CRM: como a solução pode ajudar a sua empresa na retenção de clientes
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CRM: saiba como a solução pode ajudar a sua empresa na retenção de clientes

como o CRM ajuda na retenção de clientes

O marketing de retenção é uma das estratégias mais implementadas nos últimos meses, pois permite às empresas “fazer seus recursos valerem mais”, ao passo em que estrutura seus gastos com aquisição de novos clientes, mas indiferente à necessidade uma ferramenta se destaca, o CRM.

Tendo como objetivo primário trazer melhorias à retenção de clientes, a ferramenta entrega também os recursos para que seu negócio consiga novas aquisições, mas que as faça com custos reduzidos e maior assertividade.

Então, a SISPRO reuniu 3 maneiras em que o software de CRM ajuda seu negócio reter mais clientes. Além disso, entenda a mecânica da solução que facilita a gestão do funil de vendas. Vamos lá!

CRM na retenção de cliente: 3 maneiras que a ferramenta ajuda

O papel do CRM em uma estratégia é fortalecer a comunicação mais personalizada e próxima. A partir de insights gerados pela aquisição de informações ao longo das interações fica viável compreender seus hábitos, preferências e expectativas.

Grande parte dos empreendedores associa o CRM apenas ao gerenciamento daqueles leads qualificados que já estão próximos do fundo do funil, que é onde ele se torna cliente e potencial retenção.

Contudo, a ferramenta é muito mais promissora. O processo comercial como um todo é beneficiado e os profissionais passam a controlar cada aspecto da prospecção e isso simplifica muito o direcionamento dos leads às próximas etapas até chegar no momento de o fidelizar.

Veja abaixo os recursos oferecidos para auxiliar sua força de vendas!

1 – O CRM mostra um panorama amplo da jornada do cliente

O CRM funciona a partir de dados coletados, mas que em estado bruto acabam não propiciando um entendimento preciso. É aí que entra a interpretação das informações pela ferramenta, mapeando a jornada de compra, interesses, interações e expectativas do relacionamento com a empresa.

Dessa forma, fica prático absorver o impacto do contato inicial, projetar o engajamento e alimentar o pós-venda, que é precisamente onde a retenção se intensifica.

Contar com uma solução completa em captação e análise resulta na visão ampla de toda a jornada do lead, além de trazer robustez ao processo de prospecção. Logo, a equipe de vendas sabe exatamente onde, quando e de que forma atingir o cliente, a fim agregar valor às ofertas da organização em face suas necessidades.

2 – Possibilita a criação de estratégias personalizada a cada cliente

A ampliação da retenção e fidelidade do cliente anda de mãos dadas com a compreensão do seu padrão de consumo, bem como de suas experiências. E o CRM consegue absorver cada detalhe dessa demanda.

O Software agrega as principais informações para que o time de vendas e marketing desenvolva estratégias e ações sob medida para cada cliente, considerando sua etapa no pipeline e maturidade diante o negócio. Portanto, é fundamental reconhecer formas de alinhar seus interesses a possibilidade de compra recorrente.

Veja você por exemplo, se você costuma receber notificações de ofertas de produtos do seu interesse, pode apostar, por trás dessa comunicação há toda uma estruturação e consideração do seu perfil para que a oferta certa chegue até você.

E é justamente isso que o CRM pode fazer pelo seu negócio, ao agregar valor elevado à retenção dos clientes.

Isso só confirma uma pesquisa realizada no Reino Unido, onde determinou que a personalização da comunicação e a consideração das preferências dos clientes – dados inerentes ao CRM – impulsionam um retorno sobre o investimento (ROI) altíssimo.

3 – Auxilia na mensuração da performance da equipe de vendas

Mesmo que o CRM forneça toda a estrutura de uma base sólida para atuar na retenção, é imprescindível focar também nos processos internos. De nada adianta ter informações reais se a força de vendas encontra dificuldades para pôr tudo em prática.

Sendo assim, a ferramenta de qualidade oferece métricas e indicadores de performance. E seu objetivo é focar no alcance e impacto das estratégias, bem como na eficiência e produtividade profissional.

Através de painéis intuitivos e relatórios completos é possível definir o que dá certo e reavaliar o que necessita alteração. Isso vale também para o planejamento de marketing. Afinal, tudo precisa estar em sintonia para que o cliente não tenha outra opção senão fidelizar-se à sua marca, ou seja, retenção alcançada com sucesso.

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