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O que é comunicação organizacional e qual o papel do RH nessa estratégia

A comunicação organizacional é tem grande importância para organizações dos mais variados segmentos. Tanto para o crescimento, quanto para a sobrevivência de um negócio, ter uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença quando o assunto é “agregar valor ao negócio”.

Mas, afinal o que é comunicação organizacional?

Comunicação organizacional são todos os recursos (tanto meios, quanto formas), usados por uma organização para conversar com os seus públicos interno e externo. A partir desses movimentos de comunicação de uma empresa para com os seus públicos, acontece a consolidação da imagem dessa empresa no mercado organizacional. 

A função deste tipo de comunicação é gerenciar as relações das empresas com os seus e outros públicos, tendo como objetivo principal o fortalecimento da marca de forma positiva com seus colaboradores, clientes e com o mercado. Entre tantas funções da comunicação organizacional, as mais recorrentes são: promover a compreensão interna e externo dos objetivos de uma organização; integrar o público interno; gerenciar crises de reputação; entre outras. 

Porém, se tratando de Comunicação Interna (da empresa para com seus colaboradores), envolve outra área das empresas que é muito importante: a área de Recursos Humanos. Pode-se dizer que esta deve ser a área mais humanizada da empresa, pois lida diretamente com pessoas e seus objetivos pessoais e profissionais, mas ainda é uma área que sofre com os processos burocráticos e precisa se atualizar tecnologicamente. 

Além da Comunicação Interna, ainda existem outros dois outros tipos de comunicação realizada que são consideradas organizacionais: Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional. 

Leia o texto completo abaixo para saber mais características e dicas envolvendo a Comunicação Organizacional e suas vertentes. 

As vertentes da Comunicação Organizacional

Como dito anteriormente, as outras três vertentes da Comunicação Organizacional são: Comunicação Institucional, Comunicação Mercadológica e Comunicação Interna. Cada uma das vertentes tem sua função dentro de uma organização, apesar de algumas empresas ainda confundirem sobre qual é o objetivo da comunicação organizacional, que é gerir as relações de uma organização com seu público em geral. 

Saiba abaixo algumas características sobre cada vertente da Comunicação Organizacional.

Comunicação Institucional:

É a vertente da Comunicação Organizacional que se responsabiliza pela construção da identidade, imagem e divulgação da empresa para os públicos interno e externo. Essa vertente está relacionada diretamente com os aspectos de uma corporação e constrói ações voltadas para os objetos da empresa. 

Suas principais atividades são: consolidar a imagem da instituição; desenvolver e distribuir produtos de comunicação da instituição; planejar ações de comunicação de maneira externa; produzir eventos. 

Comunicação Mercadológica:

Essa vertente é imprescindível para a valorização de uma marca. Esse tipo de comunicação é mais voltado para a venda dos produtos e serviços de uma empresa em si, que com auxílio da mídia (on e off) consegue promover a marca e, consequentemente, conquistar mais visibilidade do mercado e vender mais. Se a sua empresa quer potencializar sua imagem, uma grande aliada é a Comunicação Mercadológica. 

As principais responsabilidades da vertente são: promoção de vendas; eventos corporativos; exposições; workshops. 

Comunicação Interna:

Esta é a vertente que tem foco na definição de objetivos que possibilitem a interação entre organização e seus colaboradores. A Comunicação Interna busca otimizar a relação entre empresa e empregado, de forma que possibilite um ambiente organizacional mais positivo, engajando todos os funcionários. 

Nesta vertente a área de RH se faz muito importante, pois contribui muito para o engajamento por parte dos colaboradores com a organização, tendo assim duas equipes trabalhando unidas em prol dos objetivos da empresa.

Comunicação Interna e RH

Já está visível que a integração entre as áreas de RH e Comunicação Interna trazem bons resultados para as organizações, quando se trata de engajar seus colaboradores. 

Mas porque falar sobre comunicação interna e RH? Acontece que ainda hoje, em boa parte das organizações a comunicação interna fica sob responsabilidade do RH. Quando este departamento é inexistente dentro da organização, quem fica com essa responsabilidade, que seria garantir a eficiente da comunicação interna e aumento na produtividade, é a área mais humanizada, a área de Recursos Humanos.

A área de Recursos Humanos, ou área de Gestão de Pessoas, tem como especialidade a promoção do bem-estar e cuidado dos colaboradores, além de buscar compreender os diferentes perfis de profissionais dentro de uma organização e assim, consequentemente, impulsionar a produtividade dos colaboradores. Em outras palavras: o RH conhece as melhores formas de colocar a comunicação interna em prática, engajando, motivando e inspirando todas as equipes de trabalho. 

Porém, duas áreas trabalham melhor do que uma, ainda mais se uma delas for especializada no assunto, com profissionais de diferentes formações. Esse também é um ponto importante quando falamos sobre a burocratização das áreas, pois centralizar a comunicação em apenas um departamento tira o empoderamento dos colaboradores, quando as empresas querem que esse público seja engajado, burocratizando os processos. E é por isso que a comunicação é importante para o RH e vice-versa. 

Como o RH pode fazer parte da Comunicação Organizacional?

Para causar maior entendimento, resolvemos elencar algumas ações que podemos ser realizadas com a integração do RH com a Comunicação Organizacional, tanto interna, quanto externamente. Confira!

Ações de Comunicação Interna:

– Promover a aproximação da equipe diretiva com os colaboradores,

– Incentivar a transparência sobre a situação da organização,

– Proporcionar o engajamento dos colaboradores,

– Desenvolver treinamentos que desenvolvam características técnicas e pessoais dos colaboradores,

– Providenciar pesquisas de clima organizacional etc. 

Ações de Comunicação Externa:

– Promover projetos que envolvam a comunidade local,

– Se posicionar dentro das pautas externas que fazem sentido para a empresa,

– Incentivar o compartilhamento de informações relevantes da empresa para com o público externo etc. 

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