduzir as transformações necessárias manterem um diálogo aberto e consistente com os pares nos demais níveis de gestão. Afinal, estamos falando de mudança dos princípios fundamentais que têm o potencial de afetar materialmente os rumos de uma organização.

A qualquer momento, o que pode parecer algo pequeno no ambiente interno ou externo da organização pode ter o potencial para não só fazer descarrilar um projeto ou linha de negócios, mas impactar toda a carteira de projetos e por sua vez comprometer áreas críticas de operações.

Coloque os funcionários em primeiro lugar

É importante notar que, embora a mudança muitas vezes seja vista como uma coisa ruim, ela tem o potencial para ser exatamente o oposto – verdadeiros líderes empresariais fazem esses movimentos e tomam decisões considerando pessoas, processos e tecnologias de forma eficaz para a finalidade de melhorar, progredir e construir uma forte vantagem competitiva à organização.

Embora a mudança possa ser estimulante para a equipe de negócios e liderança, é importante reconhecer que pode ser aterrorizante para os funcionários. A fim de abordar de forma eficaz as alterações, a equipe de liderança e EPMO terá de cultivar cuidadosamente um ambiente interno positivo e produtivo onde os funcionários têm confiança na equipa de gestão em todos os níveis.

Além disso, é imperativo que os funcionários se sentem e acreditam que suas contribuições não são apenas necessárias, mas muito valorizada, e que a mudança não afetará negativamente seus papéis dentro da organização.

Os líderes de negócios terão de, não só ser visto como abrangendo mudar a si mesmos, mas também promover uma cultura corporativa em todos os níveis em que a organização prospera e se destaca, apesar mudança. Assim, os responsáveis pelas transformações terão que motivar e incentivar a melhoria contínua em toda a mudança, a fim de obter projetos, portfólio e resultados bem sucedidos de negócios e significativas.

EPMOs e líderes de negócios devem se esforçar para: identificar com sucesso, efetivamente gerenciar, medir com precisão, acompanhar de perto e comunicar claramente as mudanças e alterar estratégias de gestão em suas organizações. Isto irá facilitar e impulsionar a estratégia de negócios de uma forma que posiciona suas organizações para atingir e manter os níveis de sucesso que eles vislumbram.

Sua empresa investe em estratégias de negócio? Deixe o seu comentário!

Fonte: cio.com.br

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