COVID-19 e Home Office: veja dicas para a produtividade em meio a crise
21689
post-template-default,single,single-post,postid-21689,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

COVID-19 e Home Office: SISPRO dá dicas para ter mais produtividade em meio a crise

como ter maior produtividade no home office

O que mais preocupa no momento de crise que adentramos, é que ainda é impossível mensurar qual será o impacto do Covid-19 a longo prazo às empresas e, sobretudo, à economia mundial. Mas uma coisa é certa, das organizações são exigidas mudanças drásticas na forma de atuação, o que nos leva ao centro desse post, o formato de trabalho Home Office.

Cada dia mais empresas têm adotado novas formas de contornar o cenário atual. Seja na redução da jornada de trabalho, na implementação de novos métodos de atuação ou mesmo na desesperada decisão de fechar as portas por completo, a verdade é que a realidade oferece pouco conforto a todos.

Contudo, é fundamental almejar dias melhores e tudo começa com pequenas ações que trazem alento e, acima de tudo, maior segurança. É justamente com esse posicionamento que a SISPRO vem falar um pouco sobre suas mudanças, além de mostrar que é possível superar as dificuldades. Boa leitura!

A realidade do home office que muitos não te contam

O termo home office abrange trabalhos desempenhados em ambientes alternativos ao escritório da organização. Sendo assim, pode ser de casa, de cafés e espaços de coworking, por exemplo.

É fundamental compreender que a produtividade e desempenho deverão ser os mesmos que no escritório físico da empresa. Mas você já considerou as várias distrações e cenários atípicos aos quais você não está acostumado em seu dia a dia?

Somado a isso, estão as incertezas, inseguranças e demais sentimentos empilhados devido ao sensível e excruciante período que vivemos.

Então, apesar da exigência de vários órgãos de saúde é algo que deve ser bem estruturado pelas empresas que liberam seus colaboradores a trabalharem em home office.

A SISPRO separou 4 dicas para otimizar a produtividade em tempos de home office e Covid-19

Antes mesmo de o Decreto de Calamidade Pública ser anunciado para o estado do Rio Grande do Sul, a SISPRO se antecipou e tomou medidas que visam acatar as orientações de segurança, com o intuito de proteger seus colaboradores e ofertar meios de atender as demandas de nossos clientes e parceiros.

É por isso que informamos que nosso time tem trabalhado praticamente de forma integral em home office. Assim, manejamos e asseguramos seu bem-estar, fazendo todo o possível para manter projetos em andamento.

Contudo, houve inúmeras instruções para que a produtividade não seja prejudicada pelo trabalho remoto. Fizemos questão de reunir 4 passos que podem ser úteis para você nesse dado momento, confira!

1 – É imprescindível estabelecer a estação de trabalho adequada

Certamente ninguém previa tamanha urgência a ponto de trabalhar de casa, não é mesmo? Por isso é comum não ter um local reservado para escritório em sua casa e isso pode não ser o ideal, mas tem solução.

O importante é escolher um local que seja o mais reservado possível, a fim de reduzir drasticamente as distrações, sejam as relacionadas a barulho ou questões domésticas.

O ideal é prezar pelo arejamento do espaço para que consiga manter a disciplina que necessita para ser produtivo. Assumindo que nós demoramos quase 30 minutos para recobrar a concentração, fica a dica para não perder o foco.

2 – Para cumprir suas obrigações desempenhe a jornada de trabalho usual

A jornada de trabalho é, sem sombra de dúvidas, o ponto mais importante para quem precisa trabalhar em home office. A maioria das pessoas que destoam na carga horária “alternativa” encontra maiores dificuldades em se acostumar à nova rotina. Afinal, ainda não sabemos por quanto tempo isso será necessário.

Nesse sentido, tente se ater à jornada de trabalho que costuma desempenhar em sua empresa. Sua jornada diária é de 8 horas? Então, mantenha isso como padrão, mas inicie logo pela manhã, evite abrir brechas à procrastinação, pois esse é o vilão do home office.

3 – Sabia que a forma de se vestir influencia na produtividade?

“Ah, estou trabalhando em casa, por que colocar minha camisa social, ninguém está me vendo mesmo!”. Mas você sabia que isso é motivo de distração? Isso pode gerar uma sensação de que está de folga ou de que não tem responsabilidades a serem cumpridas.

Claro, você não precisa colocar o terno e sapato social, por exemplo, mas o “Dress Code” deve ser bem gerenciado. Experimente se manter o mais próximo possível de uma vestimenta formal, e você verá como isso impacta na produtividade, funcionando como uma porção extra de foco.

4 – Defina metas diárias a serem alcançadas

Fique ciente de que as distrações serão maiores e mais tentadoras do que nunca. E para contornar isso é essencial definir boas metas diárias. Uma forma de fazer isso é organizar sua agenda com tudo que precisa “entregar” no dia.

Dessa maneira, ao visualizar o que deve ser feito – estamos falando do mesmo trabalho que desempenha diariamente na empresa – será menos complexo se manter motivado e focado no que importa.

Vale ressaltar que essas são dicas gerais, ou seja, cada pessoa possui uma forma diferente de encarar a realidade e suas mudanças.

Em outras palavras, alguns colaboradores terão mais facilidade e outros menos, o que importa é cada um cumprir sua parte e encontrar meios de simplificar e até mesmo amenizar a dura verdade dos fatos que enfrentamos hoje.

Pedimos que nossos clientes e parceiros utilizem nosso Portal de Atendimento que é totalmente Web. Caso sua empresa não tenha acesso ao portal, envie um e-mail para:

1 – ERP: suporte.cloud@sispro.com.br / suporte.supfis@sispro.com.br

2 – Solução Fiscal: suporte.solucaofiscal@sispro.com.br

3 – Gestão de Pessoas: suporte.folha@sispro.com.br

4 – Gestão Patrimonial: suporte.patrimonio@sispro.com.br

5 – Instalação: suporteinstalacao@sispro.com.br

A SISPRO já está batalhando e fazendo sua parte, e gostaríamos de reiterar que é apenas por meio do esforço coletivo e da preocupação com o próximo que sairemos inteiros de mais essa dificuldade.

De qualquer forma deixamos os contatos do nosso canal comercial para que consiga tirar qualquer dúvida sobre esse recurso.

Estamos no WhatsApp, no chat e no telefone 0800 541 3300.

Estamos juntos nessa e iremos prevalecer sobre as adversidades se atuarmos em uníssono. Então, saiba que a Equipe SISPRO está aqui por você!

Conte conosco para o que precisar, pois estamos à disposição para o que estiver ao nosso alcance!