Inovação empresarial: como inovar nesses 4 setores da sua empresa
21486
post-template-default,single,single-post,postid-21486,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Inovação empresarial: descubra como inovar nesses 4 setores da sua empresa

como promover a inovação empresarial

Em uma época na qual é possível se comunicar com alguém que está do outro lado do mundo, com apenas alguns cliques no celular, é praticamente impossível manter um negócio sem investir em tecnologia. Sistemas de gerenciamento, softwares de comunicação e até mesmo sistemas para acompanhar a linha de produção podem fazer parte da inovação empresarial.

Claro que para cada setor há um tipo de tecnologia que pode ser útil. É preciso avaliar bem antes de escolher como e no que investir, quando se falar em inovação empresarial.

Se você pensa nisso, mas não sabe por onde começar, confira as dicas que separamos, sobre diferentes setores da sua empresa. 

Inovação empresarial em processos

A forma com um produto é feito, por exemplo, pode ser inovada. Esse tipo de alteração é entendido como uma inovação empresarial de processos.

No geral, quando ela é feita o consumidor final nem fica sabendo. Mas o trabalhador sente a mudança. Afinal, muitas vezes, o trabalho é aperfeiçoado e facilitado. 

Dessa forma, para investir em inovação empresarial de processos, é preciso mapear como tudo é feito. Só assim poderá identificar possíveis melhorias que podem ser realizadas. Desde a adoção de um novo software até a compra de um maquinário moderno podem fazer parte disso. Os benefícios que poderão ser conquistados são: 

  • redução de custos;
  • otimização de tempo;
  • diminuição da necessidade de retrabalho ;
  • mais eficiência;
  • melhor controle do produto final.

Inovação em marketing

O setor de marketing vive em constante evolução e é possível investir em inovação nessa área da sua empresa. Isso é muito importante, principalmente ao saber que a forma de se comunicar com as pessoas mudou, bem como a maneira de atrair clientes. Assim, invista em:

  • campanhas online;
  • produção de materiais ricos;
  • software de automatização de marketing digital, entre outros. 

Esse tipo de investimento ajuda a equipe  atrair mais clientes, deixar o consumidor mais satisfeito e até a fidelizá-los. Dessa forma, o aumento das vendas é uma consequência que vem desse processo de inovação empresarial. 

Também pode entrar nesse investimento a adoção de chatbot, que nada mais é do que o atendimento virtual automático. Ele ajuda os clientes a sanarem dúvidas comuns e tende a ser muito eficiente. 

Inovação em RH

Quando se fala em inovação empresarial, muitos se esquecem do setor de Recursos Humanos. Contudo, esse é um setor muito importante e que merece de uma atenção especial da empresa.

Lembre-se sempre de que é no RH que a seleção de novos colaboradores é feita, que o pagamento é realizado e até que as horas extras são contabilizadas. Assim, se houver erros, a empresa será prejudicada.

Em alguns casos, como no não pagamento de horas extras, por exemplo, a instituição poderá até ser processada. Afinal, estará em desacordo com as leis trabalhistas.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça, é necessário investir em tecnologia. Softwares de gestão, por exemplo, otimizam o trabalho, ajudam a evitar erros e aumentam a produtividade. 

Inovação no setor finanças

Assim como no RH, o setor de finanças também pode ficar menos burocrático, quando há o investimento em tecnologia. Na SISPRO você encontra as inovações que precisa aplicar em seu negócio. Conheça e solicite um orçamento!