ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e trata-se de um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: como Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas.
O sistema ERP integra as atividades, automatiza processos, facilita a gestão empresarial e elimina a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos.
O software ERP normalmente é disponibilizado em módulos, sendo um para cada área da empresa. A Sispro, por exemplo, dispõe de uma solução modular que pode ser implantada gradualmente, de acordo com a conveniência, necessidade e capacidade de investimento do Cliente.
Leia também: ERP na nuvem não é mais uma opção. Descubra o porquê!
Alguns módulos são comuns a qualquer segmento, como: Folha de Pagamento, Contas a Pagar, Recebimento, entre outros. No entanto, cada ramo de atividade possui suas particularidades e necessitam de módulos específicos. Por exemplo: uma empresa que presta serviços terceirizados e quer sistematizar seus processos desde a compra até a saída de materiais/serviços pode integrar o módulo de Suprimentos (compras e estoque de itens) com o módulo de Faturamento.
Já uma empresa, por exemplo, do segmento de informática que precisa criar seus modelos de contratos e controlar a vigência deles, porém com a visão financeira de contas a pagar e a receber e ao mesmo tempo possuir um sistema que auxilie na comunicação com clientes, essa empresa necessita dos módulos específicos de Contratos, Financeiro e CRM integrados.
Confira: Saiba como um ERP na nuvem pode melhorar a gestão da sua empresa!
A cada ano aumenta o número de empresas que passam a adotar sistemas de ERP em seus modelos de gestão empresarial, como reflexo à necessidade de modernização e acompanhamento das mudanças do mercado e concorrência cada vez mais agressiva.