Novo normal: como adequar o setor de RH com eficiência!
23217
post-template-default,single,single-post,postid-23217,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Não sabe como se adequar ao novo normal? A SISPRO fala da importância do setor de RH nesse cenário!

Como adequar o setor de RH ao novo normal?

Será que o que era considerado rotineiro, antes da pandemia, ainda volta? Mesmo que a vacina chegue e possa ser aplicada em todos, provavelmente o chamado de novo normal vai deixar as suas marcas. Afinal, as pessoas estão mais conscientes do risco de transmissão da doença. 

Isso, sem contar que muitas empresas usaram e gostaram do sistema home office e deverão continuar com ele. Seja qual for o caso da sua instituição, é preciso se adaptar a essa realidade trazida pelo novo normal. É nesse ponto que o setor de RH assume um papel de destaque. 

Afinal, se a empresa quer trilhar um novo caminho, é preciso pensar nas pessoas que atuam nela. Como será que elas estão encarando essa nova rotina de trabalho? É nesse ponto que o setor de RH entra como peça-chave. 

Para ajudar nessa adequação, a SISPRO selecionou alguns pontos de destaque para esse período de adaptação e transformação do setor de RH. 

O setor de RH no novo normal

Quem ainda não tinha digitalizado os seus processos, precisou fazer isso rapidamente. Afinal, o novo normal exigiu que essa comunicação e interação virtual fossem adotadas. Além disso, os planos de redução de custos e congelamento de atividades também foram colocados em prática. 

Toda essa adaptação precisou e vai continuar necessitando do setor de RH. Afinal, é necessário implementar uma nova cultura corporativa. Para isso, os profissionais desse setor precisam ser capacitados, para que possam adequar o sistema de recrutamento, ao novo estilo adotado pela organização. 

Além disso, são esses profissionais que ajudarão a direcionar os colaboradores no novo estilo de trabalho. Em épocas de mudanças bruscas, como a atual, é preciso dar uma atenção especial para a parte humana da instituição. Afinal, o sucesso da empresa no novo normal vai depender disso. Veja alguns pontos que merecerão uma atenção especial do setor de RH no novo normal. 

Mindset corporativo

Nem todos os colaboradores estão prontos para a revolução digital imposta pelo novo normal. Mesmo nas empresas mais modernas, é possível que um ou outro profissional ainda prefira trabalhar com métodos manuais. 

O setor de RH deverá estar preparado para trabalhar com essas pessoas, orientá-las e ajudá-las a se situar na nova realidade. Manter o mindset dos colaboradores de acordo com os caminhos adotados pela empresa, é um dos desafios a ser enfrentado. 

Treinamento 

Estando a equipe preparada ou não para aceitar o uso da tecnologia na rotina de trabalho, ela precisará de treinamento. Provavelmente, a empresa teve que adotar novas tecnologias durante a pandemia. Por isso, para que a equipe esteja preparada e se sinta confortável em usá-las, o setor de RH deverá estar pronto para treiná-la. 

Saúde mental

Os desafios e alterações trazidos pelo novo normal também trouxeram uma preocupação a mais: a saúde mental da equipe. Um estudo feito por especialistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que foi publicado pela revista The Lancet, detectou um aumento de 90% nos casos de depressão

Além disso, a quantidade de pessoas que relataram sintomas de crise de ansiedade ou estresse agudo mais do que dobrou entre os meses de abril e maio de 2020. Isso mostra o prejuízo emocional trazido pela pandemia e a necessidade do setor de RH estar preparado para ajudar a equipe e trabalhar essas sequelas trazidas pelo novo normal. 

Para ajudar nessa adaptação, a SISPRO oferece ferramentas completas e, ao mesmo tempo, fáceis de serem usadas. Entre em contato conosco e se adeque ao novo normal! 

Tags: