CFC participa de nova reunião sobre eSocial - SISPRO
4279
post-template-default,single,single-post,postid-4279,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

CFC participa de nova reunião sobre eSocial

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participa, nesta quinta-feira (7), de mais uma reunião do Grupo de Trabalho Confederativo (GTC), criado com o objetivo de implementar, juntamente com governo e sociedade, a estrutura da folha de pagamento digital (ou eSocial).

A plataforma faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e tem como objetivo unificar, em um único sistema, o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais?. A reunião será realizada das 9h às 17h, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília.

Segundo o representante do CFC no Grupo, contador Cassius Coelho, os profissionais da Contabilidade são os grandes agentes da implantação direta do eSocial. “Passa por nossas mãos todo o processamento da parte de recursos humanos e folha de pagamento. O impacto desse sistema no dia a dia do profissional da Contabilidade é enorme. Queremos mostrar para a classe contábil o que está sendo feito para minimizar os possíveis impactos”, diz.

Essa é a segunda reunião do GTC, que vai discutir, entre outros, o impacto do eSocial em questões ligadas à saúde ocupacional do trabalhador. Nas atividades previstas estão, ainda, a estruturação do leiaute dos arquivos, a obrigatoriedade das informações, viabilidade operacional nas empresas e a estipulação de prazos e cronograma de implantação.

A primeira reunião foi realizada no dia 2 de julho, em Brasília. Uma terceira está marcada para o dia 26 de agosto, também na capital federal. Além do CFC, participam a Receita Federal do Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministérios da Previdência e do Trabalho e Emprego, a Fenacon, e entidades como Sescon/SP Firjan, CNI, Consif, CNC, Fiesc, CNA, Fiesp e CNCOOP.

Por Elton Pacheco
RP1 Comunicação

Fonte: www.portalcfc.org.br – 06/08/14