A Carris, empresa pública de transporte de passageiros de Porto Alegre (RS), deve começar a emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) a partir deste mês, utilizando solução do Sispro/ Uni5.
Com isso, antecipa-se às obrigatoriedades de abril, julho, outubro e dezembro, que devem movimentar o mercado das empresas de TI no neste ano.
“Optamos por evitar a correria de última hora. A NF-e vai ser padrão para todos os contribuintes de ICMS em algum momento. Nos antecipando, conseguimos melhorar o processo”, afirma o contador da Carris, Paulo Ricardo Santos de Jesus.
As NF-e têm de ser expedidas pela empresa em operações, acessórias ao transporte de passageiros, que geram movimentação de mercadorias, como vendas de sucata, remessas de peças para conserto, doações. No projeto, a Uni5 é parceiro da Sispro, que já fornece soluções de TI para controle financeiro, contábil e patrimonial da Carris. A empresa de ônibus possui 341 veículos e transporta, mensalmente, cerca de 6 milhões de passageiros.
5 principais indicadores de diversidade e inclusão
De acordo com dados veiculados pela startup Blend Edu em 2024, cerca de 72% das empresas brasileiras têm uma área voltada à diversidade e à inclusão. Esse indicador