Despesas da empresa: entenda como administrá-las - SISPRO
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Despesas da empresa: entenda como administrá-las

Despesas da empresa: entenda como administrá-las

Administrar uma empresa é uma atividade complexa e que exige do empresário ou gestor atenção a diversas áreas. Escolhas erradas ou falta de informação podem acarretar em sérios prejuízos para a condução do negócio. O administrador precisa conhecer todas as variáveis que têm impacto direto na condução do trabalho e no posicionamento de mercado. O setor financeiro e as despesas da empresa são alguns desses aspectos que precisam de atenção.

A falta de organização, sobretudo no setor financeiro, pode ser responsável pelo fim de um negócio. O empresário que acompanha de perto e controla as suas finanças consegue calcular melhor quais são os seus custos, acompanhar a rotina de vendas e projetar com mais precisão a sua margem de lucro. Isso ajuda a criar mecanismos para resguardar o negócio e planejar investimentos de médio e longo prazo.

Esse acompanhamento próximo das despesas da empresa é de grande importância para calcular o capital de giro, escolher as melhores datas para pagamentos e definir os melhores dias para o recebimento das suas vendas. Um planejamento que tem influência em toda a rotina de trabalho da empresa. Um bom controle financeiro contribui de maneira determinante para o sucesso do negócio.

Neste artigo iremos explicar um pouco mais sobre as despesas da empresa. Acompanhe!

Custos

Neste campo entra todo investimento que a empresa precisa fazer para fabricar produtos ou oferecer serviços. Dessa forma, podemos incluir nos custos matéria-prima, água e eletricidade utilizadas na força produtiva, embalagem, depreciação do maquinário, folha de pagamento, entre outros.

Sem os valores empregados nesse processo é impossível dar início a um processo de vendas ou dar continuidade às operações empresariais. Toda vez que acontecer um aumento na produção, os custos do negócio também tendem a aumentar. Por isso, os produtos e serviços precisam levar em consideração o preço de custo, que é aquele necessário para a fabricação. Um produto comercializado a preço de custo não rende lucro.

Despesas da empresa

Este item concentra uma complexidade financeira maior, pois reúne tudo aquilo que é preciso para manter uma estrutura mínima de funcionamento da empresa: departamento comercial, setor administrativo, equipe de marketing, recursos humanos, dentre outros. As despesas de uma empresa não têm envolvimento direto com os custos de produção, mas têm impacto na variação da receita. As despesas podem ser divididas em dois grupos:

•Variável: são aquelas despesas que variam conforme o volume de produção e venda, como a comissão dos seus vendedores.

Auxílio da tecnologia

Existem no mercado diversas ferramentas que ajudam o empresário e o gestor a administrar e controlar as despesas da empresa. Esses softwares possuem ambientes próprios para registrar e acompanhar os dados financeiros, gerar planilhas e fazer previsões orçamentárias, além de facilitar o compartilhamento de informações.

Os softwares, ainda, permitem integração entre os diversos setores da empresa, assim, quando uma venda é feita, logo é registrada na movimentação financeira. Essas ferramentas tecnológicas também possuem diversas outras funcionalidades que tornam a tarefa de administrar uma empresa mais fácil.

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Fonte: SISPRO Software EmpresarialBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial