Gestão patrimonial: entenda por que fazê-la com segurança
21561
post-template-default,single,single-post,postid-21561,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Por que fazer a gestão patrimonial com segurança?

qual a importância da gestão patrimonial

Você sabe mensurar o valor em bens que a sua empresa possui? Além do espaço físico e da frota, há muito dinheiro investido em equipamentos. Todos esses ativos devem ser cuidadosamente acompanhados. Afinal, o capital do negócio tem que ser protegido para que a empresa se mantenha viva. É nesse ponto que entra a gestão patrimonial. 

Cabe ao responsável pelo setor agir, com todo cuidado, para que o patrimônio da empresa seja bem utilizado e esteja protegido. Para isso, é necessário muito foco e, claro, contar com as ferramentas certas, para que o controle patrimonial possa ser realizado em segurança. 

O que é gestão patrimonial?

Resumidamente, podemos dizer que a gestão patrimonial consiste em monitorar e cuidar dos patrimônios da empresa como um todo. Ela aborda tanto os bens tangíveis (prédios, veículos e computadores), quanto os intangíveis, que se refere a patentes e franquias.

Assim, para ter a certeza de que a gestão patrimonial está sendo bem realizada, o primeiro passo é conhecer os seus ativos. Para isso, é preciso realizar um inventário detalhado e completo dos bens da empresa, listando todos os ativos imobilizados da organização.

É também nessa etapa que os itens devem ser emplacados e fotografados, de modo que seja possível registrá-los e encontrá-los com facilidade, quando for necessário. Sempre que um novo bem for adquirido ele deve ser emplacado, fotografado e registrado. 

Além do inventário, faz parte da gestão patrimonial a avaliação dos ativos. É preciso identificar os custos da reposição, nesta etapa, e também mensurar a vida útil de cada item do inventário. 

Sem contar que é indicado estimar o valor residual, ou seja, quanto se espera receber quando o bem estiver no fim de sua vida útil. Para ficar mais fácil entender, vamos supor, por exemplo, que os carros da sua empresa são trocados a cada dois anos. Ele é adquirido por um preço e, quando o fim da vida útil dele na empresa chega, ele é vendido. Nesse caso, o valor da venda do automóvel é o que é chamado de valor residual.  

Mas afinal, para que isso serve? Por que fazê-lo em segurança?

Para começar, é preciso enxergar a gestão patrimonial como um cuidado com os bens da empresa. Embora muitas pessoas acreditem que esses procedimentos sejam apenas um custo a mais no orçamento, é importante lembrar que é por esse controle, que um gestor sabe o que tem na empresa, quanto tem e em que lugar tem. 

Um inventário bem realizado permite que o profissional tenha uma noção real do valor investido na instituição, bem como quanto ele vai precisar retirar do caixa para fazer a reposição de bens, quando a vida útil deles acabar. 

Assim, é possível melhorar a estrutura do empreendimento como um todo, pois, por meio desse controle o gestor consegue: 

  • diminuir o desperdício, pois sabe a real situação de todos os bens da empresa;
  • otimizar o processo de compras;
  • deixar a empresa pronta para ser submetida a uma auditoria, interna ou externa;
  • evitar desvios de bens. 

Para que todos esses benefícios sejam conquistados, é preciso realizar bem cada etapa do processo. Na Sispro você encontra a ferramenta que precisa. Entre em contato conosco agora!

Tenha um Sistema de Controle Patrimonial

O Sistema de Controle Patrimonial SISPRO é o mais completo do mercado. Permite a gestão de informações contábeis e fiscais e efetua o controle físico de todos os bens patrimoniais (ativo imobilizado).

A SISPRO possui ampla experiência no atendimento de todas as necessidades relacionadas a serviços e sistema de gestão patrimonial. O Sistema de Controle Patrimonial SISPRO é o mais completo do mercado e pode ser comercializado tanto como Módulo do sistema Sispro ERP Cloud quanto como um sistema independente.

Tenha total controle sobre os seus bens patrimoniais e garanta o cumprimento de todas as exigências Legais e Fiscais. Conheça o sistema Sispro Patrimônio. Agende uma visita de apresentação com um de nossos especialistas em Gestão Patrimonial.

Solicite um contato comercial agora mesmo!