Aprenda como melhorar a logística de distribuição da sua empresa

Uma vez que o mercado expõe a necessidade de processos mais enxutos e otimizados, percebemos o alto nível da concorrência. Aprimorar a logística de distribuição da sua empresa é o primeiro passo para bater metas e alcançar os objetivos.

No momento em que a empresa promove uma logística eficiente, todos os envolvidos passam a ganhar. Estamos falando de eficiência, que gera maior satisfação aos clientes e melhores resultados à empresa.

Seguindo esse pensamento, desenvolvemos esse conteúdo que traz algumas dicas que ajudarão esse vital setor da sua empresa.

Aprenda a seguir, como melhorar a logística de distribuição do seu empreendimento. Veja como fomentar um negócio rentável e lucrativo a partir de pequenas ações, que mudam completamente o modo de enxergar as principais operações intrínsecas ao setor. Vamos lá!

Melhore a logística de distribuição da sua empresa em 6 dicas

como melhorar a logística de distribuição

1 – Planeje previamente o roteiro de entrega dos veículos

Manter o foco na qualidade do serviço, esse é o primeiro passo a ser melhorado, pois é o elemento crítico que determina o nível de sucesso da sua logística de distribuição.

Ao planejar em tempo hábil o roteiro de entrega das demandas é essencial analisar alguns pontos importantes, são eles:

  •       Determinar rotas mais rápidas e eficientes;
  •       Planejar a integração de diferentes entregas em um único percurso ou viagem;
  •       Definir os trajetos com maior qualidade e condições de tráfego.

2 – Crie checklists e fiscalize a conferência das cargas despachadas

Por meio de checklists previamente elaborados é possível eliminar as temidas devoluções. Quem nunca comprou algo e recebeu um produto completamente diferente, não é mesmo?

Além de gerar insatisfação, que por si só já é algo a ser considerado, existe também o retrabalho. Esse retrabalho gera enormes custos à empresa, além de estimular uma logística pouco confiável e merecedora de novos serviços.

Entretanto, seguindo a utilização de checklists criados por um sistema de automação, é viável garantir aspectos importantes à logística de distribuição. Dentre os principais estão: entregar corretamente os produtos de acordo com o pedido; garantir a integridade física das mercadorias.

3 – Estabelecer com assertividade os responsáveis pelos transportes

Nesse ponto da logística encontramos uma situação que pode ser determinante para o crescimento da empresa. Por vezes ignorado pelos empreendedores, o transporte deve ser conciso e feito de maneira profissional.

É importante estipular antes de mais nada quem será o responsável pelas entregas. Esse processo será realizado pela sua empresa? Será contratada uma empresa de transporte terceirizada?

É óbvio que ao escolher realizar internamente as entregas é viável fiscalizar e manter um padrão de qualidade maior. Contudo, ao optar pela terceirização deve sempre analisar o melhor custo-benefício, mas sem deixar de lado a qualidade do serviço.

Afinal de contas, de nada adianta baratear um transporte inadequado e que, certamente, irá se transformar em retrocesso, retrabalho e maiores despesas. Desse modo, escolha uma empresa que represente os ideais daquilo que oferta.

4 – Promova melhores mecanismos para produtos com alta rotatividade

Toda empresa possui produtos com maior saída, não é mesmo? No entanto, grande parte dos empresários deixa de aproveitar com afinco esse cenário. Ao invés de focar em equilibrar uma quantidade adequada desses produtos em estoque, mantém o mesmo padrão no armazenamento.

Como resultado, o cliente final pode sofrer com atrasos ou pior, acabar sem seu produto. Portanto, promover melhores mecanismos que ampliem essas mercadorias com maiores saídas é uma excelente estratégia para aprimorar sua logística de distribuição.

5 – Procure entender e prever futuras demandas

Nada melhor para atender a demanda dos clientes do que conhecer e ser capaz de praticamente “prever” futuras requisições. Em outras palavras, por meio de constantes e diárias análises é possível entender em definitivo o mercado.

Essa tarefa pode ser otimizada com a presença de um sistema para o controle da sua logística. Através da coleta de importantes informações é possível criar o perfil de consumo ideal dos clientes que sua empresa atende.

Esse cenário pode se tornar ainda mais complexo devido aos fatores de sazonalidade e períodos promocionais, por exemplo. Conheça seus números e preveja o futuro comportamento dos consumidores.

6 – Traga as ferramentas de um ERP para a sua logística de distribuição

Além de seguir todas as dicas mencionadas acima, podemos definir essa última como uma das principais desse conteúdo. Agora que sua gestão conhece, controla e promove melhores processos é o momento de trazer um elemento que integre todos os setores do seu negócio.

Por meio da aquisição de um sistema moderno de ERP é possível unir todas as informações e dados, a fim de criar um fluxo único que irá otimizar as práticas e ampliar os resultados obtidos pela logística.

Esperamos ter mostrado dicas importantes e que colaborem para o desenvolvimento constante da logística de distribuição do seu negócio. Se quiser saber mais sobre como o ERP realmente melhora suas atividades, é só acessar esse outro conteúdo!

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