Desafios do Varejo

Nas conversas com Empresários do Varejo, nas palestras e encontros em entidades setoriais e na literatura de Varejo, observei estes 4 desafios:

Exigências Fiscais:  A evolução dos sistemas de arrecadação e fiscalização do fisco brasileiro estão abrindo um caminho sem volta  para a formalização de todas as operações varejistas. A entrada da NFC-e e o fim da Impressora Fiscal facilitará, transformará e ajustará certos procedimentos hoje considerados burocráticos e contraproducentes nas empresas como o uso do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) homologado, processo de redução Z, mapa resumo e fechamento de Caixa. Isso tudo irá impactar até mesmo em mudanças de layout da Loja, onde o checkout poderá ser realizado pelo próprio vendedor em qualquer local da Loja. A ineficiência operacional não mais poderá ser compensada com o pagamento reduzido de impostos e o empresário varejista que demorar para compreender isto será atropelado pelos mais rápidos e eficientes.

Nas conversas com Empresários do Varejo, nas palestras e encontros em entidades setoriais e na literatura de Varejo, observei estes 4 desafios:

Exigências Fiscais:  A evolução dos sistemas de arrecadação e fiscalização do fisco brasileiro estão abrindo um caminho sem volta  para a formalização de todas as operações varejistas. A entrada da NFC-e e o fim da Impressora Fiscal facilitará, transformará e ajustará certos procedimentos hoje considerados burocráticos e contraproducentes nas empresas como o uso do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) homologado, processo de redução Z, mapa resumo e fechamento de Caixa. Isso tudo irá impactar até mesmo em mudanças de layout da Loja, onde o checkout poderá ser realizado pelo próprio vendedor em qualquer local da Loja. A ineficiência operacional não mais poderá ser compensada com o pagamento reduzido de impostos e o empresário varejista que demorar para compreender isto será atropelado pelos mais rápidos e eficientes.

Uso da Tecnologia:   Seja para monitorar os padrões de consumo dos clientes, para controlar a operação logística, para reduzir as filas no PDV, para analisar melhor o crédito, para comprar com mais precisão ou para reduzir gastos operacionais, a tecnologia, tanto em forma de sistemas ou equipamentos, será figura de destaque nos varejistas de sucesso nos próximos anos.  O emprego eficiente da tecnologia será condição obrigatória para a obtenção da eficiência.

Atuação multicanal– pode-se imaginar que a internet no Brasil já está muito difundida, mas o fato é que há ainda muito o que evoluir. Apesar de muitos navegantes, temos ainda poucos compradores, se nos compararmos com países desenvolvidos. Vender na web será, em algum tempo, pré-requisito para sobreviver. Explorar bem todas as formas de contato com este novo consumidor extremamente dinâmico, informado, acessado e infiel, e estar onde ele quiser, da forma que ele quiser, será indispensável.

Velocidade  – O Consumidor  hoje não tem paciência para aguentar três pessoas na sua frente em uma fila de padaria, ou ainda dois carros na sua frente em um posto de combustível. Optamos por ir a outro lugar, ou até mesmo a abdicar da compra. Portanto o Sistema além de ser totalmente integrado deve ser capaz, de que quando o consumidor decida efetuar a compra, realizar o processo de venda rápido e eficiente.  

Por Luiz Fernando Foresti – Gerente de Vendas de Varejo da Sispro Software Empresarial

16/10/14

Luiz Fernando Foresti – Gerente de Vendas de Varejo da Sispro Software Empresarial

 

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