ERP: conhecer o sistema traz vantagens competitivas à empresa
23397
post-template-default,single,single-post,postid-23397,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

A importância do conhecimento em ERP como vantagem competitiva da sua empresa no mercado

por que devo conhecer o ERP

O ERP está mais do que consolidado no mercado e, a maioria dos empreendedores, conhece e já usufrui dos benefícios e vantagens operacionais.

Porém, são poucos os que enxergam a forma como uma solução é capaz de estimular uma competitividade que fortaleça a empresa no mercado.

Pensando nisso, decidimos elaborar este conteúdo para mostrar essa vertente pouco explorada, a fim de oferecer a você um posicionamento maduro e inovador.

Então, se a sua gestão aponta “gaps” constantes ao longo do fluxo de processos e encontra dificuldades na hora de se diferenciar, essa leitura é para você.

Portanto, descubra como é transformador ter conhecimento aprofundado sobre o software de gestão do seu negócio. Confira a leitura até o final, vamos lá!

Como absorver conhecimento relevante sobre o ERP ideal para sua empresa

Quando falamos em ter mais conhecimento sobre o ERP, não nos referimos a estudar sua mecânica ou aprofundar em elementos técnicos da ferramenta.

O tipo de conhecimento referido é obtido ao enxergar como aquela ferramenta pode transformar sua empresa.

Indo além, é ter a expertise para identificar pontos de melhorias através dos recursos encontrados no software em nuvem.

Por exemplo, é compreender a razão de o estoque apresentar níveis baixos de insumos, mas direcionando os recursos do ERP para contornar isso.

É contar com a automação para reduzir a interferência manual, principal motivo do surgimento de gargalos operacionais.

Sendo assim, ser capaz de reduzir a burocratização enfrentada pelo setor de RH na entrega das obrigações legais.

Portanto, definimos o conhecimento em ERP como a estratégia planejada para extrair o máximo do sistema de gestão, a fim de impactar positivamente nos resultados, transformando-se assim, em uma verdadeira vantagem competitiva.

Claro, para isso é fundamental que gestão e demais colaboradores entendam seu papel na organização.

Além disso, a gestão em si precisa de autoconhecimento para direcionar melhor os recursos.

Conhecimento em ERP: é possível ter vantagens competitivas que fazem a diferença?

Apenas a integração e a automação já são fatores determinantes para que uma empresa seja competitiva em seu segmento.

Isso porque é viável ser mais eficiente nas estratégias e a um custo reduzido, se comparado ao negócio que não dispõe de tecnologia.

Entretanto, alinhar o conhecimento sobre o ERP às necessidades e gargalos do fluxo de processos, garante inúmeros ganhos, tais como:

1.     Comunicação entre profissionais e liderança menos ruidosa, o que favorece boas práticas.

2.     Diminui falhas e erros, pois automatiza grande parte das ações, o que impacta na forma como seu público vê a marca e na saúde financeira.

3.     Parametriza e padroniza todas as estratégias e ações, trazendo ainda mais vigor aos processos.

4.     Melhoria na aplicação dos recursos, onde todo o esforço dos times resulta em mais eficácia.

5.     Através de relatórios completos gerados aos gestores de RH, o setor se torna um ativo estratégico, pois conta com amplo conhecimento aprofundado.

6.     Ao padronizar a gestão financeira há maior controle, menos gastos e preservação dos recursos.

Portanto, o intuito é fazer com que estes pontos apresentados acima consigam coexistir em seu ambiente corporativo.

E isso só é possível quando você entende o que precisa fazer e quais mecanismos o atual software entrega para converter planejamento em maiores resultados.

O futuro da transformação digital demanda o melhor sistema para sua empresa

Ainda hoje, muitos empreendedores acreditam que todo ERP é igual e que a escolha de uma solução específica não necessita de planejamento.

No entanto, a verdade é que não há similaridade entre os softwares, salvo o objetivo inerente a cada um, ou seja, simplificar a gestão com tecnologia.

Sendo assim, toda ferramenta possui particularidades, recursos e tecnologias que variam bastante, implicando em um estudo prolongado para identificar a melhor.

O primeiro ponto que deve observar é se a solução analisada oferece tecnologia em nuvem.

Caso não ofereça, saiba que essa ferramenta já não é passível de viabilizar escalabilidade operacional e isso prejudica o conjunto de vantagem competitiva.

Avalie também o nível de integração entre os setores e processos, o nível de parametrização oferecido, qual o potencial para controle de acesso, nível de aderência e, acima de tudo, estabeleça suas necessidades.

Esse percurso proporciona maior assertividade na escolha do ERP que traz vantagens competitivas reais para seu negócio.

O que achou deste conteúdo? Esperamos ter contribuído para processos mais bem lapidados.

Se precisar de ajuda com qualquer demanda relacionada a ERP, saiba que a SISPRO se prontifica a ajudar sua organização, até breve!

Tags: