Por Que Ter Atenção ao Comportamento do Consumidor no E-commerce?

Você tem uma loja virtual? Conhece bem o comportamento do consumidor no e-commerce? Pois deveria. Ano após ano, os hábitos e interesses dos clientes mudam, e é fundamental saber como conquistá-los.

O cenário do e-commerce brasileiro é de inúmeras possibilidades de negócios, mas também de grande concorrência. E sai na frente quem entende o consumidor e se atualiza constantemente para garantir a fidelização.

Qual é o perfil do seu consumidor? Você está preparado para atender às exigências de um cliente que busca a agilidade, comodidade, recursos diversos, entre outras vantagens que o e-commerce pode oferecer? Saiba mais sobre o assunto.

Comportamento do Consumidor no E-commerce

Vamos analisar primeiro quem é o usuário da internet que compra em lojas virtuais.

Ele pode ser alguém que sempre dá preferência para o comércio online, já acostumado a comprar sem sair de casa. Um consumidor que não gosta de enfrentar filas, que efetua pagamentos pelo celular, que não perde tempo.

Outro tipo de cliente é o que deseja algo e começa a pesquisar na internet. Ele encontra resenhas e indicações que influenciam sua decisão de compra.

Ou, ainda, o consumidor pode estar navegando na rede e encontrar seu e-commerce. Ele entra, encontra algo que o interessa, boas condições de pagamento e resolve efetuar a compra.

A questão é que até mesmo esses perfis de comportamento do consumidor no e-commerce que são predominantes podem sofrer algumas influências e ser alterados conforme as transformações da sociedade. Para manter os lucros da sua empresa, fique atento a elas.

Tendências de Consumo em E-commerce

comportamento do consumidor no e-commerce

1 – Smartphone

O número de usuários de internet que fazem compras online pelo celular vem crescendo. O aparelho tem acompanhado as pessoas no seu dia a dia de tal forma que começa a se tornar indispensável até mesmo na hora de fazer compras.

Uma loja virtual sem uma página com boa navegabilidade pelo celular perde vendas. Atualmente, os sites precisam ser responsivos.

E o que é ser responsivo? Todas as suas ferramentas devem operar com qualidade tanto por um desktop, notebook, tablet quanto por um celular smartphone.

Esse comportamento do consumidor no e-commerce não deve desaparecer. Os celulares são cada dia mais populares.

2 – Influência dos Usuários

A internet “criou” usuários formadores de opinião. Quando alguém deseja saber se um produto é bom antes de comprá-lo dispensa na maioria das vezes a ajuda do vizinho. Ele recorre à rede.

É na web que o consumidor pesquisa produtos e empresas e avalia se irá optar por uma loja ou por sua concorrente. Mais do que ter informações mais profundas sobre o que quer comprar, ele quer saber a opinião de outras pessoas.

Todo posicionamento fica registrado e é atemporal. Daqui a alguns anos, ainda será possível encontrar o feedback positivo ou negativo sobre um negócio.

Mas estar “na berlinda” acaba não sendo algo ruim. Você saberá exatamente o que deve fazer para melhorar. Ninguém melhor do que um cliente seu para dizer isso. Não leve para o lado pessoal.

A sua loja precisa trabalhar a qualidade do serviço prestado para que passe na prova de fogo da internet. Sua reputação vale ouro.

3 – Interação

O relacionamento com o consumidor sofreu uma revolução. O tradicional Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) vem deixando de ser a principal forma de contato das empresas.

Atualmente, as mídias sociais estão estreitando os laços entre empresas e consumidores. As lojas virtuais divulgam ofertas, criam engajamento, estimulam as compras e a confiança.

O comportamento do consumidor no e-commerce foi diretamente influenciado pelas redes. Uma empresa que não tem um canal de contato pelas mídias sociais gera estranheza e até desistência.

4 – Atendimento

Hoje, o cliente deseja um atendimento personalizado e dinâmico. Na correria cotidiana, uma ligação pode não ser a melhor forma de comunicação.

Mensagens de texto são uma saída prática e simples, vídeos atraem a atenção, mensagens de voz permitem que ele te atenda mesmo que ocupado com outras tarefas.

Um Consumidor Exclusivo

Você já deve ter percebido que as lojas segmentadas são um verdadeiro sucesso. As pessoas se sentem acolhidas em suas necessidades quando encontram algo exclusivo para elas.

Ser especial. É isso que elas desejam de você. Essa é mais uma novidade a ser absorvida sobre o comportamento do consumidor no e-commerce.

Não é possível adotar um perfil apenas de cliente? O que acha de propor uma variedade ampla de produtos para garantir a satisfação geral?

Concluindo

Sua loja virtual deve se adaptar às tendências que surgem para se manter no mercado. O gestor deve se atualizar sempre.

Esteja atento ao comportamento do consumidor no e-commerce, além das mudanças do mercado e das novas ferramentas de gestão. Saiba como a SISPRO pode ajudar a sua empresa a alcançar mais resultados!

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