A produtividade da empresa está vinculada a sua cultura organizacional e aos hábitos que foram surgindo ao longo de sua existência. Uma pessoa ser altamente produtiva é muito difícil, pois há uma série de interrupções, que envolvem circulação pela empresa, distração e uma infinidade de outras possibilidades.
Já se tem conhecimento de que a carga horária de trabalho é de 8 horas por dia. Porém, na prática podemos contar apenas com 60% dela. Há vários motivos para isso e aqui vamos citar alguns!
Fazer reuniões em demasia
Há chefes de equipes que acreditam que devem fazer reuniões em vários momentos do dia. São reuniões curtas, mas que cortam o fluxo do trabalho e a concentração dos funcionários em suas atividades. Têm outros que fazem reuniões muito longas sem ter nenhum resultado satisfatório.
Trabalhar sem interrupção
Somos seres humanos e como tal precisamos ter momentos para relaxar e descontrair. São pequenos momentos como tomar um cafezinho ou simplesmente trocar de posição na cadeira. Trabalhar sem interrupção afeta nossa energia e disposição, acarretando numa diminuição na produtividade.
Não ter uma lista de prioridades
Não colocar prioridades nas atividades que estamos desenvolvendo, torna todas as atividades prioridade. Isso faz com que uma pilha de atividades que devem ser executadas se acumule, colocando as pessoas em situação de estresse e mal-estar. Isso faz com que a disposição e a produtividade da empresa sejam severamente afetadas, pois tarefas importantes serão excluídas ou simplesmente deixadas para trás, atrasando todo o processo empresarial que as absorve.
Estar conectado em momentos indevidos
Atualmente, é impossível não estar conectado, pois é importante ter conhecimento do que está acontecendo. É claro que se um vendedor tem conhecimento do horário que o cliente entra na rede e informa a necessidade de determinados produtos, o vendedor deverá estar ligado nessa atividade. Entretanto, se conectar em momentos indevidos nas redes sociais e deixar de desenvolver as suas atividades pode reduzir sua produtividade.
Ser multitarefa
Na competitividade e agitação na atualidade há muitas pessoas que procuram fazer muitas atividades ao mesmo tempo, tentando assim se tornar mais produtivo. Infelizmente, não somos multitarefa e, assim, não conseguimos desenvolver as atividades com a qualidade necessária e nem no espaço de tempo desejado.
Fazer uma coisa de cada vez acaba com a ansiedade de produzir tudo ao mesmo tempo. Quando estamos muito ligados, nos desgastamos e atrasamos a produção. Por isso, o ideal é fazer uma coisa de cada vez e procurar a qualidade e a alta produtividade.
A produtividade da empresa pode ser medida por esses 5 hábitos descritos que interferem sem nenhuma sombra de dúvida na capacidade de produzir do ser humano. Muitas reuniões, trabalhar sem interrupção, sem listar prioridades, tentar ser multitarefa e se manter conectado em momentos indevidos diminuem muito a real carga horária de trabalho de uma empresa.
Acreditamos que os hábitos agregados ao século XXI diminuíram bastante a produtividade das organizações e talvez elas não sejam tão sentidas, porque a tecnologia nos auxilia de várias formas para aumentá-la, o que chega a ser um paradoxo.
Você acredita que possa ser uma exceção no século XXI e ser mais produtivo mesmo com os hábitos apontados? Faça o seu comentário aqui neste post.