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Informações fiscais transformam-se em estratégia para conhecer o mercado

Perfil empresarial pode ser determinado a partir da análise dos dados tributários, diz IBPT

 

O IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação realizou uma série de estudos e pesquisas para traçar o perfil empresarial brasileiro, a partir da análise de informações fiscais. Foram construídos perfis de cada uma das empresas, separadas por tipo jurídico, porte, regime tributário, endereço, número de filiais, ramo de atividade, data de abertura,  composição societária, valor do capital social e histórico de regularidade fiscal.

Assim foi possível verificar a faixa de faturamento presumido, tipo de mercadorias comercializadas,  produtos fabricados ou serviços prestados de cada uma das empresas, como também identificar o perfil dos sócios ou dirigentes, classificando-os em acomodados, conservadores, impulsivos ou arrojados.

O presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, explica que “em mais de 90% dos casos analisados, as empresas que sempre mantiveram a regularidade fiscal ao longo dos últimos 3 anos também tinham regularidade comercial, ou seja eram boas pagadoras”. 

Índice de eficácia comercial

A partir do estabelecimento de perfis empresariais o IBPT criou o Índice de Eficácia Comercial (IEC), para medir o resultado das vendas de cada empresa.  Amaral explica que “todas as operações realizadas por uma empresa, com cada CNPJ analisado individualmente, recebem uma pontuação de eficiência”. O somatório de pontos resulta no IEC, que servirá como referência para os administradores. “Após a obtenção do índice, a primeira meta será a de melhorar o relacionamento de negócios no sentido de aumentar as vendas, diminuir o custo das compras ou exigir o aumento do desempenho de representantes e distribuidores”, complementa Amaral. O representante do IBPT pondera, ainda, que, “se o IEC é alto com clientes de determinado perfil, as estratégias devem ser direcionadas prioritariamente para conquistar novos clientes com o  mesmo perfil, pois os argumentos e canais de vendas já se apresentam com bons resultados.” Em seguida passa-se à análise dos relacionamentos que não têm apresentado bons resultados.

Informações públicas

Todos os dados utilizados pelo IBPT são públicos, obtidos através de captura eletrônica, conforme a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e com absoluto respeito à legislação brasileira. O IBPT utilizou algoritmos criados especialmente para a separação de perfis empresariais. Para isso aplicou várias camadas de inteligência artificial.

Amanhã, 15/10, o IBPT lançará o novo site do Empresômetro (www.empresometro.com.br), que apresentará estatísticas em tempo real de todas as empresas e entidades brasileiras e que foram utilizadas para a formatação do Perfil Empresarial Brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBPT