Assessment 4.0: entenda como esse conceito transforma a gestão de pessoas

Você sabe o que é Assessment 4.0? No ambiente corporativo existem diversos processos e ferramentas eficientes para o bom andamento das atividades do dia a dia e para a otimização dos resultados. Quando se trata da área de gestão de pessoas, são as ferramentas de Assessment que merecem maior atenção.

Se você atua em áreas ligadas ao Recursos Humanos, se torna imprescindível que você saiba o que é Assessment. A palavra em sim, é um termo da língua inglesa que significa “avaliação”, mas nesse caso não se trata de uma avaliação simples, está ligada a área comportamental. Esse tipo de avaliação se torna quase impossível de ser percebido somente por meio de um histórico profissional. 

Mas a verdade é que com o avanço tecnológico, o próprio termo foi sendo aprimorado até chegarmos a fase que estamos hoje, que muitos chamam de Assessment 4.0. Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto!

Assessment 4.0: o que é, características e importância

Por um bom tempo, grande parte dos processos realizados pela área de Recursos Humanos eram desenvolvidos de forma manual, prejudicando um real aproveitamento destes profissionais. Os processos que envolviam a contratação, capacitação e desligamento dos colaboradores de uma empresa muitas vezes não eram feitos a partir de dados objetivos, mas sim a partir do feeling dos profissionais. 

A transformação digital trouxe consigo novas tecnologias que podem tornar ainda mais estratégica a área de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas) dentro das organizações. Nos dias atuais o Assessment 4.0 já é uma realidade e, tudo indica que se as organizações não aderirem os novos processos, ficarão para trás na corrida do mercado organizacional. E é por conta disso, que o assunto se torna tão importante de ser debatido e de ser tratado como uma nova ferramenta de aprimoramento. 

Mas, afinal, o que é o Assessment 4.0? É um conjunto de ferramentas e processos, cientificamente comprovados para conseguir extrair dados e informações objetivas sobre o perfil comportamental de algum colaborador. A partir dessa ferramenta também é possível saber mais informações, como por exemplo: habilidades socioemocionais e o nível potencial de liderança dos profissionais. E assim como outras ferramentas do século 21, essa também traz a junção do conhecimento profissional e da tecnologia.

Gestão de pessoas + tecnologia

O auxílio da tecnologia para a área de Gestão de Pessoas possibilita que os coordenadores das diferentes áreas da empresa possam ter acesso as informações mais relevantes referentes as suas equipes, a partir dos critérios já pré-estabelecidos pelo setor de Recursos Humanos. Dessa forma, gestores e diretores conseguem tomar suas decisões importantes de forma eficiente. 

Mas mesmo com todo esse avanço, um dos maiores desafios da área de Gestão de Pessoas é desenvolver suas atividades de forma digital e humanizada. Desenvolver os talentos internos, com foco na socialização dessas pessoas e nos objetivos do negócio é primordial, além de compartilhar informações.

E se tratando do futuro da área de Gestão de Pessoas, é necessário refletir sobre inovação. A busca continuará sendo por atender todas as necessidades da sua empresa, saindo do “analógico” e se atualizando cada vez mais. Para que toda essa ação gere resultado é preciso buscar soluções digitais e adaptá-las conforme os objetivos da empresa, tendo em vista que a tecnologia deve caminhar lado a lado com as metas da empresa para adequar a estratégia anteriormente traçada. E, dessa forma, será possível conectar colaboradores, clientes e parceiros com a organização, gerando resultados surpreendentes.

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