Preparamos sete dicas para que você possa preparar sua empresa para atender a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) dentro do prazo: até 1º de janeiro de 2018 quando inicia sua obrigatoriedade.
1. Conheça a EFD-Reinf
Identifique as informações que sua empresa deverá apresentar na EFD-Reinf.
Criada em complemento ao projeto eSocial, a EFD-Reinf reúne as informações que não tem relação com o trabalho e que entregues atualmente na DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) e na GFIP (Guia Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social). A EFD-Reinf também vai incorporar as informações da CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta) entregue na EFD-Contribuições.
Apesar das informações já serem apresentadas atualmente, atenção ao prazo e detalhamento. O leiaute da EFD-Reinf exige um maior detalhamento da informação a ser entregue, incluindo dados que não constam nas demonstrações atuais, como apresentação de nota fiscal.
A periodicidade de entrega também muda: usualmente a EFD-Reinf será entregue até o dia 20 de cada mês subsequente.
2. Relacione os gaps dos processos
Para saber o que deve vai ser necessário para sua empresa atender a EFD-Reinf, revise os processos internos de sua empresa. Relacione os problemas que existem hoje e já são de conhecimento da equipe. Identifique os pontos críticos que dificultam a obtenção das informações e a elaboração das atuais obrigações. Ouça a equipe da empresa e determine o que será necessário para atender as exigências de detalhamento das informações e o novo prazo.
3. Escolha a Solução
Selecione uma solução que dê apoio aos processos de sua empresa e possibilite o registro das informações necessárias de forma ágil e eficaz. Uma solução que disponibilize um atendimento remoto com acesso rápido e pronto retorno para apoiar sua equipe em situações de exceção já que a EFD-Reinf é um projeto novo.
Escolha uma solução com tecnologias atuais e modelos novos que necessitem de um investimento alinhado ao seu orçamento. Não esqueça de selecionar um sistema que tenha atualização contínua para atender as mudanças publicadas pelo fisco.
4. Encontre o parceiro ideal
Escolha um fornecedor de sistema com expertise em SPED e que tenha disponível uma equipe de consultoria especializada e capacitada na EFD-Reinf. Mais do que um fornecedor, ele deve ser parceiro, um aliado em obter a melhor solução para a empresa. A consultoria é ponto de apoio e traz à empresa as melhores práticas e sua experiência de mercado, compondo a equipe do projeto e contribuindo para uma solução global, inovadora e alinhada aos objetivos da organização.
5. Elabore um plano de ação
Planeje a implantação da solução junto com seu fornecedor. Alinhe prazos, distribua atividades. Projeto o realinhamento de seus processos e planeje ajustes que tragam ganhos a sua empresa e satisfação a sua equipe. Conte com sua equipe e os consultores de seu parceiro para elaborar um projeto objetivo com foco na produtividade para a EFD-Reinf.
6. Solucione o problema
Implante o sistema. Faça as pequenas correções de curso ao encontrar inesperados obstáculos. Publique na empresa as novidades e torne cada funcionário e todos colaboradores do projeto. Mantenha -se no planejamento.
7. Alcance o compliance
Comemore a solução!
Faça o checklist abaixo e veja que tudo está a contento:
- Solução contratada e implementada e com atualização contínua
- Melhores práticas incorporadas
- Sucesso na homologação de arquivos no ambiente de teste da EFD-Reinf
- Equipe plenamente capacitada
- Ótima avaliação da equipe sobre processos e sistema
- Planejamento cumprido no prazo e dentro do custo
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A Gestão Fiscal – SPED é o software da SISPRO que atende às necessidades do mercado com inovação, agilidade, qualidade, segurança e constante atualização para atender as mudanças da legislação. A equipe própria da SISPRO, formada por profissionais especialistas, tem como objetivo atender as demandas do cliente com qualidade e eficiência e buscando superar as expectativas