O comércio eletrônico se demonstra a cada dia como uma excelente oportunidade de negócio. Apenas em 2013, o e-Bit apontou um crescimento de 28%, 3% acima da expectativa inicial para o setor. O motivo disso está relacionado a mudança de comportamento do consumidor, que tem se tornado cada vez mais on-line.
Hoje, além de realizar pesquisas sobre marcas, produtos e serviços na web, muitas pessoas optam por realizar compras na internet devido à comodidade da operação. Além disso, é possível comparar preços mais facilmente, permitindo encontrar melhores opções de compra.
Contudo, para garantir o sucesso de sua loja virtual e, consequentemente, a sua fatia do mercado, é preciso garantir uma gestão empresarial eficiente. Nesse contexto, integrá-la a um software ERP (Enterprise Resource Planning) gera diversos benefícios. Por isso, confira agora cinco motivos para implementar um sistema de gestão em seu e-commerce:
1. Melhor gestão do estoque
Uma loja virtual tem o seu sucesso diretamente ligado ao controle de seu estoque. Afinal, a falta de produtos inviabiliza as vendas, assim como o acúmulo de mercadorias sem giro representa dinheiro parado para a empresa.
Ao integrar um software ERP ao seu e-commerce, é possível manter um controle mais efetivo do seu estoque real e virtual, garantindo ao gestor as informações necessárias para realizar novos pedidos aos fornecedores e traçar estratégias para dar vazão aos produtos sem saída.
2. Automatização de emissões de notas fiscais
Com um software ERP você facilita o trabalho de emissão de notas fiscais e o envio aos clientes, tendo em vista que o sistema permite o armazenamento de dados das transações, bem como integrações que possibilitam o disparo automatizado.
Além disso, as integrações via SPED também contribuem para que sua empresa esteja legalmente em dia, reportando à Receita os dados exigidos por lei.
3. Mais informações para a tomada de decisão para as compras
Uma outra razão para que você considere a integração de um ERP à sua loja virtual são as informações fornecidas para realizar as compras de maneira inteligente. Com base em relatórios de venda, é possível identificar os tipos de produtos que possuem mais demanda. Com isso, você consegue munir o seu estoque com produtos mais adequados ao perfil de seus consumidores.
Além disso, ao registrar o histórico de negociação de compra por fornecedor, é possível utilizar essas informações para negociação de melhores preços de compra por fidelidade e volume.
4. Melhor gestão financeira
As questões financeiras são apontadas como responsáveis pelo fechamento da maioria das empresas nos primeiros três anos de vida, segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae. Com a loja devidamente integrada ao software de gestão é possível realizar o controle de fluxo de caixa de forma eficiente, além de utilizar os dados de vendas a prazo para facilitar as projeções financeiras do negócio.
5. Facilidades para gerar relatórios de gestão
Toda decisão precisa ser baseada em dados, não em suposições. Com o apoio de um ERP você consegue emitir relatórios diversos, cruzando dados conforme a necessidade de análise do seu e-commerce. Isso tudo apenas com poucos cliques, o que propicia o ganho de eficiência para cuidar melhor das estratégias da sua loja virtual e de seus clientes!
Fonte: www.ciashop.com.br – 22/09/14