A busca pelo diferencial competitivo demanda das empresas um conhecimento ampliado sobre suas atividades. Entender a necessidade de um ERP é apenas o primeiro passo, mas saber como escolher um ERP para a logística da sua empresa é imprescindível.
Diante as dúvidas e falta de conhecimento sobre essa ferramenta que tanto agrega para um negócio, decidimos desenvolver esse conteúdo completo.
Quer aprender como escolher o melhor ERP para a logística da sua empresa e alcançar assim, o diferencial que faltava para ampliar sua competitividade? Então não deixe de acompanhar e veja os primeiros passos para compreender de vez esse assunto!
Entenda se a sua empresa precisa de um ERP para a logística
Já vimos que investir em um sistema de gestão pode estimular a redução de custos, aumentar o lucro e otimizar o aproveitamento nos processos. Mas você saberia dizer o que é necessário observar na aquisição de um software gerencial?
Antes de mais nada é fundamental compreender se sua empresa realmente carece de um sistema como esse. Veja alguns pontos importantes e defina se seu negócio se identifica com os seguintes aspectos:
- Falta controle no estoque, no fluxo de caixa, na emissão de notas e documentos, a fim de buscar a expansão do negócio?
- Seus processos decorrem de falhas constantes e erros que ocasionam perdas financeiras?
- A gestão observa a ausência de padronização nos processos e diferentes protocolos para os setores envolvidos?
- Como anda a confiança dos seus clientes com relação aos serviços que sua empresa oferece, é positiva ou negativa?
- Está com dificuldades para seguir com afinco as exigências legais?
Se seu empreendimento se identifica com alguns dos pontos, pode ser a hora de investir em um ERP. Isso porque, esse sistema é capaz de corrigir praticamente todas as especificações mencionadas acima.
Com a integração de todos os setores é viável direcionar apenas um fluxo de informações, nos quais setores como: RH, estoque, compras e vendas, financeiro e finalmente a logística, conversam no mesmo idioma e partilham dos mesmos dados.
Como ser assertivo na escolha dos módulos
É comum se perguntar como um ERP pode ajudar, mas é mais comum ainda, responder essa questão. Em poucas palavras, esse software gerencial possui diferentes módulos que atendem de maneira exclusiva cada um dos setores da empresa, inclusive e, principalmente, o de logística.
Embora seus módulos sejam específicos sua finalidade é apenas uma, ou seja, proporcionar maior assertividade na tomada de decisão, pois coloca nas mãos da gestão todas as informações criadas pelos processos de forma organizada, clara e verdadeira.
Sendo assim, é primordial conhecer as demandas de cada setor, a fim de entender como cada módulo pode beneficiar os procedimentos de cada área.
O investimento em um ERP específico compensa?
Agora que já sabe que o ERP para a logística pode ser modular, ou seja, atender de maneira isolada cada demanda, é hora de entender o investimento. Sua empresa não precisa necessariamente adquirir todos os módulos, isto é, investir em uma solução completa, apesar de recomendado.
Vamos supor que apenas o setor de logística esteja desorganizado e sofrendo com procedimentos individualizados. Isso pode acarretar retrabalhos, altos custos, baixa eficiência e consequente lucro reduzido.
Contudo, o investimento em um sistema de ERP é certeiro, pois o negócio paga somente pelo módulo utilizado. Investindo apenas o necessário o empreendimento consegue alavancar o setor problemático e colocar no mesmo patamar que o restante.
A implementação resulta na automatização e otimização que proporcionam ganhos de eficiência, correção de falhas recorrentes e posterior aumento na rentabilidade.
Ao economizar com procedimentos mais enxutos determinamos o investimento em um ERP a longo prazo. Investimento esse que será quitado apenas com as economias advindas de sua utilização.
Qual perfil de empresa é indicado esse sistema inovador
Via de regra, o ERP para logística é comumente direcionado às empresas de médio e grande porte. Essas empresas possuem grandes frotas de veículos, massivos fluxos de demandas e processos, ao passo que necessitam de rigorosos controles para o cumprimento das obrigações legais.
Veja os principais setores de atuação que normalmente adquirem o ERP específico:
- Transporte de carga líquida;
- Transporte de carga fracionada;
- Carregamento de containers;
- Transporte de cargas fechadas;
- Transporte de cargas pesadas;
- Câmaras frias;
- Transporte e distribuição em geral.
Conheça as ferramentas fornecidas por um ERP moderno e eficiente
Separamos os principais pilares que formam o famoso ERP para transporte e logística. Assim fica mais facilitado compreender o que um bom sistema oferece, confira!
- Módulo específico de logística;
- Possibilita o Controle de Frota de forma eficiente;
- BI (Business Intelligence) – módulo para a análise dos indicadores e dados, a fim de encontrar gargalos e fortalecer pontos fracos;
- Módulo de Gestão Financeira completo;
- Módulo de compras e vendas integrado;
- Módulo de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente);
- Módulo de Gestão de Suprimentos;
- Módulo gerenciador de custos;
Essas são apenas algumas das ferramentas que você encontra em ERP moderno e eficiente.
Entretanto, não há como obter esse sistema completo de qualquer empresa, ou seja, é preciso se aliar àquela que ofereça expertise, reconhecimento no mercado, inovação constante e acima de tudo, profissionais capacitados para te atender de prontidão e com efetividade.
Saiba que a SISPRO é justamente o que precisa para adquirir o diferencial competitivo que citamos no início do conteúdo. Acesse agora nossa página e veja como focamos em modernos processos tecnológicos e, acima de tudo, como buscamos a constante inovação necessária para acompanhar o mercado e oferecer o que há de mais novo para a sua empresa!