4 benefícios de adotar uma solução de ERP customizada - SISPRO
O atual mercado de tecnologia abre espaço para que mais e mais fornecedores de sistemas de gestão ofereçam seus produtos, dando a você, empreendedor, diversas opções. O que a maioria não diz claramente é quais são as vantagens de se ter uma solução de ERP customizada, feita quase que exclusivamente para sua empresa.
Software de gestão, sistema, ERP, gestão, novas tecnologias
8456
post-template-default,single,single-post,postid-8456,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

4 benefícios de adotar uma solução de ERP customizada

O atual mercado de tecnologia abre espaço para que mais e mais fornecedores de sistemas de gestão ofereçam seus produtos, dando a você, empreendedor, diversas opções. O que a maioria não diz claramente é quais são as vantagens de se ter uma solução de ERP customizada, feita quase que exclusivamente para sua empresa.
É claro que é bem mais fácil contratar um sistema pronto, pois a implementação demora menos. Mas será que vale mesmo a pena? Não seria melhor ter uma solução pensada para refletir seus processos de negócios em vez de você ter que adequar seus processos à ferramenta? Pois entenda já quais são os benefícios de adotar uma solução de ERP customizada e faça sua escolha.!

Recursos feitos sob medida
Quem já usou um ERP não customizado sabe que muitos dos recursos e das funcionalidades que vêm com a ferramenta acabam subutilizados ou completamente esquecidos, por simplesmente não atenderem a nenhuma necessidade da empresa. Mas eles continuam lá, ocupando espaço e causando confusão em quem acaba de entrar e ainda não está familiarizado com o sistema. Nesse contexto, para suprir as deficiências, a equipe acaba desenvolvendo controles à parte, que não podem ser integrados à gestão e que consomem tempo e recursos preciosos.
Por outro lado, se você investe em uma solução de ERP customizada, o que acontece é o seguinte: seus processos de negócios são mapeados e transformados em recursos efetivos dentro do software. Com isso, o sistema se transforma no reflexo da sua operação, o que garante que cada ferramenta que esteja ali seja realmente útil.

Garantia de longevidade da solução

ERPs pré-formatados servem até certo ponto, chegando a um limite em que precisam ser substituídos por uma solução mais condizente com a realidade da empresa. E isso pode implicar em mudança de fornecedor, gastos com migração de dados e, claro, falhas nos processos.
Ao optar por uma solução customizada, você já se prepara para o futuro, garantindo que o ERP, que já reflete seus processos internos, possa receber novas funcionalidades para se tornar mais robusto à medida que sua empresa cresce. Em outras palavras: é um investimento que não se perde, apenas se transforma ao longo do tempo.

Coerência nos fluxos de trabalho

Softwares comercializados massivamente refletem um pensamento “generalista” a respeito dos processos operacionais. Mas, na prática, todo negócio tem suas particularidades, que obviamente devem ser consideradas no momento de escolher uma solução de ERP.
Se a solução for customizada, os fluxos de trabalho obedecerão exatamente ao pensamento da empresa e à dinâmica adotada pela equipe para chegar aos resultados esperados. Você pode, por exemplo, enviar dados da gestão de pessoas para o financeiro e do financeiro para a contabilidade ou simplesmente distribuir os dados simultaneamente entre os setores interessados. São dinâmicas distintas, mas que fazem toda a diferença no momento de pensar no melhor sistema de gestão para seu negócio.

Integração maior entre os setores
A escolha por uma solução de ERP customizada também serve para que você integre efetivamente sua empresa em torno de uma única ferramenta de gestão, deixando de lado os controles externos, feitos em planilhas e documentos.
Isso acontece porque, ao desenvolver um ERP customizado, os outros sistemas usados pela empresa já são considerados durante o planejamento, a fim de que a nova ferramenta seja compatível e possa ser conectada a essa rede de informações. Isso significa menos trabalho e mais eficiência para seu empreendimento.
E então, qual é a sua escolha? Uma solução de ERP customizada ou um sistema pré-moldado? Comente aqui e nos conte!

Fonte: SISPRO Software EmpresarialBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial