Artigo escrito por Patrícia Bispo
A dificuldade do ser humano em se relacionar é um dos fatores que gera problemas tanto no campo pessoal quanto profissional. Hoje, por exemplo, existe uma grande necessidade dos colaboradores desenvolverem uma competência comportamental – a assertividade. Ou seja, é a capacidade que o indivíduo tem em se posicionar diante das pessoas e de situações. Contudo, é preciso tomar cuidado para que as atitudes não sejam consideradas agressivas e culminem em conflitos. Confira algumas características de que é assertivo.
1 – Uma maneira de desenvolver a assertividade é ser um bom ouvinte e realmente entender a mensagem que foi transmitida a você.
2 – Quando apresentar uma ideia, uma proposta a alguém, ir direto ao assunto é uma ótima dica para trabalhar a assertividade. Fazer rodeios para expressar opiniões é perda de tempo e isso pode prejudicar a interação e o diálogo.
3 – A prática do feedback é fundamental para a assertividade. Diante disso, quando for preciso revelar algo que alguém fez que não está dentro daquilo que foi acordado, que o comportamento ou a performance não atendem às expectativas, revele o que pode acontecer se não houver uma mudança naquela situação. Esteja aberto à troca de ideias.
4 – Atenha-se aos fatos, apresente argumentos plausíveis e não apenas diga que “isso ou aquilo deve ser feito, e pronto”.
5 – Estimule as pessoas ao seu redor a adotar procedimentos condizentes aos seus, sem usar de autoritarismo e tampouco ofender aos seus pares. Tentar ser o dono da verdade é perigoso e pode ser o pontapé inicial para conflitos.
6 – Quem é assertivo sempre encontra tempo para pensar e planejar, antes de defender suas ações. Fazer algo no “susto” geralmente resulta em um “tiro pela culatra”.
7 – O estresse que atinge milhares de pessoas é um fator negativo para os que valorizam a assertividade. Por essa razão, quem é assertivo procura descontrair-se, encontrar um meio de aliviar as tensões para que essas não o prejudiquem no dia-a-dia.
8 – O clima organizacional é outro fator que interfere no processo assertivo. Se o ambiente está “pesado”, as pessoas ficam pouco receptivas e isso interfere diretamente as relações entre os diversos níveis hierárquicos.
9 – Para ser assertivo é preciso estar aberto ao constante aprendizado, não ficar na zona do conforto e tampouco fechar-se às inovações.
10 – Se você é assertivo, estimule essa competência entre as demais pessoas que convivem com você, seja no trabalho ou mesmo na vida pessoal. Os reflexos positivos serão sentidos no dia-a-dia.
Fonte: www.rh.com.br