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4 passos para garantir suas vendas

Existem maneiras de otimizar o processo de vendas e atingir os resultados desejados de maneira mais objetiva. Não há fórmula mágica, porém na área de vendas diversas variáveis são colocadas em jogo e, dependendo da combinação entre elas, os caminhos para se chegar ao objetivo final – que é concretizar o negócio – podem ser vários.

Confira abaixo cinco passos que são fundamentais para que uma venda seja concretizada (mas leve em consideração que eles, sozinhos, não vão dar seus resultados como num passe de mágica):

1. Ter segurança sobre o que está vendendo
Se você, vendedor, não está seguro de que seu produto é bom e vai atender às necessidades do cliente em questão, não tente vender. Muito dificilmente você vai conseguir convencer alguém de algo que não lhe convenceu. Seus argumentos serão frágeis e poderão ser facilmente rebatidos. Às vezes, o produto até é bom e atende ao que a outra parte procura, mas você não o conhece suficientemente e, por isso, não consegue transmitir o que precisa.

2. Aprender antes de querer ensinar
Para que sua empresa decole, será necessário montar uma equipe de vendas. Mas, antes de fazer isso, aprenda a vender. Você não vai conseguir montar um grupo eficiente no exercício de uma atividade se não a domina. Prepare-se, teste abordagens, anote, veja o que funciona, o que não funciona, e defina a estratégia perfeita para o seu negócio. E lembre-se sempre de que o mercado está em constante transformação e, por isso, sua “fórmula” não vai funcionar para sempre e precisa ser atualizada de tempos em tempos.

3. Valide seu produto
Para vender, você precisar ter o produto certo, para a pessoa certa, no momento certo. Se esses três fatores não casarem, dificilmente uma venda acontece. Por isso, faça todos os testes possíveis para validar seu produto e saber se a solução que você pretende oferece vai, de fato, resolver o problema dos seus clientes.

4. Entenda seu público
Você pode definir uma estratégia de vendas focada no preço e conduzir seu discurso por esse caminho. Também pode ter foco na experiência e ressaltar os atributos subjetivos do produto. O que você não pode fazer é adotar uma estratégia de vendas focada em preço direcionada para um público que não está nem aí para isso e é quer mesmo é experienciar algo que lhe satisfaça. A mesma regra vale para a situação inversa.

Sua empresa já possui estratégias de vendas? Comente sua experiência!

Fonte: varejista.com.brBlog SISPRO Assine Varejo