Gerir e manter os estoques da sua loja em dia é um grande esforço para você e sua equipe? Bem, este é um desafio comum a todas as lojas, sejam grandes ou pequenas. A diferença está na forma com que os estoques são geridos no seu negócio. Quando ele assume uma importância estratégica, a tendência é que os problemas com avarias, perdas e desperdícios sejam minimizados e até eliminados.
Com um bom ERP, ou seja, um sistema integrado de gestão empresarial, é possível fazer essa gestão de maneira mais simples e eficiente. Por isso, certifique-se de que o seu ERP tenha um módulo de gestão de estoque e, mais importante, certifique-se de que você utiliza de forma efetiva todas as funcionalidades da ferramenta.
A seguir, veja 4 dicas para manter o estoque da sua loja em ordem:
1 – Cadastre todos os itens
O primeiro passo para ter um estoque sob controle com o ERP é garantir que todas as mercadorias recebidas sejam corretamente cadastradas no sistema no momento imediato em que elas chegarem à sua loja. Assim, você ou seus funcionários não terão problemas para encontrar as mercadorias e terão a certeza de que as informações que estão no sistema são as mesmas do estoque físico.
Com as mercadorias recebidas devidamente controladas, a tendência é que haja menos problemas com falta ou sobra de mercadoria, bem como extravios e perdas.
2 – Mostre à sua equipe a importância do controle de estoque
De nada adianta você ter a preocupação de manter os estoques organizados e bem controlados se seus funcionários não têm essa mesma consciência. Mostre a eles como funciona a gestão no ERP e os conscientize de sempre registrar corretamente as quantidades das mercadorias recebidas e vendidas.
Com isso, você criará na sua equipe um senso de responsabilidade e eles utilizarão todos os recursos do sistema para evitar erros e retrabalhos.
3 – Crie uma rotina para gerar relatórios e use-os a seu favor
Você saberá de quanto em quanto tempo deverá gerar relatórios dos seus estoques. É importante manter uma rotina neste sentido, pois, assim, você evitará surpresas desagradáveis. Se as informações forem cadastradas corretamente na entrada e na saída das mercadorias, estes relatórios gerenciais tendem a ser o mais fidedignos possíveis e você saberá quando deve repor mercadorias que estão acabando ou acelerar as vendas de produtos que estão encalhados.
4 – Faça inventários regularmente para comparar com os relatórios
Com as informações dos relatórios do ERP em mãos, faça periodicamente a contagem das mercadorias físicas. Conforme a natureza do seu negócio e a rotatividade das mercadorias da sua loja, crie também uma rotina para estes inventários. Evite surpresas e previna perdas de mercadoria e prejuízos por não ter os produtos que seus clientes buscam.
Gostou das dicas? Sua empresa já conta com um bom ERP para fazer a gestão de estoques? Deixe seu comentário!
Fonte: Equipe Sispro Software Empresarial