5 razões para integrar sua loja virtual à um ERP

O comércio eletrônico se demonstra a cada dia como uma excelente oportunidade de negócio. Apenas em 2013, o e-Bit apontou um crescimento de 28%, 3% acima da expectativa inicial para o setor. O motivo disso está relacionado a mudança de comportamento do consumidor, que tem se tornado cada vez mais on-line.

Hoje, além de realizar pesquisas sobre marcas, produtos e serviços na web, muitas pessoas optam por realizar compras na internet devido à comodidade da operação. Além disso, é possível comparar preços mais facilmente, permitindo encontrar melhores opções de compra.

Contudo, para garantir o sucesso de sua loja virtual e, consequentemente, a sua fatia do mercado, é preciso garantir uma gestão empresarial eficiente. Nesse contexto, integrá-la a um software ERP (Enterprise Resource Planning) gera diversos benefícios. Por isso, confira agora cinco motivos para implementar um sistema de gestão em seu e-commerce:

1. Melhor gestão do estoque

Uma loja virtual tem o seu sucesso diretamente ligado ao controle de seu estoque. Afinal, a falta de produtos inviabiliza as vendas, assim como o acúmulo de mercadorias sem giro representa dinheiro parado para a empresa.

Ao integrar um software ERP ao seu e-commerce, é possível manter um controle mais efetivo do seu estoque real e virtual, garantindo ao gestor as informações necessárias para realizar novos pedidos aos fornecedores e traçar estratégias para dar vazão aos produtos sem saída.

2. Automatização de emissões de notas fiscais

Com um software ERP você facilita o trabalho de emissão de notas fiscais e o envio aos clientes, tendo em vista que o sistema permite o armazenamento de dados das transações, bem como integrações que possibilitam o disparo automatizado.

Além disso, as integrações via SPED também contribuem para que sua empresa esteja legalmente em dia, reportando à Receita os dados exigidos por lei.

3. Mais informações para a tomada de decisão para as compras

Uma outra razão para que você considere a integração de um ERP à sua loja virtual são as informações fornecidas para realizar as compras de maneira inteligente. Com base em relatórios de venda, é possível identificar os tipos de produtos que possuem mais demanda. Com isso, você consegue munir o seu estoque com produtos mais adequados ao perfil de seus consumidores.

Além disso, ao registrar o histórico de negociação de compra por fornecedor, é possível utilizar essas informações para negociação de melhores preços de compra por fidelidade e volume.

4. Melhor gestão financeira

As questões financeiras são apontadas como responsáveis pelo fechamento da maioria das empresas nos primeiros três anos de vida, segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae. Com  a loja devidamente integrada ao software de gestão é possível realizar o controle de fluxo de caixa de forma eficiente, além de utilizar os dados de vendas a prazo para facilitar as projeções financeiras do negócio.

5. Facilidades para gerar relatórios de gestão

Toda decisão precisa ser baseada em dados, não em suposições. Com o apoio de um ERP você consegue emitir relatórios diversos, cruzando dados conforme a necessidade de análise do seu e-commerce. Isso tudo apenas com poucos cliques, o que propicia o ganho de eficiência para cuidar melhor das estratégias da sua loja virtual e de seus clientes!

Fonte:  www.ciashop.com.br – 22/09/14

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