Nenhum projeto é igual ao outro. Apesar disso, toda iniciativa de sucesso compartilha um grupo semelhante de processos, procedimentos e metodologias para manter o trabalho nos trilhos em termos de prazo e orçamento. Consultamos especialistas para discutir quais os passos e elementos fundamentais para fazer com que a condução desses esforços traga um resultado positivo a sua organização. Confira.
1. Escopo e prazos são definidos antecipadamente. “Em projetos complexos, é fácil para os membros do time se perderem em meio a tanta atividade”, comenta Catherine Roy, gerente sênior de um provedor de serviços gerenciados de cloud. “Antes do pontapé inicial de qualquer iniciativa, tenha certeza de que o cliente, os acionistas e a equipe envolvida conhecem o escopo exato e as datas críticas do projeto”, adiciona.
2. Líderes e patrocinadores precisam ser estabelecidos no Dia Um. “Faça com que o cliente identifique claramente quem é o líder do projeto, seu ponto de contato, e o patrocinador do projeto na reunião inicial de implementação de um projeto”, comenta Ellen Craig, vice-presidente da Unanet. “Identificando essas posições, o cliente compreende quem será responsável pelas atividades e quem liderará o engajamento. Se o sponsor deixa o projeto, o cliente deve identificar outra pessoa para essa tarefa”.
3. Os membros do time precisam ter as habilidades certas e trabalhar bem em conjunto. “Um fator-chave para entregar um projeto de sucesso é identificar pessoas para compor a equipe que saibam o que fazem e lidam bem com os clientes”, avalia Thalia Ortiz, diretora da consultoria digital Omnigon. “Dar um tempo para que os dois lados do projeto se conheçam é crítico para que o time trabalhe e colabore entre si”.
4. Tenha uma agenda realista. “Erros são mais frequentemente cometidos quando você ou o seu time está sobrecarregado. Dessa forma, crie uma agenda realista”, aconselha Catherine. “É importante avisar antecipadamente aos clientes e envolvidos quando orçamento ou recursos extras serão necessários para realizar entregas nas datas previstas. Não são raros os casos que os executivos definem datas sem identificar claramente o impacto do esforço sobre os recursos envolvidos no projeto”.
5. Problemas devem ser encarados e consertados o quanto antes (jamais ignorados ou jogados para baixo do tapete). “Assim com em qualquer atividade da vida, a gestão de um projeto pode ser uma grande bagunça”, comenta Catherine. “As vezes, tudo que queremos é enfiar a cabeça em um buraco e fingir que está tudo bem. Mas, na verdade, o melhor a fazer é aparar as arestas o quanto antes. Algumas questões vão exigir que o gerente do projeto use sua influencia ou tome a decisão. Independente disso, uma solução mais cedo possível é a mais adequada”.
Sua empresa investe em recursos para alcançar o sucesso em seus projetos? Deixe o seu comentário!
Fonte: computerworld.com.br
eBook: O que é e o que esperar de um ERP