Gestão patrimonial: 7 motivos para trocar as planilhas por uma solução
23072
post-template-default,single,single-post,postid-23072,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

A SISPRO te dá 7 motivos para abandonar a planilha e investir em uma Solução de Gestão Patrimonial

por que investir em uma solução de gestão patrimonial

Não importa o esforço empregado no gerenciamento dos ativos em sua gestão patrimonial, você percebe que falta organização e padronização? Aqui vai uma pergunta: por acaso você ainda utiliza planilhas para realizar esse controle?

Será que o problema não está na escassez de recursos que as planilhas oferecem? Não que uma planilha bem estruturada não auxilie com determinadas demandas, mas chega um momento em que esse documento se torna ultrapassado, impedindo a evolução empresarial.

É por isso que a SISPRO reuniu 7 motivos para você abandonar o quanto antes as planilhas, pois irá encontrar os recursos que necessita em uma solução que gerencia sua Gestão Patrimonial. Confira!

Gestão patrimonial: 7 motivos para deixar as planilhas e investir em tecnologia

1. Elimina a perda dos dados na gestão patrimonial

Quando se utiliza planilhas manuais o processo se torna muito suscetível a perda de dados e desencontros de informações. E para uma gestão patrimonial isso é algo muito ruim, visto que a tomada de decisão e controle sobre os ativos imobilizados, por exemplo, são enfraquecidos.

A falta de centralização das informações ainda é a grande vilã de qualquer gestão patrimonial, ainda mais quando existem inúmeras cópias dos documentos.

Por outro lado, uma solução reverte essa sucessão de problemas ao longo da cadeia de ações patrimoniais.

Em outras palavras, o sistema capta, armazena e gerencia todos os dados importantes em uma base unificada. Em seguida a tecnologia na nuvem entra em ação com mobilidade e acessibilidade, assim todos os responsáveis pela gestão de patrimônios ganham acesso imediato e de onde estiverem.

2. Reduza drasticamente o retrabalho cadastral

O preenchimento manual das planilhas ocasiona constantemente a duplicidade das informações. Isso acontece porque as planilhas são editadas e reeditadas várias vezes, onde uma informação pode estar duplicada, mas apenas com o nome diferente.

No entanto, a Solução SISPRO Gestão Patrimonial, por exemplo, oferece parametrização das informações, mas o que é isso?

Você pode criar configurações para cada tipo de documento, onde um conjunto de informações será obrigatório no preenchimento por todos os profissionais. Então, não há o retrabalho de incluir novamente dados em um documento finalizado, por exemplo.

Além do mais, todos os documentos estarão completos para quando uma análise for necessária.

Leia também: Por que fazer a Gestão Patrimonial com segurança? 

3. Otimize os dados com a inserção de documentos e imagens

Esse é o tipo de recurso que estimula a produtividade da equipe, veja o porquê. Você já teve dificuldades de recordar de algum descritivo mais técnico? Sabe aquele ativo que você simplesmente não conhece suas características físicas?

Então, a solução SISPRO, por exemplo, permite o armazenamento de imagens associadas aos bens, como: documento de compra, laudos, fotos e notas fiscais. Portanto, você terá um cadastro muito completo, bem relacionado aos ativos e fácil de ser analisado.

Esse recurso garante que posteriores ações como o acionamento da garantia dos bens sejam facilitadas, práticas e eficientes.

4. Tenha relatórios e gráficos gerados automaticamente com eficiência

Hoje em dia uma empresa não pode perder tempo na geração manual de planilhas, mesmo que seus colaboradores sejam experts nisso. Contudo, um sistema manual dificulta esse processo, pois além de não ter as informações unificadas demanda tempo para gerar as informações certas.

Essa é mais uma facilidade da solução certa para gestão patrimonial, pois possibilita:

1.     Geração de relatório de posição analítica de bens, razão auxiliar, movimentação dos bens imobilizados e informações analíticas retroativa dos bens;

2.     Viabiliza consulta ou emissão dos relatórios do sistema de controle patrimonial por moeda;

3.     Disponibiliza uma ferramenta que permite a geração de relatórios parametrizados por usuário, entre outros.

Com essa realidade sua gestão terá relatórios e gráficos completos, sólidos e em tempo real, ampliando assim a eficácia da tomada de decisão.

5. Acompanhe seu patrimonial em tempo real e de onde estiver

Como é o processo de criação dos inventários da sua gestão? É demorado e complexo? Por vezes você nota que ao chegar no fim do trabalho os resultados não são satisfatórios e acaba sem visão ampla das demandas?

E se você pudesse contar com informações captadas em tempo real, favorecendo assim seus inventários?

A solução ideal disponibiliza uma base de dados alimentada de forma automática, podendo ser acessada de qualquer lugar e precisamente pelos colaboradores autorizados.

Além de garantir um fluxo de trabalho contínuo, há certeza de que os bens estão bem monitorados e presentes no escopo da gestão.

6. Ganhe agilidade com processos automatizados na gestão patrimonial

O grande problema das planilhas é que elas não oferecem agilidade em sua formatação. Na prática toda vez que um profissional precisa modificar as informações e padronizar de acordo com o bem há necessidade de alterar certos aspectos da planilha, gerando complexidade, tempo e recursos gastos.

Sendo assim, a solução SISPRO Gestão Patrimonial fica responsável pelo trabalho duro e o papel da sua gestão será apenas o de inserir as informações, como dito antes, de forma padronizada.

7. Conte com a experiência de 48 anos da SISPRO para impulsionar o seu negócio

Nossa experiência e expertise são frutos do foco constante que a SISPRO direciona à Gestão Patrimonial.

Assim como fazemos em outras soluções, nós analisamos por completo as necessidades do segmento, cada aspecto e convertemos em recursos e ferramentas que tragam eficiência, automação e flexibilidade para que seu negócio desempenhe o trabalho de forma primorosa.

Com a nossa solução há garantia de controle assertivo sobre os bens, com a conformidade necessária no cumprimento dos pormenores das exigências fiscais e legais.

Por sua vez a organização verá o surgimento de um diferencial competitivo que poucos ostentam atualmente no mercado.

Por que não solicita hoje mesmo um orçamento com a nossa equipe de profissionais? Fazer parte do time SISPRO é o primeiro passo para a retomada plena das atividades, te aguardamos e até a próxima!