Quando falamos em estrutura organizacional, é costumeiro pensarmos em como as atividades e as responsabilidades são distribuídas dentro de uma empresa, de modo a definir, por exemplo, como a comunicação se dará hierarquicamente dentro da organização.
Essa concepção está correta, mas não abarca tudo o que se deve considerar quanto à distribuição dos colaboradores, já que tal divisão diz respeito, principalmente, a como os recursos disponíveis para contratações serão investidos.
Assim, uma estrutura bem planejada permite que a empresa alcance os seus objetivos de maneira eficiente, com funções alinhadas por tarefa e delegadas para os profissionais competentes de cada tipo de demanda.
Dessa forma, sem uma disposição organizacional clara, a operação pode se tornar ineficiente, levando o negócio a perder dinheiro.
Por isso, continue nesse blog post e conheça todos os tipos de estrutura organizacional para avaliar a que mais se adapta à sua empresa, trazendo mais resultados para o seu negócio!
Na prática, como percebemos a estrutura organizacional?
Ao nos depararmos com uma empresa, vemos a estrutura organizacional do negócio sempre que prestamos atenção ao modo como se dá o arranjo sistemático dos departamentos, funções, e hierarquias dentro daquela organização.
Isso significa atentar-se a como as tarefas são divididas, quem responde a quem, como a informação é transmitida entre os níveis da organização e de que maneira as demandas são sanadas.
Por exemplo, se você considerar o corpo humano como analogia, a disposição organizacional de um negócio seria representada pela coluna vertebral, uma vez que sem ela, não é possível que as partes funcionem em harmonia.
Ainda quanto à estrutura, um instrumento que a deixa clara é o organograma, que se trata de uma representação gráfica das relações hierárquicas.
Por isso, é a partir desse material, em tempos onde há muitos desafios na gestão de pessoas, que é feita a análise de por onde começar a comunicação para que se espalhe para o maior número de pessoas dentro da empresa.
Atualmente, vale destacar que a tecnologia tem um papel essencial na manutenção da estrutura organizacional das organizações, visto que as soluções modernas permitem que as empresas implementem estruturas flexíveis e dinâmicas – o que facilita o fluxo de trabalho entre diferentes departamentos e equipes.
5 tipos de estrutura organizacional que você precisa conhecer
Existem diversos tipos de estrutura organizacional, cada uma com características específicas que se adequam a diferentes modelos de negócio. Aqui, elencamos as 5 principais formas de divisão que todo o gestor deve conhecer:
- Estrutura organizacional linear
É uma das mais tradicionais e comuns, caracterizada por uma cadeia de comando bem definida onde há uma hierarquia em que cada funcionário responde diretamente a um superior.
Essa estrutura é eficiente para empresas que requerem controle rigoroso e clareza nas responsabilidades, vez que traz como vantagens o maior controle sobre as operações e as possibilidades de carreira bem definidas.
Por outro lado, esta forma de organização pode gerar burocracia e inibir a inovação, vez que traz consigo o risco de desvalorização dos níveis hierárquicos inferiores.
- Estrutura organizacional matricial
Neste tipo de arranjo, os funcionários podem ter múltiplos supervisores, dependendo do projeto ou tarefa em que estão envolvidos.
Esse modelo é comum em empresas que lidam com projetos que requerem colaboração entre diferentes áreas, vez que proporciona flexibilidade na formação de equipes e desenvolve habilidades multidisciplinares nos funcionários.
No entanto, vale destacar que uma desvantagem desta estrutura é que pode causar conflito de autoridade entre gestores, o que requer uma gestão mais complexa e bem coordenada.
- Estrutura organizacional funcional
Aqui, a empresa é dividida em departamentos baseados em funções específicas, delimitando sub-áreas de comunicação organizacional, como marketing, finanças e produção.
Dessa forma, cada departamento é liderado por um especialista, o que incentiva a especialização e a eficiência, logo, uma das principais vantagens deste modelo é a melhoria colaborativa entre os membros do departamento.
Contudo, é preciso ficar atento a possíveis criações de silos entre os setores, dificultando a comunicação global da empresa e, também, controlar a competição excessiva entre os departamentos, visto que isso prejudica a coesão da empresa.
- Estrutura organizacional horizontal
É reconhecida por promover a autonomia dos funcionários, sendo este um modelo muito comum em startups e empresas menores, onde a comunicação direta e rápida é essencial.
Dentre as vantagens deste formato está o aumento de comprometimento entre os membros da equipe e a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo.
Porém, é importante que haja atenção quanto à supervisão, já que, conforme a empresa cresce, este é um modelo difícil de ser mantido e pode resultar em uma generalização excessiva das habilidades dos funcionários.
- Estrutura organizacional circular
Aqui, a hierarquia é representada em círculos, com os líderes no centro e as camadas de gestão ao redor, sendo um modelo de comunicação radial, ou seja, que incentiva a colaboração em todas as direções.
Quando consideramos as vantagens deste formato, devemos pensar na promoção da comunicação aberta e a colaboração flexível a mudanças, o que abre espaço para o pensamento criativo.
Mas, este arranjo deve ser tratado com cuidado, já que a falta de hierarquia clara pode, também, causar incerteza quanto às responsabilidades. Por isso, é um modelo que requer uma cultura organizacional forte para ser eficaz.
Lembre-se: para alocar recursos no lugar certo, escolha com atenção o papel de cada colaborador!
Escolher a estrutura organizacional correta é fundamental para que a sua empresa funcione de maneira eficiente, utilizando os recursos da melhor forma a fim de extrair o máximo de resultados possíveis.
Cada tipo de estrutura oferece vantagens específicas e se adapta a diferentes modelos de negócio, por isso, é essencial que você considere com atenção as opções antes de implementar qualquer mudança.
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